Turismo musical e esportivo deve movimentar R$ 9 trilhões até 2032

"Inseridos nessa realidade os brasileiros estão entre os que mais viajam para esse tipo de evento, só nas olímpiadas em Paris, o Brasil está entre os 10 países que mais "exportaram" torcedores"

Assessoria de Imprensa
madonna

Show da Madonna em Copacabana (Foto: Fabio Motta/ Prefeitura do Rio de Janeiro)

Viajar para ver seu artista preferido ou assistir a um evento esportivo, é uma febre no mundo e, segundo estimativa de órgãos internacionais de turismo, até 2032 esse setor deve movimentar mais de R$ 9 trilhões de reais.

A Collinson International que é proprietária dos Lounges Priority Pass e LoungeKey presentes em mais de 1500 aeroportos espalhados pelo mundo, comandou uma pesquisa global com cerca de 9 mil turistas para mapear esse movimento crescente de pessoas que motivados por grandes eventos esportivos e musicais investem altas quantias para viajar para fora do país.

Um exemplo claro desse comportamento é a presença massiva dos brasileiros nas Olimpíadas de Paris, segundo dados divulgados o Brasil esteve entre os 10 países que mais tem torcida no evento e, a procura por ingressos foi tão grande que o COB divulgou que precisou disponibilizar um adicional de 57 mil ingressos apenas para turistas que chegaram do Brasil. Dentre as modalidades mais procuradas pelos brasileiros, as principais são: ginástica artística, vôlei e skate.

A pesquisa entrevistou turistas de 17 países, mais de quatro em cada cinco (83%) já voaram para um evento esportivo, enquanto 71% já pegaram um avião para um show nos últimos três anos, ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.

“As pessoas estão valorizando mais as experiências do que os objetos”, explica Christopher Ross, presidente da Collinson International. “Se você vai a um evento esportivo ou musical, a experiência não começa apenas quando você entra no estádio. É o planejamento, a própria viagem e a excitação.”

Este crescimento vem sendo impulsionado por alguns fatores, são eles: aumento das possibilidades, com mais eventos esportivos e musicais, os fãs têm mais escolha de destinos, a divulgação, a internacionalização de ligas esportivas novas e existentes por meio da televisão e do streaming incentivou os fãs a viajarem, enquanto os fãs de música estão descobrindo que pode ser mais rentável ver um artista no exterior, e, claro, a experiência, após anos de restrições de viagem devido à Covid-19, os fãs de música ao vivo estão de volta e querem experiências novas e melhoradas.

É evidente que o turismo desportivo e musical está em expansão e que os turistas de eventos têm grandes expectativas, o que representa uma enorme oportunidade para as empresas explorarem este segmento crescente de turistas. A pesquisa revelou que entre os entrevistados que viajam de avião para um evento, mais de 83% viajou por motivos esportivos e 71% por música nos últimos três anos ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. Destes viajantes, mais de metade viaja mais de uma vez por ano e 22% assiste a três ou a mais eventos mais de três vezes por ano.

HÁBITOS DE CONSUMO DOS BRASILEIROS

Os brasileiros são conhecidos em todo o mundo por sua paixão por esportes e por música, portanto, não ficariam de fora desta pesquisa e os números são surpreendentes. Não é à toa que o Brasil é chamado de “o país do futebol”, fãs natos do esporte, os brasileiros, se dedicam a acompanhar seus times favoritos ao redor do mundo. A pesquisa revelou que 88% dos viajantes entrevistados tinham como destino campeonatos de futebol.

85% dos fãs de esportes e música viajaram para uma nova cidade ou país para ver a sua equipe ou artista favorito e, destes, 31% planeja voltar mais vezes. Isto representa enormes oportunidades de crescimento econômico para as empresas locais nestes destinos.

EXPERIÊNCIAS ELEVADAS NO AEROPORTO

Outro aspecto relevante nesse contexto é a importância dos lounges de aeroporto. As pessoas que viajam para ver a sua equipe ou o seu artista favorito procuram experiências de viagem mais premium, o que significa que é mais provável que aproveitem as experiências no aeroporto.

Essa pesquisa revelou que 45% dos brasileiros que viajam para eventos utilizam lounges. Esses espaços proporcionam um ambiente relaxante, com comodidades como Wi-Fi, alimentação, e espaços de descanso, tornando a experiência de viagem mais agradável e menos estressante.

Entre os espaços preferidos estão: a visita a uma sala de espera do aeroporto (28%), salas de jogos (17%), cápsulas para dormir (12%) e spas (9%). A principal razão pela qual os fãs visitam um lounge de aeroporto é para relaxar e descontrair antes ou depois de assistirem à sua equipe/artista preferido (55% para os fãs de música e 53% para os de esportes), seguindo-se o aproveitamento das opções de comida e bebida (50% para a música e 48% para os esportes).

“A base crescente e global de fãs que viaja para eventos desportivos e musicais emblemáticos procura experiências inesquecíveis e está preparada para gastar significativamente para tornar a sua viagem ainda mais especial,” afirma Christopher Evans, Presidente da Collinson International. “O fã é, por definição, sinônimo de lealdade. Este novo estudo mostra o elevado valor que atribuem aos benefícios de viagem. São ótimas notícias para o setor das viagens e para as empresas que têm como alvo os viajantes frequentes, proporcionando a oportunidade de capitalizar o aumento do turismo de eventos, oferecendo os benefícios de viagem que os fãs desejam. Em contrapartida, verão a vantagem de estar no topo das atenções e da carteira destes viajantes frequentes, aumentando o envolvimento, construindo a lealdade e impulsionando gastos adicionais transfronteiriços.”

Para saber mais e ler o relatório completo acesse: https://www.collinsongroup.com/en/lp/sports-and-music-tourism-report