Cerro Porteño
Cerro Porteño promove sua estreia no Clausura (Crédito: Divulgação/Cerro Porteño)

O Athletico Paranaense enfrenta o Cerro Porteño, do Paraguai, nesta quinta-feira (dia 18) às 21h30 na partida de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. O jogo de volta será na Ligga Arena, em 25 de julho. Quem vencer o duelo, entra nas oitavas de final da competição.

O Cerro Porteño foi vice-campeão do Apertura (primeira metade do Campeonato Paraguaio) e teve mudanças no elenco. Perdeu seu artilheiro por lesão, vendeu o motor do meio-campo e contratou um centroavante revelado pelo Athletico Paranaense. Confira o raio-x do time paraguaio:

Artilheiro lesionado

O grande desfalque do Cerro contra o Athletico é o ponta Cecílio Dominguez, 29 anos, que está lesionado. Ele foi o artilheiro do Apertura, com 11 gols em 19 jogos. Também fez quatro assistências. Na Libertadores, porém, seis jogos e nenhum gol ou assistência.

Domínguez jogou o Mundial Sub-20 de 2013 pela seleção paraguaia e a Copa América de 2019 pela seleção principal. Tem 13 jogos e 2 gols pela seleção paraguaia principal. Já defendeu o Independiente (Argentina) e o América (México).

Chico2
O centroavante Chico é apresentado pelo Cerro Porteño (Crédito: Divulgação/Cerro Porteño)

Atacante revelado pelo Athletico Paranaense

Para o Clausura, a segunda metade do Campeonato Paraguaio, que começa em 29 de julho, o Cerro contratou o centroavante brasileiro Francisco da Costa, o Chico. Ele estava no Bolívar, da Bolívia, e era um dos vice-artilheiros da Libertadores, com cinco gols em seis jogos.

Revelado nas categorias de base do Athletico Paranaense, Chico nunca chegou a jogar pela equipe principal do Furacão. Foi emprestado para Inter de Lages, Tombense, São José-RS e Operário, sem conseguir se destacar. Depois rodou pelo futebol mexicano, de 2017 a 2020, atuando por Venados, Atlante e Querétaro.

Em 2021, foi comprado pelo equivalente a 441 mil euros (cerca de R$ 2,2 milhões) pelo Sol de América, do Paraguai. Só então viveu sua primeira fase goleadora da carreira, marcando oito gols em 17 jogos.

Em 2022, chegou ao Bolívar e assinou contrato de quatro anos. Foi artilheiro do time na temporada, com 24 gols e 11 assistências em 40 jogos. Na Libertadores, foram três gols em quatro partidas.

Em 2023, Chico acabou emprestado para o Atlético Nacional e não conseguiu se firmar. Atuou apenas 12 vezes (seis como titular) e marcou um gol.

Voltou ao Bolívar e marcou mais 28 gols e fez nove assistências em 42 jogos.

‘Motor’ do meio-campo foi vendido ao Cruzeiro

Em julho, o volante paraguaio Fabrizio Peralta, 21 anos, foi vendido ao Cruzeiro por cerca de R$ 16 milhões. Ele foi convocado para a Copa América, mas não chegou a jogar. O jogador era o ‘motor’ do meio-campo da equipe e terminou a Libertadores 2024 como melhor atleta de linha do time no ranking Sofascore.

2023-08-20_17h05-49
Centroavante Edu comemora gol do Coritiba sobre o Flamengo (Crédito: Robson Mafra)

Centroavante ex-Coritiba

O centroavante Edu, 31 anos, disputou o Apertura pelo Cerro e deixou o clube em julho. Foi contratado pelo Goiás. Pelo clube paraguaio, foram 11 jogos, 1 gol e 1 assistência. Antes, no fim de 2023 e início de 2024, ele estava no Coritiba (14 jogos e 2 gols).

Centroavante argentino

O centroavante titular do Cerro em 2024 é o argentino Churín, 34 anos e 1,85 m de altura. Ele marcou 4 gols em 24 jogos na temporada. O jogador, ex-Grêmio e Independiente (Argentina), viveu seu auge entre 2017 a 2019, no próprio Cerro Porteño, com 46 gols em 109 jogos.

Camisa 10 argentino

O meia-atacante argentino Carrizo, 33 anos, está no clube há seis temporadas. Ex-Boca Juniors e Rosario Central, ele foi o segundo melhor jogador de linha do Cerro na Libertadores 2024, segundo o ranking Sofascore. Ele soma 23 gols e 37 assistências em 201 jogos pelo clube paraguaio.

Zagueiros veteranos

A dupla de zagueiros do Cerro tem experiência de sobra. Um deles é o brasileiro Eduardo Brock, 33 anos, que participou da campanha do acesso do Paraná Clube à primeira divisão nacional em 2017. Outro é o paraguaio Báez, 34 anos, ex-Independiente (Argentina) e Rosario Central (Argentina).

Jean
O goleiro Jean, do Cerro Porteño (Crédito: Robson Mafra)

Goleiro brasileiro tem proposta do México

O goleiro do Cerro Porteño é o brasileiro Jean Fernandes, 28 anos, ex-Bahia e São Paulo. Ele foi o melhor jogador do clube paraguaio na Libertadores 2024, segundo o ranking Sofascore. Agora, tem proposta do Cruz Azul, do México. Em 2015, foi titular da seleção brasileira no Mundial Sub-20.

Volante

Um dos volantes do Cerro Porteño é o paraguaio Piris da Motta, 29 anos, que defendeu o Flamengo de 2018 a 2021. Já jogou pelo San Lorenzo (Argentina) e disputou nove jogos pela seleção (inclusive, duas edições da Copa América).

Outro desfalque

O lateral Alan Benítez, 30 anos, está suspenso e não enfrenta o Athletico. Outra baixa é o atacante Alfio Oviedo, negociado com o Bolívar. Um dos reforços para o Clausura e para o playoff da Sul-Americana é o atacante paraguaio Derlis Rodríguez, 26 anos, destaque do Tacuary no Apertura (cinco gols e três assistências em 20 jogos).

Veterano conhecido

Outro nome conhecido do Cerro é o ponta Iturbe, 31 anos, que teve passagem apagada pelo Grêmio em 2023. Ele viveu o auge no início da carreira, atuando por Roma (Itália), Porto (Portugal) e River Plate (Argentina). Tem 11 jogos e nenhum gol pela seleção paraguaia. Disputou duas edições da Copa América.

Provável escalação do Cerro Porteño

A provável escalação para enfrentar o Athletico é Jean Fernandes; Enzo Giménez, Báez, Eduardo Brock e Miguel Benítez; Piris da Motta, Jorge Morel, Gabriel Aguayo, Derlis Rodríguez (Carrizo) e Juan Iturbe; Diego Churín.

Amistosos
O Cerro disputou sua última partida oficial há 45 dias, em 5 de junho, quando acabou o Apertura em segundo lugar, três pontos atrás do campeão Libertad. Depois, o clube aproveitou para fazer uma pré-temporada em Málaga, na Espanha, onde disputou amistosos contra Kilmarnock (Escócia) e Lincoln Red Imps (Gibraltar). Na volta ao Paraguai, fez mais partidas de preparação (contra Platense e Sol de América). O Clausura começa em 29 de julho Clausura

Desempenho do Cerro Porteño em 2024

  • Apertura 2024
  • 13 vitórias
  • 6 empates
  • 3 derrotas
  • vice-campeão
  • Libertadores 2024
  • 1 vitória
  • 3 empates
  • 2 derrotas

Playoff
O Cerro vai disputar o playoff porque terminou em terceiro lugar do Grupo A da Libertadores, atrás de Fluminense e Colo-Colo (Chile) – e à frente do Alianza Lima (Peru).

Técnico espanhol

O técnico do Cerro Porteño é o espanhol Manolo Jiménez, 60 anos, ex-Sevilla, Zaragoza e AEK (Grécia). Como jogador, foi zagueiro histórico do Sevilla (de 1981 a 1996) e disputou a Copa do Mundo de 1990 pela Espanha – foi titular contra o Uruguai e entrou no duelo contra a Iugoslávia.

Vingadores
Em suas redes sociais, o Cerro usou uma imagem alusiva ao filme Vingadores, da Marvel, para promover o Clausura, que começa em 29 de julho.