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Diretor-geral da Shein dá detalhes de expansão do marketplace no Paraná. Foto: Bem Paraná

Um projeto audacioso que tem como alvo o Paraná foi anunciado pela gigante varejista global de moda Shein. A empresa chinesa quer se aproximar de diferentes regiões brasileiras e anunciou a expansão do marketplace no estado. Essa inclusive é uma oportunidade para comerciantes paranaenses venderem artigos de vestuário para a plataforma. O plano foca em Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina.

A Shein soma mais de 45 milhões de clientes. A ideia é que, até novembro deste ano, a empresa consiga chegar em 1500 vendedores paranaenses cadastrados. A meta equivale a 6% do total de 25 mil vendedores que hoje existem na plataforma.

Em entrevista no Estúdio do Bem Paraná, o diretor-geral da Shein Felipe Feistler destacou que o crescimento da Shein no Brasil começou em abril de 2023 no Rio de Janeiro, e, em seguida, Minas Gerais. O marketplace agora expande para o Paraná. Esse termo é usado para definir o site ou aplicativo de vendas que oferece produtos de vários lojistas.

“O Paraná é muito relevante em termos de população e pela indústria paranaense, existe a capacidade de ofertar produtos, foi o primeiro motivo. Segundo, porque há uma proximidade com o mercado consumidor, desde São Paulo, do Sul e também pela nossa capilaridade logística. O Paraná é uma escolha natural da expansão da Shein, disse Feistler

Em abril deste ano, a Shein trouxe a sua primeira loja pop-up na região Sul do país. Por três dias, a empresa ofereceu ao público local uma experiência off-line única com a marca. O sucesso foi tão grande que a marca conquistou a maior quantidade de vendas na história de lojas temporárias da empresa no Brasil, com 60% do estoque vendido.

“A gente viu o sucesso e foi isso também ajuda. Trouxe essa curiosidade e vimos que a gente pode trazer mais produtos para esse público que foi até a nossa loja. A ideia de vir para o Paraná também é ofertar um pouco mais de produtos locais para uma moda local”

Aumento de vendas locais

Na entrevista, o diretor-geral da Shein destacou que a meta é aumentar a receita das vendas locais de 55% para 85% até o final de 2026. Antes do lançamento no Paraná, a empresa inclusive testou o potencial de adesão de novos vendedores na plataforma. Um case de sucesso, citado por Feistler, foi o da empresa VM Jalecos e Acessórios, de Maringá.

“Em setembro do ano passado, no primeiro mês, ele vendeu cerca de R$ 1.300 na plataforma. Em julho desse ano, ele já está vendendo R$ 150.000 por mês”. conta

Oportunidade para pequenos empresários

Feistler listou alguns motivos que fazem com que o investimento na Shein seja atrativo para os pequenos, e médios empresários. São eles:

  • O acesso dos vendedores locais a um público grande;
  • A possibilidade de empreendedores serem capacitados para crescer os próprios faturamentos nas próprias categorias;
  • Campanhas de datas comemorativas no aplicativo da Shein também podem ajudar a elevar as vendas;
  • O vendedor não terá que repassar comissões para a plataforma nos primeiros 30 dias;
  • Malha logística;

Quem pode entrar no marketplace?

Para os vendedores que quiserem entrar no marketplace da Shein há algumas regras: Inicialmente, os vendedores precisam fazer um cadastro. Depois, eles passam por uma avaliação de qualificação antes de serem liberados para operar.

Os empreendedores precisam estar cientes que entre os critérios da plataforma está o desenvolvimento próprio do produto e qualidade dele.

A Shein busca vendedores antenados com a moda local. “Primeiro, precisamos que eles não tenham produtos piratas. Além disso, esses vendedores devem ter CNPJ e precisam estar de acordo com as normas tributárias do país”, explica Feistler.

Como eu me cadastro?

Os vendedores do Paraná interessados em fazer parte do marketplace da Shein já podem fazer o cadastro online. Para ter mais detalhes, clique aqui

Assista a entrevista completa