História — Esperto para os eventos

Bem Paraná

Atenção Calouros!
Em história eu quero que você fique ”esperto” para os seguintes eventos históricos:


200 Anos (1808) da chegada de Dom João VI e da Corte Portuguesa no Brasil, que ao chegar por estas terras, fulgindo da invasão napoleônica de Portugal, decretou a “Abertura dos Portos”, o que significou liberdade de comércio, ou seja, o fim do “Pacto Colonial”, ok?


Mas tem mais:
120 Anos (1888) da “Abolição da Escravatura” depois de mais de trezentos anos de exploração do negro. Lembrar que tal medida foi uma manobra mal calculada pela Monarquia para sobreviver ao forte Movimento Republicano que com a Campanha Abolicionista tinha intenção de por abaixo o Império e mudar o regime político.


40 Anos (1968) da irrupção do Movimento Estudantil na França que contamina com seu exemplo as Américas. Nos EUA contra a Guerra do Vietnã, e no Brasil, claro, contra o Regime Militar. Aqui a resposta, no mesmo ano, às manifestações estudantis em protesto foi a decretação do AI-5 que desmascarou os militares e mostrou a face ditatorial do governo militar.


20 Anos (1988) da “Constituição Cidadã” vigente, mas completamente desfigurada depois de tantas emendas a ela. Originalmente trazendo direitos (sociais e trabalhistas) que aproximavam o Cidadão Brasileiro aos que os do Primeiro Mundo a muito desfrutam, a série de governos liberais que se seguiram antes do atual, aos poucos foram suprimindo os direitos trabalhistas mantendo o brasileiro a margem da cidadania como ele sempre viveu.


PROFESSOR EDU
HISTÓRIA DO BRASIL, do Dynamico