Compreensão e produção de textos no vestibular

Enio José Ditterich*

Na segunda fase do vestibular da UFPR, todos os candidatos aprovados na primeira fase serão submetidos a uma prova de compreensão e produção de textos. Consta de uma coletânea de textos variados em temas e extensão, sobre os quais são formuladas questões de compreensão, na forma objetiva de múltipla escolha. O intuito, certamente, é avaliar a capacidade do futuro acadêmico em identificar as informações importantes e corretas de um texto lido.

No mesmo dia, aproveitando-se ou não as leituras utilizadas na modalidade de compreensão, o candidato deverá produzir uma série de textos próprios. Serão cerca de cinco propostas diferentes em extensão e gênero.

A nota máxima a ser obtida pelo candidato é de 60 pontos, sendo 20 para as atividades de compreensão e 40 para as de produção de texto.

IMPORTÂNCIA DA PROVA

Ao atingir essa etapa, o candidato estará fazendo parte, já, de um grupo seleto, o que aumenta o nível de concorrência. Deverá destacar- se pela sua competência diante de outros tantos concorrentes, em tese, tão preparados quanto ele. As diferenças, em termos de escores, tornam-se, por certo, menores, porém mais significativas. É do seu desempenho nessa fase que vai depender sua classificação. Alguns terão, ainda, uma outra prova – a específica – mas a maioria contará apenas com essa. É, portanto, um momento de especial importância.

COMO MOSTRAR QUE VOCÊ TEM DOM

Ao ingressar num curso sério, profundamente comprometido com o seu sucesso pessoal, você ganhou parceiros nessa luta. Cada professor em sua especialidade está preparado e motivado para lhe dar a melhor preparação, em especial para essa fase. Você, no entanto, é o construtor do seu próprio sucesso.
Nessa etapa, o candidato provará que não foi apenas um bom ouvinte, mas que também leu, escreveu, resumiu, sintetizou, destacou tópicos importantes. Usou os meios de comunicação – televisão, internet – de maneira inteligente e proveitosa. Isso depende de você. Se tiver dúvidas, porém, consulte seus professores, ou melhor, seus parceiros; eles se sentirão felizes em compartilhar as experiências pessoais e ajudá-lo a tirar o melhor proveito de tudo.

COMO GARANTIR A APROVAÇÃO

O melhor caminho para o sucesso, vendo seu nome brilhar entre os felizes classificados, é seguir o lema do seu curso: consciência, competência, seriedade, dedicação. Seus mestres já o incorporaram; faça-o você também!
Seja jovem, alegre, feliz, esperançoso, mas também consciente da sua responsabilidade; competente na solução de todas as atividade e testes; sério na apreensão dos conteúdos ensinados e dedicado a aprender e progredir. Leia o que puder e avalie sua compreensão pessoal dos temas. Questione, discuta os assuntos da atualidade. Informe-se sobre o que não conhece, consultando dicionários, enciclopédias, apostilas, livros e pessoas.

Escreva. Mas escreva muito! Faça disso um hábito diário, mesmo que sejam poucas linhas. Conheça, através das aulas dos seus professores, as diferentes formas de expressar o pensamento, ou os diversos modelos de redação.
Com tudo isso, o dia do seu vestibular – seja da primeira ou da segunda fase – será um mero exercício do que já domina bem e, com certeza, de uma prova brilhante. Não se satisfaça, porém, antes da prova final; o vestibular derrota os presunçosos (Eu sou o bom!), mas também os fracassados (Eu não vou conseguir…). Quem tem o dom deve ser digno dele. Bem-vindo a mais essa jornada rumo ao seu sucesso.

* Enio José Ditterich é Professor de Lingua Portuguesa do Curso Dom Bosco