Dicas para estudo com sucesso

Importante: faça do estudo um hábito

Colégio Dom Bosco

Estudo Constante
Importante: faça do estudo um hábito.
É claro que o maratonista não treina somente antes das competições.

Técnicas Adequadas
Tão melhor é a retenção de informações na memória, quanto mais forte forem os elos de ligação entre as informações e a memória. Eis por que é fundamental você utilizar as técnicas de memorização nos seus estudos cotidianos. Elas servem como pregos, fixando as informações no seu cérebro. Faça resumos, destaque aspectos importantes no texto estudado, crie mecanismos de associação mental que facilitem sua memorização.           

Concentração
É mais fácil memorizar sem ouvir música ou ver televisão, sem pensar na namorada ou nas contas a pagar. Devemos manter nossa atenção voltada ao estudo, isso aumenta nosso rendimento. Quando estudamos, devemos esquecer as outras coisas e focar nosso objetivo em aprender aquilo que está à nossa frente.

Boa Saúde
“Mens Sana in Corpore Sano”: se estamos doentes ou enfraquecidos, com problemas de saúde, ficamos pouco predispostos ao estudo. Portanto, mais do que nunca, devemos manter uma alimentação balanceada e respeitando o horário certo de dormir. Faça seus horários de tal modo a não sacrificar suas noites de sono. Isso é muito importante para manter sua saúde em bom estado.

Ambiente Adequado
Somente num adequado ambiente, onde nos sentimos bem, poderemos ter  boa concentração para estudarmos. O ambiente deve ser organizado. Um local onde você se sinta à vontade, encontrando silêncio, onde possa fazer estudo sem que ninguém o atrapalhe. Se você não dispuser de um ambiente assim, por falta de espaço ou excesso de pessoas, aconselhamos que faça seus estudos no Curso ou em uma biblioteca, onde o ambiente é propício. A organização do ambiente reflete-se em nossa mente. Não se esqueça disso.

Pequenos Intervalos
O cansaço e a fadiga são prejudiciais à compreensão e à memorização; por isso, devemos descansar tão logo sentirmos cansaço. Você saberá a hora de fazê-lo, pois começará a sentir-se irritado e desatento. Aí, então, é benéfico o descanso e, ao contrário do que pensam alguns, não quebrará o ritmo, nem causará dispersão, e, sim,  dar-lhe-á nova disposição. Normalmente, é aconselhável parar o estudo a cada uma hora e meia ou duas horas, dando um tempo de quinze a trinta minutos de descanso.