Espac-#807oXP-Curitiba-6
Foto: Danielle Sampaulo

A XP, a maior plataforma de investimentos do Brasil, inaugura em Curitiba o Espaço XP, projetado para ser um hub de experiências para investidores e profissionais do mercado financeiro na região. Localizado no Batel, este espaço é o primeiro a ser lançado no Sul e faz parte do plano de regionalização da marca, que visa a expansão onde a empresa já tem presença sólida, por meio de escritórios de investimentos parceiros e assessores.

Inspirado em experiências de marcas de alto valor agregado, o formato do Espaço XP foi lançado inicialmente em Manaus, no ano de 2022, e já se mostrou bem-sucedido. Mais recentemente, foram inaugurados os Espaços XP em Campinas, Recife, Fortaleza e Brasília. A presença da marca nessas regiões impulsionou os parceiros locais, gerou aumento na abertura de contas e na captação por assessor, resultado que também é esperado no novo ambiente em Curitiba.

“A escolha do Paraná e da cidade de Curitiba como a primeira localidade do Sul para estabelecer o Espaço XP foi baseada em diversos fatores estratégicos. O primeiro deles leva em conta aspectos econômicos, dada a importância do PIB do estado e a relevância populacional da cidade de Curitiba, com quase 2 milhões de habitantes”, explica Claudia Deberaldine, Sócia e Executiva Regional da XP Inc.

Na cidade, a empresa busca fortalecer o relacionamento com clientes, impulsionar o crescimento e capturar oportunidades de negócios na região. Para os escritórios parceiros, o espaço também tem o papel de fortalecer os empreendedores locais com a presença da marca XP.

O projeto da XP em Curitiba é parte importante da estratégia para concretizar uma das principais ambições institucionais da empresa: democratizar o acesso ao mercado financeiro para os brasileiros em todas as regiões do país.

“O espaço foi projetado para refletir a experiência XP e proporcionar aos investidores de Curitiba a segurança necessária para fortalecer o vínculo com os assessores. Para a XP, a iniciativa deve impactar positivamente os índices de conhecimento da marca no Paraná, em um contexto de um apetite crescente por investimentos na região”, diz Lisandro Lopez, CMO da XP Inc.

A região Sul concentra mais de R$ 78 bilhões em investimentos de pessoa física na bolsa de valores brasileira, a B3, com mais de 996 mil investidores. No Paraná apenas, são mais de 380 mil investidores pessoa física, com valor em investimentos superando R$ 28 bilhões. “Vale destacar o time extremamente qualificado na região, o que nos possibilita oferecer um serviço de excelência. Curitiba possui uma localização estratégica que facilita o acesso aos investidores de todo o Sul, sendo um importante polo de inovação e novos investimentos”, completa Claudia.

Em relação ao potencial de negócios, a cidade é a segunda capital com o melhor ambiente empresarial do país, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) divulgado pelo Ministério da Economia. A capital paranaense fica atrás apenas de Belo Horizonte e Sorocaba nesse aspecto. 

O Espaço XP disponibilizará uma gama de facilidades em um espaço amplo de mais de 600 m², incluindo salas de reunião, locais para eventos e networking.  O local será dedicado ao relacionamento entre assessores e clientes, bem como à promoção da educação financeira por meio de palestras, eventos e workshops com especialistas que são referências no mercado.

Vagas para transição de carreira

Para fomentar a profissão de assessor de investimento e ter um time cada vez mais qualificado, a XP está com inscrições abertas para o programa XP Future em Curitiba. O programa capacita profissionais com perfil comercial para se tornarem assessores de investimentos e iniciarem uma jornada de crescimento na profissão.

Para se inscrever no XP Future não é necessário conhecimento prévio sobre investimentos, já que o programa conta com especialistas do mercado preparados para formar novos assessores. As inscrições para o processo seletivo estão abertas e os interessados devem se cadastrar no site até dia 24 de junho. 

Em caso de aprovação, a contratação é CLT e é necessário que o candidato obtenha as certificações do CPA 20 ou CEA.