Filmes-Tropadeelite
Capitão Nascimento (Wagner Moura) em ‘Tropa de Elite’ (foto: divulgação)

‘Tropa de Elite’ tornou-se um marco em termos de viralização. Antes mesmo de chegar aos cinemas, o filme já era vendido em DVD pirata por camelôs na rua. Também viralizaram bordões como “faca na caveira”, “missão dada é missão cumprida” e “pede para sair”, extraídos de falas do filme. Na telona, o longa de José Padilha não alivia para o lado de bandidos (mostrados como bandidos), policiais de baixo escalão (mostrados como potencialmente corruptos), policiais de elite (mostrados como quase psicopatas) ou usuários de drogas (mostrados como culpados pela expansão do tráfico). Com tudo isso, gerou muito debate na mídia.

  • Ano: 2007. Direção José Padilha. Com Wagner Moura, André Ramiro, Milhem Cortaz

Sinopse

Capitão Nascimento (Wagner Moura), um policial dedicado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, está com dificuldades de equilibrar a vida policial e a vida pessoal, principalmente com o nascimento iminente do primeiro filho. E decide que é hora de buscar um substituto – que pode vir dos recrutas do curso do Bope, entre os quais estão o honesto Matias (André Ramiro) e o corrupto Fábio (Milhem Cortaz).

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.