A gripe A tem interferido na vida dos vestibulandos mais do que possa
aparentar e vai acompanhar estes alunos de forma intensa, pelo menos,
até o fim do ano. Os jovens não foram atingidos apenas com as duas
sofridas semanas de paralisação das aulas – ocasionadas como medida de
prevenção à doença e que têm gerado transtornos no calendário escolar.
Os vestibulandos ainda estão tendo que estudar assuntos relacionados ao
vírus em sala de aula e, com grande probabilidade, enfrentarão o tema
nas provas de fim de ano.

A possibilidade de a gripe H1N1 ser um dos assuntos utilizados em
vestibulares de todo o Brasil é expressiva. E não é apenas a disciplina
de Biologia que pode citar o tema em suas provas, a História, a Língua
Portuguesa e a Redação também estão entre as matérias que poderão
utilizar da doença como gancho para as suas questões. Os professores
alertam: além da prevenção, os vestibulandos devem buscar informações
amplas sobre o tema.

Biologia

“No caso das provas de Biologia, a gripe A, de forma específica, pode
ser citada apenas como conexão ao tema principal: o vírus – este sim
será o assunto explorado”. A dica é do professor de Biologia do Curso
Positivo, Otaviano Lemos Cançado. De acordo com ele, os alunos devem
ficar atentos aos conceitos científicos de vírus, epidemia, pandemia e
mutação viral. Além de se informarem sobre as formas de transmissão e
reprodução e as principais medidas profiláticas.

Em sala de aula, o professor Otaviano tem desmistificado alguns boatos
sobre a gripe A que podem confundir os alunos na hora das provas de
Biologia. “Estamos explicando o porquê do uso do álcool em gel ao invés
do álcool comum e ressaltando que a lavagem das mãos com água e sabão é
ainda mais eficiente do que o gel, por exemplo”, explica o professor.  

História

A peste negra, a peste bubônica (de tifo), a gripe aviária e a gripe
espanhola são algumas das epidemias e pandemias que marcaram a História
Mundial e que podem ser resgatadas em vestibulares diversos em
decorrência das recentes notícias relacionadas à gripe A. “A atual
pandemia de H1N1 ainda não é um tema histórico, é contemporâneo, porém,
ela traz à tona outros momentos similares na História com os quais os
vestibulares podem estabelecer comparações”, avalia Renato Mocellin,
professor de História do Curso Positivo.

De acordo com Mocellin, os alunos devem ter consciência de que as
provas de História dos exames vestibulares mudaram muito nos últimos
anos, as questões estão muito mais críticas e analíticas e procuram
revisar o passado em função de acontecimentos do presente. “Sendo
assim, provavelmente eles não vão cobrar datas específicas, mas
tratarão dos efeitos psicológicos e culturais destas doenças nas
sociedades da época”, ressalta o professor do Curso Positivo. 

Língua Portuguesa e Redação

Nas aulas de Língua Portuguesa e Redação o tema da gripe A também está
sendo utilizado como fonte para exercícios na expectativa de que o
assunto seja utilizado nos vestibulares. O professor das disciplinas no
Curso Positivo, Wellington Borges Costa, o Wella, trabalha com diversos
artigos sobre o tema, extraídos de veículos de comunicação variados,
para exemplificar aos alunos como as universidades poderão utilizar o
tema nas provas.

“Não acredito que o tema será utilizado nas dissertações
argumentativas, pois estas usam assuntos mais polêmicos, porém, é muito
provável que caia em questões de resumo e interpretação de textos, como
ocorreu, por exemplo, na segunda fase do vestibular de inverno da
Universidade Federal do Paraná, a UFPR Litoral”, orienta Wella. A
questão da UFPR Litoral citada pelo professor Wella pode ser obtida
para modelo pelo site www.litoral.ufpr.br.