FENCES
Cory (Jovan Adepo) e Troy Maxson (Denzel Washington) em ‘Um Limite Entre Nós’ (foto: divulgação)

Denzel Washington protagoniza e dirige ‘Um Limite entre nós’, baseado em uma peça teatral escrita por August Wilson. Situada nos anos 1950, a história ressalta o preconceito às pessoas de cor e a falta de oportunidades para elas, por mais que tenham capacidade. As cenas do trabalho são exemplares: os negros saem catando os sacos de lixo e os brancos dirigem os caminhões de resíduos. Contudo, é raso limitar o roteiro apenas ao preconceito. Também há a visão antiquada do homem em relação ao papel de chefe-de-família, achando que os outros moradores da casa devem obedecer sem questionar.

  • Ano 2016. Direção: Denzel Washington. Com Denzel Washington, Viola Davis, Jovan Adepo

Sinopse

Troy Maxson (Denzel Washington) é um ex-jogador de beisebol que não conseguiu virar profissional por causa da cor da pele. Ele mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo), e trabalha recolhendo lixo das ruas. O filho está na mira de olheiros de futebol americano, mas Troy, por não ter conseguido uma boa carreira no beisebol, não quer que o filho tente virar esportista.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.