TonyRamos
Tony Ramos (Crédito: Reprodução de vídeo/Band Jornalismo)

O renomado ator Tony Ramos, conhecido por uma carreira repleta de personagens icônicos, revelou que o coronel Boanerges, de ‘Cabocla’, é um dos papéis mais marcantes de sua trajetória. Com o anúncio da reprise da novela, que completará 20 anos desde sua primeira exibição, Tony expressou grande alegria. “Fiquei muito feliz quando soube da reprise de ‘Cabocla’. Para todos nós do elenco e para mim, pessoalmente, é um momento lindo, de uma linda novela, de um belo texto do Benedito Ruy Barbosa. O último capítulo foi um dos mais importantes que já fiz na minha carreira”, destacou.

Leia também

Na trama, Boanerges é casado com Emerenciana (Patricia Pillar) e pai de Belinha (Regiane Alves). Ele enfrenta seu maior rival, o coronel Justino (Mauro Mendonça), em uma disputa pelo poder na fictícia Vila da Mata. Para Tony, o maior desafio ao interpretar Boanerges foi evitar a caricatura de um político poderoso, destacando a humanidade do personagem. “O Boanerges tem uma humanidade muito grande, apesar daquela vestimenta de poderoso. A preparação foi deixar fluir o texto, que era claro e objetivo”, relembra o ator.

Sobre a relevância dos temas abordados em ‘Cabocla’, Tony acredita que a novela continua atual. “A trama política é forte, mas não didática. Fala da importância da reflexão política e do povo estar atento aos seus candidatos. Se a novela fosse reprisada daqui a 20 anos, continuaria fazendo sentido”, afirmou.

Uma das cenas mais marcantes para Tony foi o momento do casamento de sua filha na trama, Belinha. “Quando ele entra no quarto para ver a filha é um momento muito bonito”, relembra emocionado.

Tony também compartilhou lembranças da convivência com o elenco, destacando a alegria nos bastidores e a saudade de colegas como Umberto Magnani e John Herbert. “Tínhamos uma alegria espontânea, natural. No final do dia, sempre havia alguém para contar uma anedota ou fazer uma observação curiosa. Essa relação me traz saudades até hoje.”

Atualmente, Tony Ramos continua em cartaz com a peça ‘O Que Só Sabemos Juntos’, que estará em temporada no Rio de Janeiro a partir de 22 de agosto, antes de seguir para Minas Gerais, Brasília e Porto Alegre.

‘Cabocla’, com texto de Benedito Ruy Barbosa, adaptado por Edmara e Edilene Barbosa, retorna às telinhas no dia 26 de agosto, no ‘Edição Especial’, após o ‘Jornal Hoje’. A direção é de José Luís Villamarim e Rogério Gomes, com núcleo de Ricardo Waddington.