A influência do sono adequado no vestibular

Paulo Sérgio Maniesi

Que soninho gostoso! Neste ano especial de vestibular, você, aluno, deve levar muito a sério alguns pontos, vamos hoje tratar do sono. Estudos indicam que uma noite bem dormida significa melhor disposição, concentração mais adequada, além de melhorar o nível de aprendizado e estimular a memória. Assim sua preparação para sua aprovação nos melhores vestibulares será muito melhor.

Organize-se logo nos primeiros dias, pois, se bem organizado, seu rendimento diário será muito maior.

Fundamental para as funções biológicas, o sono é um período de descanso para o corpo. É uma atividade noturna e seu tempo de duração varia de pessoa para pessoa, sendo de maior duração na infância, diminuindo com a idade.

O sono satisfatório é a sensação de noite bem dormida, independente do tempo dormido. Algumas pessoas dormem somente duas horas e tem sono satisfatório. A falta de sono, por sua vez, leva à fadiga, irritabilidade, e a problemas de memória, que é fundamental para seu aprendizado neste ano de preparação para o seu futuro profissional.

Recomendações importantes de médicos e nutricionistas para um bom sono:
•  horários constantes para dormir e acordar;
•  evitar dormir mais que o necessário;
•  estar relaxado e tranqüilo ao ir dormir e, se possível, tomar um banho quente antes;
•  procurar dormir sempre no mesmo lugar;
•  evitar bebida estimulante (café, álcool,guaraná em pó, por exemplo ), refeições pesadas e fumo antes de dormir.

Uma vez que quase 1/3 de nossa vida ficamos deitados, a posição de descanso escolhida deve ser a mais adequada possível, a fim de evitar que, em longo prazo, provoque diminuição da saúde de sua coluna e conseqüentemente piore a sua qualidade de vida. Com os joelhos flexionados e de lado, essa é a melhor posição para se dormir, sobre um colchão resistente, mas não duro, e travesseiro da altura dos ombros. Deve-se evitar a utilização de colchão muito macio, como o de molas, recomendam os especialistas neste assunto.

O travesseiro

Se você dorme de lado, o travesseiro deve ser alto o bastante para preencher o espaço entre o seu ombro e o pescoço, no sentido de manter a sua coluna cervical o mais próximo possível da posição neutra. Se você dorme em decúbito dorsal (barriga para cima), o travesseiro deve ser mais baixo e preencher o espaço entre a nuca e o colchão.

Além disso, dormir de forma inadequada poderá interferir no rendimento das atividades diárias e agravar processos como contraturas, osteoporose e deformidades.

Sucesso a todos!

Paulo Sérgio Maniesi – Professor de Física do Curso Dom Bosco