Paulo Autuori
Paulo Autuori (Crédito: Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak)

O Athletico Paranaense anunciou nessa quarta-feira (dia 31) a contratação de Paulo Autuori, 67 anos, para o cargo de diretor técnico. Em 2024, ele trabalhou de maio a julho no Coritiba, na mesma função. Antes, teve duas passagens vitoriosas pelo Furacão.

“Paulo Autuori está de volta ao Rubro-Negro. Importante em temporadas vitoriosas do Furacão, o profissional assume o cargo de diretor técnico do Athletico Paranaense. Autuori inicia a terceira passagem pelo clube. Nas duas primeiras, levou o Rubro-Negro a conquistas e grandes campanhas”, publicou o clube rubro-negro.

“A primeira passagem começou em 2016, quando Paulo Autuori assumiu o cargo de treinador da equipe principal. Naquele ano, o Rubro-Negro conquistou o Campeonato Paranaense, após sete anos, e a classificação à CONMEBOL Libertadores. Como gestor técnico, Autuori permaneceu no CAT Caju até o final de 2017. A segunda passagem começou no final de 2020 e foi até o início de 2022. Na função de diretor técnico, Paulo Autuori levou o Athletico Paranaense ao título da CONMEBOL Sudamericana de 2021 e à decisão da Copa do Brasil de 2021”, destacou o Athletico.

História de Paulo Autuori

Preparador-físico nos anos 70 e 80, Autuori começou a carreira de treinador em 1984, no Nacional, de Portugal. Voltou ao futebol brasileiro em 1995, quando conquistou o título do Brasileirão com o Botafogo. Também foi campeão da Libertadores (Cruzeiro 1997 e São Paulo 2005) e acumulou títulos por clubes do Peru e do Catar.

No seu peúltimo trabalho, na Colômbia, foi vice-campeão nacional e colocou a equipe nas oitavas de final da Libertadores. Somou 17 vitórias, 15 empates e seis derrotas no Atlético Nacional.

Nos biênios 2016-2017 e 2020-21, foi técnico e coordenador no Athletico Paranaense.

Mudança no departamento de futebol

Na última segunda-feira, o Athletico fez uma reformulação no departamento de futebol, anunciando a saída de cinco profissionais: André Mazzuco (diretor de futebol), Rodrigo Carvalho (coordenador de captação), Próspero Paoli (coordenador técnico-metodológico), Caco Espinoza (técnico do time sub-20) e Felipe Gil (coordenador das categorias de base).

Novo diretor de futebol

Um nome cogitado para diretor de futebol é Agnello Gonçalves, ex-Goiás e Fortaleza.