Filmes-Vingadores04
Thanos em ‘Vingadores: Guerra Infinita’. Foto: divulgação / Marvel

‘Vingadores: Guerra Infinita’ e sua sequência, ‘Ultimato’, lançada no ano seguinte, foram o ápice do universo Marvel, iniciado de forma meio despretensiosa em 2008, com ‘Homem de Ferro’. Tiros, porradas e explosões à parte, o filme consegue desenvolver três linhas narrativas de forma simultânea. Apresenta um vilão fora do lugar-comum de “querer governar o mundo”. O vilão intergaláctico Thanos tem uma motivação pragmática – não fosse o “pequeno detalhe” que, para seu plano dar certo, trilhões de vidas devem ser sacrificadas, ainda que de forma aleatória. Além disso, traz uma lição: mesmo os heróis mais poderosos da Terra estão sujeitos ao risco da derrota, do fracasso, da perda (depois eles se vingam, mas aí é outra história).

  • Ano: 2018. Direção: Anthony e Joe Russo. Com Robert Downey Jr., Chris Evans, Chris Hemsworth

Sinopse

Thor (Chris Hemsworth) é emboscado pelo vilão intergaláctico Thanos, que procura as joias do infinito, e passa a buscar uma arma capaz de fazer com que ele lute de igual para igual com seu algoz. O Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) se une a outros heróis para tentar surpreender Thanos em seu próprio planeta. E o Capitão América (Chris Evans) lidera uma resistência de heróis que pode ser a última linha de defesa da Terra contra a armada do vilão.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.