Após dois anos de pausa na pandemia, celebração de Corpus Christi mobiliza Curitiba; veja imagens

Redação Bem Paraná

Franklin de Freitas - Milhares de voluntários participam da montagem dos tradicionais tapetes

Após dois anos de pausa por causa da pandemia da Covid-19, a tradicional celebração de Corpus Christi voltou a mobilizar os curitibanos. Muitos fiéis acordaram cedo para participar da montagem dos tapetes de pó de serragem, papéis coloridos, pedras tingidas e outros materiais no Centro Cívico. 

Neste ano, o tema da missa será “Tu és o centro”. A celebração presidida pelo arcebispo metropolitano Dom José Antonio Peruzzo, acontecerá às 15 horas da próxima quinta (16), na Praça Tiradentes, no Centro da cidade.

Logo após a celebração, Dom Peruzzo sairá em procissão com o Santíssimo Sacramento até a praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico. O percurso será ornamentado com os tradicionais tapetes de pó de serragem, papéis coloridos, pedras tingidas e outros materiais. Além dos desenhos artísticos, a procissão de Corpus Christi deste ano tambémcontará com cenas vivas sobre a Eucaristia, representadas por ministérios de teatro das paróquias e comunidades.

O início da confecção dos tapetes estava previsto para às 8 horas, ao longo de toda a extensão da avenida Cândido de Abreu. Milhares de voluntários estão envolvidos neste trabalho, que resulta em, aproximadamente, dois quilõmetros de de manifestação artística. Isso faz com que a capital paranaense esteja no ranking dos maiores tapetes de Corpus Christi do mundo, em extensão.

O evento já faz parte do calendário oficial da cidade através da lei através da Lei 15.219, de 22 de maio de 2018, bem como do calendário oficial turístico do Estado do Paraná, através da Lei 19.466, de 23 de abril de 2018. Para este ano, os organizadores estimam um público aproximado de 90 mil pessoas.