Record faz parceria com Televisa para ameaçar Globo

Emissora mexicana tinha contrato com SBT

Agência Estado

O presidente da Record, Alexandre Raposo, e o vice-presidente da mexicana Televisa, José Antônio Pepe Bastón, se encontraram ontem (8) no Rio para discutir a parceria entre as duas emissoras na produção de telenovelas. “Vamos usar textos mexicanos e a Televisa também usará textos brasileiros. A divulgação será mundial”, contou Alexandre. Segundo Bastón, a intenção é ambiciosa. “Sabemos que a Globo concorre com a Record e, com a aliança, vamos alcançar a liderança”, lança. O primeiro passo da parceria será a produção da novela “Rebelde” no Brasil, em 2009. Alexandre adianta que a versão tupiniquim da banda RBD – protagonista do folhetim – sairá de um concurso. Em seguida, a Record produzirá as novelas “Betty, a Feia” e a “As Tontas Não Vão Para o Céu”, sucessos da rede parceira. A aliança, enfatiza Bastón, enterra de vez a associação Silvio Santos-México. “Encerramos o contrato com o SBT. Hoje, a Televisa pensa longe. E o SBT está com outra visão de mercado.”

RECORD E TELEVISA II

Iran Silveira, diretor de teledramaturgia da Record, negou ontem que os autores da emissora estejam torcendo o nariz para a entrada da Televisa nas novelas do canal de Edir Macedo. “Pelo contrário, os autores receberam muito bem a notícia da aliança. Afinal, é apenas uma parceria, em que nada será anulado. A Record continuará com as produções brasileiras.” Em 2009, a emissora pretende tocar seis produções e, para tanto, deve estender os estúdios de 8 para 12.

SANDÁLIAS “TRÊS IRMÃS”

A novela “Três Irmãs” (Globo) , que mantém a audiência na casa dos 28 pontos, agora tem sandália oficial. A marca Okean lançou três linhas de calçados batizados de Dora (Cláudia Abreu), Alma (Giovanna Antonelli) e Suzana (Carolina Dieckmann). As linhas estarão à venda em todo o Brasil até abril de 2009.

QUEDA DA AUDIÊNCIA

O bom resultado da estréia de “Negócio da China” no Ibope foi impulsionado pela audiência de “Malhação”, que bateu 29 pontos de média na Segunda-feira (6), recorde da temporada. Na terça-feira (7), a novela não conseguiu segurar a atenção do público: a audiência do segundo capítulo despencou de 30 para 24 pontos.

MÁFIA DAS TRILHAS SONORAS

Enquanto Globo, Record e SBT finalizam as trilhas sonoras de suas próximas produções – “Caminho das Índias”, “Vendetta” e “Revelação”, respectivamente – Rogério Flausino, do Jota Quest, reclama da “máfia” que impera na área. “Antes, o diretor da novela escolhia as músicas de acordo com os personagens. Hoje, quem decide é um núcleo que só quer vender CD”, ataca Flausino, que já teve canções usadas em folhetins. Para o gerente de comunicação da Record, Ricardo Frota, o cantor está equivocado. “A trilha musical é definida em conjunto por autores, diretores e produtores. A venda é conseqüência.” Já Laura Finocchiaro, diretora musical do SBT, concorda que o chamado ‘jabá’ existe. “Mas não é nosso caso”, ressalta. Procurada pela coluna, a Globo não se manifestou.

INTERCÂMBIO EM “TROCA DE FAMÍLIA”

A terceira temporada do “Troca de Família” (Record) contará com uma participação internacional. A portuguesa Luísa Francisco trocará de casa com uma mãe brasileira, que será selecionada nos próximos dias. As gravações nas cidades de São Paulo e Agualva Cacém, em Sintra (sub-região de Lisboa), começam em 8 de novembro. Em 2009, a atração terá outra participante gringa: uma argentina.

DE BEM COM A VOZ

Graças ao musical “Doce de Leite”, Camila Morgado diz ter se livrado de um trauma. “Eu tinha sérios problemas com a minha voz Vivia escutando ‘fala baixo!’.” Ao receber o convite de Marília Pêra para estrelar o espetáculo com Reynaldo Gianecchini, ela aderiu à fonoaudiologia. “A peça me curou.”

KARINA BACCHI QUER FICAR NA RECORD

Karina Bacchi não quer saber de voltar para a Globo. Segundo seu assessor, André Petri, ela chegou a analisar um convite da emissora carioca, mas decidiu renovar até dezembro de 2010 com a Record. “A carreira dela dentro da Record é muito mais promissora. Em 2009, ela assumirá outra atração”, conta Petri, afirmando que ela também pode retornar em “Simple Life”.

SÉRGIO DE ABREU ALFINETA A GLOBO

Prestes a viver o mocinho Lucas Nogueira em “Revelação” (SBT), o primeiro protagonista de sua carreira, Sérgio de Abreu aproveita para alfinetar a Globo. Segundo ele, a emissora dos Marinho só aposta em nomes consagrados. “Aprendi muito na Globo, mas preciso ser sincero: lá, os papéis de destaque ficam sempre com os mesmos atores”, desabafa. “Agarrei essa oportunidade (em ‘Revelação’) com unhas e dentes e darei o melhor de mim. Gosto de saber que, no SBT, ainda não há uma preocupação excessiva com a teledramaturgia. A pressão que enfrentamos é bem menor.”

FAFY A MIL!

Em turnê com o show “Do-Re-Mi-Fafy”, Fafy Siqueira assume mais três empreitadas: “Farei uma bruxa no novo longa da Xuxa, gravo o especial de final de ano da Globo e vou protagonizar a peça ‘Dercy por Fafy’, que comecei a ler “.

ALICE BRAGA ESPERA POR UM CONVITE

Alice Braga, que já ganhou reconhecimento internacional, diz não entender como não é convidada para fazer novela no Brasil. “Já provei o meu talento, não sei por que ainda não veio um convite “

GERO CAMILO QUER DISTÂNCIA DAS NOVELAS

Enquanto muitos atores de teatro esperam por uma oportunidade na televisão para se popularizar, Gero Camilo quer distância das telinhas. “Novela é uma indústria e não quero passar um ano batendo cartão e nem depender do crivo do Ibope”, revela. Para o ator, o público já não se interessa tanto pelas novelas como antigamente. “Assim como tantas pessoas, eu raramente vejo TV. A vida é divertida demais para ficar sentando em uma poltrona. Além do mais, existem outros produtos culturais, como o teatro e o cinema, que exploram melhor a perfeição.” Prestes a viver um guarda noturno em “Som e Fúria” (Globo), o ator ressalta que o trabalho de Fernando Meirelles (diretor da série) no vídeo é uma exceção. “A minissérie é o cinema dentro da TV reverenciando o teatro”, teoriza.

JOSÉ DE ABREU NA ÍNDIA

José de Abreu se prepara para estrear como documentarista. Antes de viver um “pundit” (espécie de sacerdote indiano) em “Caminho das Índias”, o ator resolveu mergulhar no universo do personagem em uma viagem por várias cidades da Índia. Nelas, captou imagens e entrevistou grandes mestres hindus. “A Glória (Perez) organizou um workshop fantástico sobre o país, mas eu precisava vivenciar a cultura. Quando a Globo viu o material, decidiu editá-lo e exibi-lo no site da novela. Agora, quero levá-lo ao cinema”, conta Abreu, que nas próximas semanas participará do lançamento de cinco longas.

MUTANTES SEM FIM

A nova estratégia da Record é transformar ‘Mutantes’ na novela mais longa da TV brasileira. A trama de Tiago Santiago protagonizada por Bianca Rinaldi não terminará mais em março. “Depois de computar horas na liderança, ficamos a um ponto do futebol da Globo e a dois do ‘Casseta & Planeta’. Então, a Record decidiu prolongar a trama, que deve se tornar a maior novela de todos os tempos”, revela Santiago, que ainda planeja uma minissérie. “Aqui, tenho liberdade de criação. Mas, como a cúpula é composta por religiosos da Igreja Universal, as pessoas olham com preconceito para o nosso trabalho.”

SANDY ESTÁ INSPIRADA

A lua-de-mel inspirou Sandy. A cantora passou os últimos dias compondo em seu estúdio particular, na casa dos pais, em Campinas (SP). “Mergulhei em meu novo CD. As canções terão meu estilo. E não serão MPB, como estão dizendo”, adianta. Ela e o marido Lucas Lima estão hospedados na casa de Noely e Xororó enquanto o apartamento do casal é finalizado. “Vamos nos mudar só quando a decoração ficar pronta.”