Centre Pompidou under a blue sky and sunlight during daytime in Paris in France
O Centro Pompidou em Paris; Paraná será a sede da primeira filial na América Latina. (Freepik)

O Paraná será o primeiro estado da América Latina a receber antena (unidade descentralizada) do Pompidou. Nesta quarta-feira (17), O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente do Pompidou, Laurent Le Bon, assinam acordo para a construção do Museu Internacional de Arte (MIA) em Foz do Iguaçu.

Ele será em um terreno perto do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, em um espaço cedido pela CCR Aeroportos, que administra o terminal. Será o primeiro museu com bandeira internacional do Brasil. O projeto foi concebido e viabilizado pela Secretaria de Estado da Cutura.

Paraná e Pompidou

Em maio deste ano, o governador do Paraná Ratinho Junior foi até a França para um encontro com o presidente do Centro Georges Pompidou, Laurent Le Bon. Esse é um dos maiores museus do país e do mundo dedicado à arte moderna e contemporânea. Além disso, na reunião, eles selaram a parceria que iniciou em 2022 para a instalação de uma “antena” do museu. A filial será em Foz do Iguaçu, na região Oeste, que será a primeira da América Latina.

whatsapp_image_2024-05-06_at_09.55.22
Ratinho Junior em Paris em maio (Jonathan Campos/Secom)

O projeto será custeado pela CCR Aeroportos, concessionária do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que cedeu um terreno perto do terminal para o museu. Além disso, a ideia é que ele esteja próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, com as Cataratas e o Parque das Aves, principais atrações turísticas da cidade, e que tenha um viés de brasilidade.