2016_INCD_Bosque_Magico_FT-145

A vontade de artistas em transformar a realidade sociocultural de crianças e jovens próximos de bolsões de pobreza em Curitiba virou realidade por meio da Palco Escola. Localizado ao lado da Vila Torres, o trabalho consiste em oferecer, gratuitamente para alunos e alunas de escolas públicas, aulas de arte-educação por meio do teatro, com acompanhamento psicológico e pedagógico; além das oficinas de teatro e educação em direitos humanos dirigida para professores das escolas públicas. Nestes 22 anos de história foram mais de 8 mil estudantes atendidos, 30 espectadores nos espetáculos infanto-juvenil gratuitos produzidos pelos estudantes beneficiados, arte-educadores e artistas da equipe Palco Escola e pelo menos 16 mil pessoas impactadas indiretamente.

O reconhecimento pelos trabalhos prestados para a comunidade veio também por meio de diferentes prêmios e homenagens. A Palco Escola foi a vencedora da etapa regional do prêmio UNICEF 2015/2016. Entre quase dois mil concorrentes, o trabalho ficou em primeiro lugar na categoria médio porte Sul. Além disso, parcerias foram feitas por meio de iniciativas governamentais e privadas, inclusive com empresários suíços que viram na instituição a oportunidade de elevar índices sociais na região.

“Nossas atividades de arte-educação contribuem de modo expressivo com a educação integral, sendo um poderoso instrumento para que possamos pensar em novos arranjos para a educação formal, o bem-estar e as políticas públicas, e ainda, para enfrentarmos com mais coragem e desenvoltura as desigualdades sociais”, explica a cofundadora e presidente da Palco Escola, Giselle Lima.

O objetivo da associação não é apenas formar artistas e técnicos das artes cênicas, por mais que isso ocorra em muitas ocasiões. Mas transformar realidades por meio da arte-educação e do cuidado afetivo com os e as participantes, como ocorreu com a ex-aluna Mayara Moreno: “Eu prestei vestibular para psicologia, pois me lembro que a psicóloga do projeto me atendeu um dia e eu pensei: nossa, nunca tive acesso à uma psicóloga. É muito sensacional”.

A Palco Escola funciona em prol de contribuir aos esforços necessários à inclusão social e à conscientização da importância do acesso à arte e à cultura. Desta forma, oportuniza aproximação aos bens culturais e ao desenvolvimento das próprias aptidões artísticas, potencializando o autoconhecimento, a autoestima, a confiança, as escolhas profissionais e a geração de estímulos positivos nesta fase da vida.

Atualmente a sede da Palco Escola, no Prado Velho, está em reforma e a equipe da associação busca parcerias privadas para a realização das obras de reconstrução. Entretanto, o trabalho não parou. As aulas de arte-educação estão ocorrendo dentro de escolas públicas parceiras desde o começo do ano. Além disso, foram e serão realizadas oficinas de Teatro e Educação em Direitos Humanos para professores da rede pública, oficinas de teatro para organizações sociais, apresentações teatrais das turmas de 2024 e a participação da entidade em reuniões e eventos da Rede do Terceiro Setor.

As atuais aulas das turmas dentro das escolas são oportunizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, com incentivo fiscal das empresas Cesbe, Itambé, Servopa e Oregon.