Racing e Athletico
Racing (Crédito: Valquir Aureliano)

O Racing preparou um esquema especial para enfrentar o Athletico Paranaense nesta quinta-feira (dia 26) às 21h30, no Estádio Presidente Juan Domingo Perón, em Avellaneda, na Região Metropolitana de Buenos Aires.

O técnico Gustavo Costas (61 anos, ex-seleção da Bolívia) decidiu concentrar os jogadores já na terça-feira, dois dias antes da partida contra o Athletico. A prioridade total do clube é a Copa Sul-Americana. O Racing não chega a uma semifinal de uma competição internacional desde 1997, quando acabou eliminado pelo Sporting Cristal, do Peru.

Histórico

O clube de Avellaneda disputou 12 edições da Libertadores e sete da Sul-Americana. As melhores campanhas na ‘Sula’ foram em 2017 e agora em 2024, chegando às quartas. Na Libertadores, o grande momento foi em 1967, com a conquista do título em cima do Nacional, do Uruguai.

Reservas

Além da concentração antecipada, Costas poupou quase todos os titulares no domingo, pelo Campeonato Argentino, na derrota por 2 a 0 para o Talleres. Só o goleiro Arias e o lateral-esquerdo Mura começaram jogando.

Reforço

E tudo indica que Facundo Mura (25 anos, 8 jogos pela seleção argentina sub-20) vai perder a vaga no time titular nesta quinta-feira, já que o titular Gabriel Rojas (27 anos, ex-San Lorenzo) está recuperado e volta à equipe.

Artilheiro

O Racing tem o artilheiro da Copa Sul-Americana. É o centroavante argentino Adrián Martínez, com 8 gols em 9 jogos. Ele está à frente do uruguaio Gonzalo Mastriani, que fez 7 gols pelo Athletico na edição 2024.

No total da temporada 2024, Adrián ‘Maravilla’ Martínez tem 23 gols em 36 jogos. Ele teve uma passagem pelo Coritiba em 2022, com quatro gols em 24 partidas.

Provável escalação contra o Athletico

A provável escalação do Racing contra o Athletico, no esquema tático 3-4-1-2, tem Arias; Di Cesare, Santiago Sosa e Quiros; Martirena, Nardoni, Almendra e Mura (Rojas); Quintero; Roger Martinez (Salas) e Adrián Martínez.

Destaque ofensivo

Além de Martínez, outro destaque ofensivo do time argentino é o meia-atacante Quintero, 31 anos, ex-River Plate. Habilidoso e com bom chute de média distância, soma cinco gols e cinco assistêmncias em 27 jogos em 2024. No total da carreira, o jogador tem 39 jogos e 4 gols pela seleção colombiana.

Muralha defensiva

A referência na parte defensiva é o zagueiro/volante Santiago Sosa, 25 anos, ex-River Plate. O jogador, que foi titular da seleção argentina na Copa do Mundo Sub-20 de 2019, se destaca pela qualidade na saída de bola e pelo posicionamento.

O goleiro

O titular da camisa um é Gabriel Arias, 37 anos. Ele nasceu em Neuquén, na Argentina, e foi revelado pelo Olimpo, do mesmo país. No entanto, optou por defender a seleção do Chile (19 jogos e três edições da Copa América). Está no Racing desde 2019 e é um dos líderes do elenco.

O pensador

O cérebro do Racing é o volante Almendra, 24 anos, ex-Boca Juniors. Com qualidade no passe e visão do jogo, ele soma três gols e quatro assistências em 34 jogos em 2024. Ele atuou pela seleção da Argentina na Copa do Mundo Sub-20 de 2019.

Campanha em 2024

O Racing está em 8º lugar entre os 28 clubes do Campeonato Argentino 2024, com sete vitórias, três empates e cinco derrotas. A competição começou em maio.

No início do ano, os 29 principais clubes do país disputaram a Copa da Liga Argentina, divididos em dois grupos. O Racing ficou em sexto lugar do Grupo B, com sete vitórias, três empates e quatro derrotas.