S_06902.CR2
Walter Robinson (Michael Keaton), Marty Baron (Liev Schreiber), Michael Rezendes (Mark Ruffalo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams), Ben Bradlee Jr. (John Slattery) e Matt Carroll (Brian d’Arcy James) em ‘Spotlight’ (foto: divulgação)

‘Spotlight’ é uma aula de jornalismo profissional. Mostra como funcionam, nos bastidores, itens como apuração, checagem, produção de material e linha editorial. Virou um exemplo de jornalismo investigativo, perseverança, trabalho em equipe, coragem para mexer em temas espinhosos – como pedofilia e religião – e compromisso com a verdade. Ainda levanta bandeiras contra a burocracia, a hipocrisia de parte da Igreja, o abuso de autoridade e a desigualdade socioeconômica entre as classes.

  • Ano: 2015. Direção: Tom McCarthy. Com Rachel McAdams, Michael Keaton, Mark Ruffalo

Sinopse

Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) é uma repórter do jornal ‘Boston Globe’ que passa a investigar um caso de abuso de crianças por padres católicos, acobertados pela Igreja. Ela e outros colegas jornalistas conseguem reunir documentos que podem provar os crimes cometidos, mesmo com as negativas de líderes religiosos – que, em vez de punir os envolvidos, optaram por apenas transferir os padres de região.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.