image-15-2
Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira formaram par romântico em Cabocla — Foto: Globo/Gianne Carvalho

O clássico ‘Cabocla’ volta às telinhas da Globo a partir de agosto na Edição Especial. A novela vai substituir ‘Cheias de Charme’. ‘Cabocla’ foi escrita, originalmente, por Benedito Ruy Barbosa, mas, em 2004, foi adaptada por suas filhas, Edmara e Edilene Barbosa. É essa segunda versão que irá ao ar neste ano.

A trama de ‘Cabocla’ gira em torno do amor de Zuca (Vanessa Giácomo) e do jovem advogado carioca Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), entremeada por disputas políticas. A novela é inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto – escritor da primeira fase do Modernismo – e se passa no fictício município rural de Vila da Mata, em 1918.

De um lado da história, a disputa por terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) e, por outro lado, a paixão de Zuca, personagem que revelou a atriz Vanessa Giácomo na TV, pelo “almofadinha” Luís Jerônimo, primo de Boanerges.

No começo da trama, a jovem está noiva do peão Tobias – vivido por Malvino Salvador, também em sua estreia na TV – mas acaba se encantando pelo bon-vivant depois de o rapaz passar uma noite no hotel de seus pais, Zé da Estação (Otávio Augusto) e Sinhá Bina (Jussara Freire). Luís, filho do exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria) e um assíduo frequentador de festas no Rio de Janeiro, é aconselhado pelo doutor Edmundo (Othon Bastos) a se mudar para o Interior ao ser diagnosticado com tuberculose.

As paisagens arejadas e frescas da simples Vila da Mata parecem ser o destino ideal ao rapaz. Basta uma noite no hotel para Luís se encantar com a tímida Zuca e mudar radicalmente seu comportamento. Mas, para viver esse grande amor, eles enfrentarão muita resistência por conta das diferenças sociais e do fato de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro Tobias.

Cabocla está prevista para estrear em agosto no ‘Edição Especial’ da Globo, após o ‘Jornal Hoje, ‘Cabocla’ tem texto de Benedito Ruy Barbosa, adaptado por Edmara e Edilene Barbosa, com direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção geral de José Luís Villamarim e Rogério Gomes. Também estão no elenco nomes como Vera Holz, Sebastião Vasconcelos, Maria Flor, Umberto Magnani, Elena Toledo, Mareliz Rodrigues, Claudio Galvan, Rogério Falabella, Cosme dos Santos, Oscar Magrini, Aisha Jambo e Roberta Rodrigues, entre outros.