image-42

Neste Dia das Mães, por que não relembrar aquelas personagens maternas que marcaram a história da televisão brasileira? Muitas das novelas abordam o tema ‘maternidade’, mas algumas conseguiram abordar de forma mais emocionante, o que faz com que elas sejas lembradas até hoje. Entre trabalho fora de casa, cuidado e sustento dos filhos, busca por desaparecidos e apoio durante o câncer, essas mães da TV conquistaram o amor e as lágrimas dos brasileiros.

Leia também

Odaísa em ‘Explode Coração’

image-41
Isadora Ribeiro interpretou uma mãe em busca do filho desaparecido em ‘Explode Coração’ — Foto: Globo

Em “Explode Coração”, escrita por Glória Perez, um dos dramas centrais era o de Odaísa (Isadora Ribeiro), em busca de seu filho Gugu (Luiz Claudio Júnior). A história tocou o coração de muitas pessoas, destacando a forte relação entre mãe e filho. Na época, inclusive, o assunto de crianças desaparecidas ganhou grande repercussão e mais de 60 crianças foram encontradas graças ao debate na novela.

Helena em ‘Laços de Família’

image-15
Helena (Vera Fischer) engravida para ter um bebê compatível com a medula para o transplante de Camila (Carolina Dieckmann). Foto: reprodução TV Globo

A Rede Globo recebeu o BITC Awards for Excellence 2001 na categoria Global Leadership Award, por sua abordagem da leucemia na novela. A relação entre mãe e filha, retratada no drama de Camila (Carolina Dieckmann) e sua mãe, Helena (Vera Fischer), foi fundamental. O apoio incondicional de Helena à Camila durante sua luta contra a doença inspirou muitas pessoas e ajudou a aumentar significativamente o número de doadores de medula óssea.

Griselda em ‘Fina Estampa’

image-42
Antenor (Caio Castro), Amália (Sophie Charlotte), Griselda (Lília Cabral) e Quinzé (Malvino Salvador) em Fina Estampa (TV Globo/Estevam Avellar)

Em “Fina Estampa”, Griselda da Silva Pereira (Lília Cabral) é a protagonista. Após ser abandonada pelo marido, ela sustenta os três filhos como “marido de aluguel”, consertando e fazendo manutenção de tudo. O mais velho, Quinzé (Malvino Salvador), cuida do filho Quinzinho com a ajuda da mãe após a esposa Teodora (Carolina Dieckmann) ir embora. José Antenor (Caio Castro), o filho do meio, é ambicioso e sente vergonha da mãe. Ele esconde sua origem humilde dos amigos, mas estuda em uma universidade paga por Griselda. Maria Amália (Sophie Charlotte), a caçula, tem um relacionamento tumultuado, mas sempre recebeu a ajuda e colo de sua mãe.

Mesmo passando por poucas e boas com José Antenor, Griselda mostrou na novela o verdadeiro amor de mãe, que suporta e chora com a dor de seus filhos. A história emocionou o público.

Dona Lurdes em ‘Amor de Mãe’

image-43
Lurdes (Regina Casé) e seus filhos na última cena de Amor de Mãe (Reprodução/Globo)

Em “Amor de Mãe”, Lurdes (Lucy Alves em flashback, Regina Casé na fase adulta) é uma mãe amorosa e dedicada, enfrentando desafios em busca do filho perdido. Foi casada com Jandir (Daniel Ribeiro) e vivia em uma cidade do interior com os filhos Magno (João Guilherme Fonseca/Juliano Cazarré), Ryan (Pietro Buonnafina/Thiago Martins) e Domênico (Eros Lazari quando criança). Após ter sua quarta filha, Érica (Nanda Costa), seu ex-marido vende Domênico para uma traficante de crianças do Rio de Janeiro. Na novela, Lurdes parte para o Rio de Janeiro em uma jornada emocionante em busca do filho desaparecido. Lá, ela cria seus filhos, incluindo Camila (Jéssica Ellen), que é sua filha adotiva, com muito amor e determinação, mesmo enfrentando dificuldades.

Lurdes se torna um exemplo de força e amor materno na televisão brasileira, retratando os desafios e a luta incansável das mães. Sua história emocionante tocou o coração dos telespectadores, mostrando a importância do vínculo familiar e da esperança mesmo nas situações mais difíceis.