Petterson comemora gol do Athletico contra o Londrina
Petterson comemora gol do Athletico contra o Londrina (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O ponta Petterson, 20 anos, está fora do Athletico Paranaense. O jogador estava em Curitiba emprestado pelo Flamengo e acabou afastado por indisciplina em fevereiro. Agora, com a abertura da janela de transferências do futebol europeu, o clube carioca chegou a um acordo para emprestar o atacante para o Estrela da Amadora, de Portugal.

O contrato com a equipe portuguesa vale até junho de 2025, com cláusula de opção de compra de 60% dos direitos econômicos por 750 mil euros (cerca de R$ 4,4 milhões na cotação atual). Petterson tem vínculo com o Flamengo até o fim de 2027.

No clube europeu, Petterson vai jogar com o atacante Rodrigo Pinho, ex-Coritiba. Clique aqui para saber mais sobre a equipe portuguesa.

Ato de indisciplina

Petterson foi afastado do elenco principal do Athletico Paranaense em fevereiro. O motivo foi um ato de indisciplina, segundo informação divulgada pela jornalista Monique Vilela. “Petterson cometeu um ato que o clube entende que é indisciplina (horários e condições de treinos a serem cumpridos). O clube tem sua linha de conduta e uma ‘cartilha’ a ser obedecida. Isso se aplica a TODOS os atletas. Ninguém tem vantagem ou desvantagem nisso. Informação correta é importantíssimo em momentos como esses”, explicou Monique Vilela, em postagem no X (ex-Twitter).

O Athletico não se pronunciou sobre o caso.

O jogador chegou ao clube paranaense em 31 de janeiro e só participou de uma partida: atuou por 26 minutos contra o Londrina. E marcou um gol.

O vínculo dele com o Furacão terminaria no fim da temporada de 2024. Os clubes não divulgaram valores, mas o contrato tinha cláusula de compra por 3 milhões de euros.

Em junho, outro jogador do Athletico acabou afastado – e também por ato de indisciplina. Clique aqui para lembrar o caso.

Futsal
Petterson Novaes Reis é catarinense de Florianópolis. Nasceu em 4 de janeiro de 2004. O início no futebol foi na Associação dos Pais de Atletas de Futsal Florianópolis (APAFF), aos 10 anos de idade. Foi campeão da Taça Brasil de Futsal em 2017.

“O futsal foi muito importante na minha vida”, disse Petterson, ao ser apresentado pelo site oficial do Athletico. “Todo jogador que passou pelo futsal vem com uma base muito importante. Só tenho a agradecer por tudo que vivi no futsal e em toda a categoria de base”, declarou.

No Paraná, o futsal tem tradição de revelar grandes jogadores para o futebol de campo, como Alex, RicardinhoTcheco, Pachequinho, Zé Rafael e Marcelinho. No Brasil, alguns craques de destaque oriundos das quadras foram Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Marta e Neymar.

Depois de se destacar pela APAFF, Petterson mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), convidado para atuar nas equipes de futsal e de campo do Flamengo. E no clube do Riom também fez uma escalada vitoriosa. A primeira oportunidade no elenco principal flamenguista foi em janeiro de 2022.

“Agora, quero abraçar esta oportunidade aqui no Athletico Paranaense”, disse Petterson, ao chegar ao Furacão, em janeiro. “Sou um cara muito trabalhador. Focado. O futebol sempre foi uma prioridade na minha vida. E agora quero fazer o meu máximo aqui pelo clube”, declarou, na ocasião.

PETTERSON
Posição: ponta-esquerda
Número da camisa: 27
Nome completo: Petterson Novaes Reis
Data de nascimento: 4 de janeiro de 2004 (20 anos)
Cidade em que nasceu: Florianópolis (SC)
Altura: 1,81m
Dominância: Destro