A Federação Mundial de Saúde Mental escolheu este dia, 10 de outubro, para discutir e reconhecer as causas e efeitos dos sofrimentos que os problemas de saúde mental causam nos jovens e adultos. E, como acreditamos que a música tem um grande poder de nos ajudar a refletir e discutir sobre determinados temas, resolvemos aproveitar a data e selecionar algumas músicas bem especiais, que tratam de temas diversos como depressão, ansiedade, bullying, etc, para reforçar a necessidade de falarmos sobre essas questões, e enfrentarmos juntos esses problemas. Porque se tem algo importante nesse processo todo é descobrirmos que não, nós não estamos sozinhos.

Aproveitem esses sons, e lembrem-se: vocês não são o que os outros dizem, e vocês são mais do que acreditam ser. Todos somos únicos e temos espaço no mundo. Portanto, insistir e resistir são as palavras de ordem!

 

Ainda Há Tempo – Criolo

Criolo provavelmente sabia, mas mesmo assim, o fato de ter feito uma canção dessas, só mostra que a música tem o poder de acalentar qualquer alma, e qualquer mente. Grande Criolo!

 

Truce – twenty one pilots

A gente sabe quando uma banda tem capacidade para se tornar grande, quando ela não negligencia os problemas do ouvinte. Um verdadeiro manifesto sobre lutar e resistir, apesar de tudo.

 

SETEVIDAS – Pitty

'Viver parece mesmo coisa de insistente/A postura é combativa, ainda tô aqui, viva/Um pouco mais triste, mas muito mais forte". Um refrão que fala mais que qualquer introdução nossa.

 

A Place For My Head – Linkin Park

Sobre afastar tudo o que representa atraso para a nossa saúde física e mental, e irmos atrás do que realmente importa: nós mesmos.

 

Amianto – Supercombo

Para aqueles que não sabem lidar com quem apresenta problemas de saúde mental, uma canção para saber exatamente o que fazer.

 

Hold On – Green Day 

O vocalista Billie Joe deixa claro: até mesmo no limite, é possível encontrar uma luz.  

 

Só Por Hoje – Legião Urbana

Para vivermos um dia de cada vez. É clichê? Não. Apenas necessário. 

 

Alive – Pearl Jam

Eddie Vedder e seu grito de raiva e de angústia, que continua a ajudar os amantes de boa música, há mais de 25 anos.

 

O Chamado – Marina Lima

Quando tudo parece desmoronar, mas você ainda vislumbra uma luz no fim do túnel. E resolve seguir até ela. Uma das melhores canções da nossa musa do pop/rock nacional.

 

Everybody Hurts – R.E.M.

Esqueça a alcunha de "música mais triste de todos os tempos'. A mensagem aqui é de pura resistência.

 

Lá Vou Eu – Rita Lee 

Ainda da época em que a nossa Rainha do Rock estava à frente da banda Tutti-Frutti. Sobre termos a noção de que as coisas não são fáceis nem pra você, nem pra mim, nem pra ninguém. Mas que lutar pela própria existência vale (e muito) a pena.

 

I Am The Highway – Audioslave

Chris Cornell canta sobre ter as rédeas do próprio destino, e não entregá-lo nas mãos de quem não quer o nosso bem. Daquelas músicas que ecoam nas nossas mentes por muito, muito tempo.

 

Rise – Eddie Vedder

"Vou me levantar/trazendo buracos negros e memórias obscuras/Vou me levantar/Transformando erros em ouro". Além de ser uma linda canção, é um dos temas de Na Natureza Selvagem, um dos filmes mais iluminados da história do cinema. E tem o Eddie Vedder cantando, o que faz toda a diferença.

 

Busca Vida – Os Paralamas do Sucesso

"Se for mais veloz que a luz/Então escapo da tristeza/Deixo toda dor pra trás/Perdida num planeta abandonado, no espaço/E volto sem olhar pra trás…"

 

Island In The Sun – Weezer

Aquela canção pra se ter esperança e saber que o mais importante é não desistir de si próprio. 

 

Last Hope – Paramore

Para continuar tentando, apesar dos percalços.

 

Shake It Out – Florence + The Machine

Para se livrar de todos os problemas e acreditar que recomeçar é sempre possível.

 

The Greatest – Sia

Porque ainda existe música pop com conteúdo, e capaz de influenciar positivamente o público. Eis o exemplo.

 

Be Still – The Killers

O próprio título da música já diz: acalmar a mente e o coração são os caminhos a se seguir.

 

Too Much Rain – Paul McCartney

Para finalizarmos, nada melhor do que a voz de McCartney pra gente acreditar que tudo pode mudar, pra melhor.