Gabriel Bukalowski/Arquivo Bem Paraná

A 21ª edição da Parada da Diversidade LGBTI acontece no próximo dia 15 de novembro em Curitiba, após 3 anos realizada de forma online em razão da pandemia de covid-19.

O tema deste ano é “Nosso maior orgulho é ser quem somos… Por uma Curitiba de todos, Márcio Marins presente” homenageia um dos principais ativistas na luta pelos direitos humanos e referência no movimento LGBTI no Brasil.

Organizada desde 2005 pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade – APPAD, com o apoio de outras organizações, o evento recebe um público expressivo todos os anos, com participação da população de Curitiba, região metropolitana, caravanas do litoral e interior do Paraná e também de outros estados. O objetivo do ato é contribuir para o enfrentamento da discriminação e violações de direitos contra a população LGBTI.

A Parada na capital paranaense é considerada uma das primeiras no Brasil. Em janeiro de 1995, cerca de 500 pessoas participaram de uma caminhada, data que coincide com a fundação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT. Este ano são esperadas cerca de 60 mil pessoas em Curitiba.

Além da organização da Parada, a APPAD atua durante o ano todo na promoção e defesa dos direitos humanos, bem como na reparação de violações de direitos de diversos segmentos populacionais. Também são realizados pela associação, debates, palestras, oficinas, atividades culturais, entre outros eventos para a comunidade LGBTI.

A 21º edição da Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba será realizada no dia 15 de Novembro, com concentração na Praça 19 de Dezembro (Praça da Mulher Nua) no Centro Cívico, a partir das 10h. A saída dos trios está prevista para as 14h30 e seguirá pela avenida Cândido de Abreu até a praça Nossa Senhora da Salete. Mais informações sobre as atrações e a programação do evento, são encontradas nas redes sociais da parada: facebook.com/paradalgbticuritiba e instagram.com/paradalgbticuritiba.

Importante legado deixo por Márcio Marins
Natural da cidade do Rio de Janeiro, teve um histórico de 30 anos de militância no Grupo Atobá. Desde 2005, integrou a Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD), estando sempre à frente da organização da Parada na cidade. Foi fundador do Dom da Terra AfroLGBTI e integrante do Fórum de Religiões de Matrizes Africanas de Curitiba e Região Metropolitana.

Márcio também atuou na Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos. Exercia um papel muito atuante no Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná. Também atuou como carnavalesco premiado em Curitiba.

SERVIÇO
21º Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba
Data: 15 de Novembro de 2022
Redes sociais: facebook.com/paradalgbticuritiba e instagram.com/paradalgbticuritiba
Cadastro e credenciamento para a Imprensa: bit.ly/paradacwb22imprensa