Dicas para estudar Biologia

Professores Wilmar e Luizão

A biologia, nos últimos anos, sofreu mudanças radicais, o seu entendimento nos dias de hoje não serve apenas para meras discussões ou pesquisas em meio acadêmico. A Biologia está presente em nosso dia-dia: mídia, jornais, revistas, filmes mostram o perigo do efeito estufa, a descoberta do DNA por Watson e Crick é comparada em importância à invenção do eletrodo ou da energia nuclear. Estudar a Biologia tornou-se algo prazeroso, pois passamos a entender o nosso corpo, podendo evitar todos os males que nos rodeiam.


O estudo da célula nos coloca cada vez mais perto da cura definitiva do câncer e de inúmeras doenças causadas por seres vivos. Está no estudo dos neurônios e de nossos hormônios o entendimento dos nossos problemas emocionais que trazem tantos problemas para homens e mulheres. A ecologia nos faz entender a importância do meio que nos cerca e a evolução nos explica que, ao mudarmos do mundo, poderemos desaparecer, pois não é aceita a idéia de usos e desuso. A genética cria um mundo diferente com os clones, transgênicos, mutantes e só o futuro será capaz de nos dizer os resultados de toda essa mudança. Tudo isso torna o estudo da Biologia um momento ímpar em sala de aula, criando um ambiente agradável e muito interessante para o aluno e para o professor. Estudar Biologia é sem dúvida estar à frente de seu tempo. “Estudar é hábito” isso é algo que o aluno deve esquecer. O “vestiba” deve ser organizado e rigoroso com os seus horários de estudos. “Vencer pelo estudo é muito difícil”, merece sacrifícios de determinadas situações, o aluno deve “pagar o preço” para alcançar seus objetivos.


O que o aluno não deve fazer é ficar muitas vezes apenas com a explicação dos professores, apenas o fato de entender não basta, ele deve fixar o conteúdo. A fixação é realizada, em biologia, com o estudo da teoria. Estudar não é apenas “resolver os testes”. Por isso, o aluno deve ser fiel ao tempo dedicado ao estudo. A falta da etapa de fixação pode gerar a lamentável lembrança, durante a resolução de uma questão: “eu já vi isso, mas não lembro”.


O segundo momento é procurar não perder as revisões, esta atividade auxilia o aluno a fixar seus conhecimentos. Você deve fazer os testes discursivos de todas as aulas, os testes complementares e acompanhar as revisões on-line.



Orientações dos professores Wilmar e Luizão, do curso Dom Bosco.