O cinema do terror nunca mais foi o mesmo depois que Michael Myers deixou vários espectadores assustados ao perseguir adolescentes no filme Halloween de 1978. 

Com o passar dos anos, foram vários os filmes que viraram clássicos do gênero mas sob o legado horripilante de “Halloween”. Pensando nisto, o NY Daily News elaborou uma lista com a “árvore geneológica” do terror. Confira:

 

 

1978: Halloween

Resultado de imagem para halloween 1978

Mesmo com os clássicos que o antecederam, como “Psycho” e “O Bebê de Rosemary”, Halloween é considerado um filme que mudou o jeito de se fazer terror. 

Escrito e dirigido por John Carpenter, Halloween teve um orçamento de apenas US$ 325,000 e uma receita de US$ 70 milhões.

A grande figura do filme é Michale Myers, um assassino mascarado que foge do hospício em que estava para retornar à sua cidade de origem, Haddonfield, onde começa a perseguir a babá Laurie Strode, interpretada por Jamie Lee Curtis.

 

1979: Quando um Estranho Chama

Resultado de imagem para when a stranger calls 1979

Um anos após Michael Myers causar o terror, um novo filme focado novamente nas babás é lançado. “Quando um Estranho Chama” é sobre uma babá que começa a ser perseguida por um serial killer, que a atormenta com várias ligações. 

 

1980: A Morte Convida Para Dançar

Resultado de imagem para a morte convida para dançar 1980

A influência de Halloween continua forte neste filme de 1980. Em “A Morte Convida Para Dançar”, Jamie Lee Curtis novamente interpreta a líder de um grupo de adolescentes que é perseguido por um serial killer, que quer vingar a morte acidental de uma criança.

 

1980: Sexta-feira 13

Resultado de imagem para sexta feira 13 1980

Depois de Halloween, vários filmes começaram a fazer uso de datas específicas para contar suas histórias. Este é o caso de “Sexta-feira 13”, que se popularizou a partir dos anos 80 com os mesmos elementos já presentes no filme de John Carpenter: Um assassino sem rosto, Jason Voorhes, que persegue um grupo de jovens em um acampamento.

 

1996: Pânico

Resultado de imagem para scream 1996

Um grupo de adolescentes é perseguido por um assassino de máscara, que sempre telefona para suas vítimas antes de mata-las. Este clássico de Wes Craven mistura comédia com o horror clássico, inclusive foi o longa que eternizou a ideia de que “aqueles que fazem sexo nos filmes de terror são os que morrem”.

Além de Halloween, “Quando um Estranho Chama” é outro filme que teve influência sobre “Pânico”.

 

2014: Corrente do Mal

Resultado de imagem para it follows 2015

A partir dos anos 2000, o terror parece ter se saturado com os vários remakes mal-feitos de filmes clássicos. Porém, alguns filmes dessa nova “safra do horror” merecem destaque, como é o caso de “Corrente do Mal”.

Uma garota começa a ser perseguida por uma entidade do mal depois de ter feito sexo com seu namorado, que carregava uma maldição dentro de si. O único jeito de acabar com a maldição é passá-la adiante.

A influência de Halloween continua presente no longa, um exemplo é o modo como a trilha-sonora é usada.