O chileno Ronni Fernández e o brasileiro Bruno Sávio (Crédito: Divulgação/Bolívar)

O adversário do Athletico Paranaense nesta terça-feira (dia 1º), o Bolívar, ganhou dois reforços brasileiros para as oitavas de final da Copa Libertadores. O clube boliviano trouxe o ponta Bruno Sávio (28 anos, ex-Guarani) e o centroavante Chico (28 anos, revelado pelo Athletico-PR). As outras três contratações para a próxima fase foram os bolivianos Ervin Vaca (19 anos, volante, ex-Colo Colo-CHI), Jairo Quinteros (22 anos, zagueiro, ex-Zaragoza-ESP) e Álex Arancibia (33 anos, goleiro, ex-Oriente Petrolero).

Chico chegou a ser sondado pelo Coritiba nessa janela de transferências. No entanto, o jogador acabou retornando ao Bolívar após empréstimo para o Atlético Nacional, da Colômbia. Em 2022, o centroavante foi o artilheiro do time boliviano na temporada, com 24 gols e 11 assistências em 40 jogos. Na Libertadores, foram três gols em quatro partidas.

Clique aqui para saber mais sobre o jogador.

O centroavante chega para substituir Gabriel Poveda, que foi para o Avaí.

Artilheiro chileno
O artilheiro do Bolívar em 2023 é o centroavante chileno Ronni Fernández (1,85 m de altura e 32 anos), com 13 gols em 26 jogos. O jogador chegou a disputar cinco partidas pela seleção chilena, mas não marcou gols. Todas foram em 2022 – três amistosos e duas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Inclusive, atuou na derrota por 4 a 0 para o Brasil.

Goleiro é o destaque
O melhor jogador do Bolívar na Libertadores 2023 é o goleiro boliviano Lampe, 36 anos, segundo o ranking do Sofascore. Ele tem nota média 7,50 e é o terceiro melhor goleiro da competição, atrás apenas de Mosquera (Monagas) e Bento (Athletico).

Com passagens por Boca Juniors e Vélez Sarsfield, Lampe tem 53 jogos pela seleção boliviana e três títulos nacionais na Bolívia.

Outro destaque do Bolívar na Libertadores é o lateral boliviano Bejarano, com dois gols e duas assistências em cinco jogos. O time vem jogando no 3-4-3 e Bejarano atua na ala-direita, com bastante liberdade ofensiva.

Estrangeiros
Além de Chico, Bruno Sávio e Ronni Fernández, outros estrangeiros do Bolívar são o zagueiro argentino Nicolás Ferreyra (30 anos, ex-Rosario Central-ARG), o zagueiro uruguaio Bentaberry (26 anos, ex-Danubio-URU), o ponta espanhol Hervias (30 anos, ex-Valladolid-ESP e Real Sociedad-ESP) e o ponta argentino Patito Rodríguez (33 anos, ex-Santos e Independiente-ARG).

BOLÍVAR x ATHLETICO
Bolívar: Carlos Lampe; Brian Bentaberry, Nicolás Ferreyra e José Sagredo; Diego Bejarano, Gabriel Villamil, Leonel Justiniano e Patricio Rodríguez; Bruno Savio, Chico e Ronnie Fernández. Técnico: Beñat San José
Athletico: Bento; Khellven, Zé Ivaldo, Kaique Rocha (Matheus Felipe) e Esquivel; Erick e Fernandinho; Canobbio, Vitor Bueno e Pablo (Cuello); Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho
Árbitro: Guillermo Guerrero (EQU)
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz
Quando: terça-feira às 21 horas (de Brasília)
TV: Star Plus e ESPN