Devemos ficar atentos e aproveitar todas as oportunidades para aprender.

Para ter um bom desempenho no vestibular, o candidato deve ter persistência, força de vontade, dedicação e acreditar em si.

A aprendizagem também é lenta. Não queira aprender tudo de uma só vez; aprenda bem um pouco de cada matéria.

Ela é como uma corrente, cada elo seguinte depende do anterior. A química, como tantas outras disciplinas, necessita dos conceitos anteriores para um estudo produtivo. Este, necessariamente, passa por três etapas que, bem articuladas, levarão o educando a atingir a aprendizagem desejada com mais eficiência:

1ª Etapa (inicial): antes de começar o trabalho, trace os objetivos, diga a si mesmo até onde vai chegar, realize um grande número de pequenos passos (por exemplo, ler todos os conteúdos e fazer os testes mais fáceis), isto porque planos muito arrojados terminam por desencorajar. Esta etapa faz com que sua auto-estima fique em alta, mas não é o suficiente para o resultado final. Caso encontre alguma dúvida, não deixe de tentar resolvê-la, mesmo que sejam necessárias várias tentativas, pois, às vezes, os erros estão em alguns detalhes que passam despercebidos, como transformações de unidades, interpretações erradas de enunciados.

2ª Etapa (intermediária): é a fase analítica. Procure detalhar a aprendizagem da etapa inicial por meio de esquemas, desenhos, quadros, busca de solução de testes. Não se surpreenda se a aprendizagem tornar-se aparentemente mais difícil, na realidade isso faz parte da busca pelo “algo a mais”. Consultar a teoria na hora de fazer os testes é fixar o conteúdo, portanto se for necessário, não hesite em “dar uma olhadinha no texto” para resolver os testes. Procure grifar no enunciado as palavras-chaves, que ajudarão a resolver os testes e, em caso de dúvida, procure o professor assistente.

3ª Etapa (final): é a fase da síntese. Mas só a síntese feita pelo próprio aluno faz com que ele aprenda. A síntese é o prêmio que se recebe por um longo esforço, depois de muito “quebrar a cabeça”. Aprender é ir do global ao sintético, passando pelo analítico.

Mais: freqüente todas as revisões, não falte às aulas, estude diariamente mantendo em dia suas aulas.

Seguindo esses passos você estará preparado para enfrentar o vestibular.

Orientações dos professores Luiz Roberto e Osvaldo do Curso Dom Bosco.