Aspirantes do Athletico tentam repetir ‘façanha’ de Fernandinho, Cocito & cia

Silvio Rauth Filho

Arquivo Bem Paraná/Washington Fidélis - Fernandinho em treino do Athletico

O Athletico Paranaense vai usar o time de aspirantes, comandado pelo técnico Wesley Carvalho, no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. No domingo (dia 13), às 11 horas da manhã, o grupo de novatos enfrenta o Londrina, no Estádio do Café. O jogo de volta será na Arena da Baixada, no dia 20 (domingo) às 16 horas. Para a segunda partida, é provável que o clube use jogadores do elenco principal, sob o comando do técnico Alberto Valentim.

No jogo de ida, os aspirantes vão tentar repetir uma pequena façanha do time de 2005, que ficou marcado pelo vice da Libertadores e pelo título estadual, derrotando o Coritiba nos pênaltis. Aquela equipe, formada por Fernandinho, Cocito, Denis Marques & companhia, foi a única que conseguiu vencer o Londrina em Londrina em partidas de mata-mata.

Furacão e Tubarão já se enfrentaram dez vezes em disputas eliminatórias pelo Campeonato Paranaense. O time da capital levou a melhor em sete, incluindo os quatro últimos confrontos.

Nesses dez confrontos, foram oito partidas em Londrina e nove em Curitiba.

Desses oito jogos no Interior, o Athletico só conseguiu vencer um. Foi em 2005, por 4 a 0. Na partida de ida da semifinal, a equipe da capital venceu com gols dos meias Fabrício e Fernandinho e do atacante Maciel. Relembre como foram aqueles confrontos:

CAMPEONATO PARANAENSE 2005
Semifinal, jogo de ida, 30/03/2005
(f) 4 x 0 Londrina
LONDRINA: Vilson; Alex, Nádson e Rodrigo; Cassiano, Henrique (Tiganá), Gian, Nem e Thierson; Alex Paulista e Bolão. Técnico: Zezito.
ATLÉTICO: Diego; Etto, Danilo, Durval, Marcão e Marín; Alan Bahia (Evandro), Fabrício (Cocito) e Fernandinho; Denis Marques (Maciel) e Aloísio. Técnico: Casemiro Mior.
Gols: Fabrício (4-1°), Fernandinho (21-2 e 30-2) e Maciel (33-2).
Público: 7.050
Local: VGD

Semifinal, jogo de volta, 02/04/2005
(c) 3 x 1 Londrina
ATLÉTICO: Diego; Etto, Danilo, Durval, Marcão (Tiago Vieira) e Marín; Cocito (Rodrigo Souto), Alan Bahia e Fabrício (Evandro); Maciel e Denis Marques. Técnico: Casemiro Mior
LONDRINA: Vilson; Alex, Nádson e Rodrigo; Cassiano, Edmilson, Gian (Luiz Henrique), Nem (Renan) e Thierson; Alex Paulista e Bolão (Juari). Técnico: Zezito.
Gols: Edmilson (16-1°), Durval (17-2), Marín (20-2) e Alan Bahia (23-2°)
Público: 7.566 (total)
Local: Arena

ESCALAÇÃO
Para o jogo de domingo, o técnico Wesley Carvalho vai usar dois jogadores do elenco principal: o zagueiro Zé Ivaldo e o volante Christian. Outro reforço é o lateral-direito Dani Bolt, recuperado de Covid-19. O goleiro Anderson e o volante Pablo Siles voltam após suspensão.

No último jogo – vitória por 4 a 3 sobre o FC Cascavel – o time de aspirantes jogou no 3-4-3 para atacar e no 5-4-1 para defender.

Nas partidas anteriores, porém, o treinador usou o 4-2-3-1. Fica a dúvida sobre qual será o formato da equipe em Londrina.

Uma provável escalação, no 3-4-3, é Anderson; Zé Ivaldo, Lucas Halter e Luan Patrick; Julimar (Dani Bolt), Christian, Pablo Siles e Pedrinho; Daniel Cruz (Julimar), Rômulo e Jader.

REGULAMENTO
O Athletico ficou com o mando de campo do segundo jogo das quartas de final porque terminou a fase de classificação à frente do adversário — foi o 3º colocado, com 20 pontos, enquanto o Londrina ficou em sexto, com 18 pontos. O gol como visitante não é critério de desempate. Em caso de igualdade na soma dos dois placares, a decisão será nos pênaltis.