A maratona, geralmente, os vencedores adotam dois tipos de estratégias. Há aqueles que preferem correr com regularidade, a prova toda, dosando energias e se mantendo em um mesmo ritmo ao longo de toda a prova. Um outro grupo se posiciona em um bloco intermediário, dosando sua energia e poupando-se para uma arrancada final. Agora, iniciamos o Super, e na sua “corrida rumo à Universidade” não é diferente.

Identifique a qual grupo você pertence. Se faz parte  do grupo que manteve, ao longo do ano, a regularidade nos estudos, continue assim. Você verá que sua aprovação chegará com naturalidade. Se, por um motivo ou outro, você não investiu num ritmo acelerado de estudos chegou a hora da arrancada final. É a hora certa para você se dedicar ao máximo, não poupando esforços até o final.

Fique frio

Não adianta nada ficar nervoso.
Ansiedade descontrolada apenas serve para atrapalhar seu desempenho.
Não há uma mágica para você ficar tranqüilo.
No entanto, algumas práticas podem ajudar a controlar a ansiedade.
Relaxar tem como objetivo controlar processos mentais negativos e sensações corporais desagradáveis, diminuindo os sintomas estressantes.
A prática de relaxamento exige atenção sobre si mesmo e requer um pouco de prática. Por isso, invista em si.
Tente o seguinte:
•    Alimente pensamentos otimistas.
•    Interrompa os pensamentos negativos.
•    Pense no estudo como uma tarefa qualquer. Não supervalorize o teste a fazer.
•    Ao sentir-se ansioso, utilize práticas de relaxamento:
Respire fundo. Segure a respiração e solte-a lentamente.
Relaxe seu corpo, reduzindo as tensões nele acumuladas.
Deite-se ou sente-se confortavelmente. 
Feche os olhos. 
Tensione todos os músculos do seu corpo. 
Concentre-se na sensação de tensão que perceber em cada parte do corpo. Mantenha essa tensão por alguns segundos.
Depois relaxe. 
Observe a sensação de conforto corporal.
Repita tantas vezes quanto julgar necessário para relaxar. 
Ao mesmo tempo, concentre-se em situações que lhe dêem prazer mental.

Reforçando a autoconfiança

Sentir-se autoconfiante é muito importante. Para isso, encare os acontecimentos de uma maneira realista. Evite a sensação de sentir-se incapaz ou de fracasso. Portanto, quando tiver dificuldade em fazer um exercício da apostila, não conseguir entender bem uma matéria, ou ainda não ter alcançado resultado satisfatório em um simulado, evite tirar conclusões catas-tróficas a seu respeito. Suas dificuldades não são somente suas. Concentre sua atenção naquilo que você é capaz de fazer. Perceber dificuldades na aprendizagem não significa incompetência. Isso é muito importante para encontrar formas de su-perá-las.

Viver cada dia de modo agradável

Torne seu dia de estudo o mais agradável possível. Atente para:
•    Uma noite bem dormida: descubra o número de horas de sono necessárias para seu organismo.
•    Saia para o cursinho com antecedência, assim você não fica nervoso e estressado e não se sente mal, perdendo aula.
•    Durante a aula: toda atenção é fundamental. Pergunte se não entender. O importante é não sofrer porque tem dúvi-das. Evite ceder ao sono e ao cansaço. Se não estiver bem, é melhor não entrar na sala.
•    Saco vazio não pára em pé: alimentação da manhã é importantíssima. Você deve recarregar suas energias com to-dos os nutrientes indispensáveis, mas sem excessos.
•    Um almoço sem excessos: evite comidas de difícil digestão, principalmente se desejar estudar logo após ele. Prefira alimentação balanceada.
•    Estudo em casa: um soninho relaxante pode ajudar o rendimento. Faça intervalos durante o estudo para não entrar em fadiga. Evite passar a madrugada estudando. Você vai ficar estafado, seu rendimento cai, suas dúvidas aumen-tam e estará com sono durante o dia seguinte … Não dá certo!
•    Faça do seu travesseiro o melhor amigo: evite pensar em problemas de estudo. É mais interessante lembrar-se de fatos agradáveis e relaxar a mente para dormir

Preparação psicológica
   
Uma boa preparação ao vestibular requer estudo, muito estudo. Exige também controle do estresse e da ansiedade, que, normalmente, ocorrem em situações de competição ou de grande responsabilidade. É preciso saber transformar tudo isso em impulso que permita colhermos resultados favoráveis e não o contrário.