Athletico anuncia Praxedes: histórico de seleção, gols de fora da área e posições no meio-campo

Bruno Praxedes é apresentado pelo Athletico Paranaense e explica em quais posições prefere jogar no meio-campo

Silvio Rauth Filho
Bruno Praxedes é apresentado pelo Athletico

Bruno Praxedes é apresentado pelo Athletico (Crédito: Divulgação/Gustavo Oliveira/Athletico)

O Athletico Paranaense confirmou nessa sexta-feira (dia 23) a contratação do meio-campista Bruno Praxedes, de 22 anos. Ele assinou contrato de empréstimo válido até o final da temporada. Ele vestirá a camisa número 8.

Na apresentação, o clube destacou o histórico do jogador na seleção brasileira (sub-15, sub-17 e sub-20). O jogador citou seus gols de fora da área e disse que pode atuar em três posições diferentes no meio-campo. Confira:

Seleção brasileira

“Ao longo de sua carreira profissional, Praxedes também acumula passagens pela Seleção Brasileira nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20”, destacou o Athletico.

Gols de fora da área e posições no meio-campo

“Posso jogar nas três funções do meio de campo. Mas onde me sinto melhor é jogando como segundo volante ou meia. Nos clubes por onde passei, tive a felicidade de fazer alguns gols de fora de área. Espero fazer muitos gols assim aqui também e ajudar o clube da melhor forma”, afirmou o novo reforço athleticano.

A tendência é que Praxedes dispute posição com Christian e João Cruz, que têm dupla função no esquema tático de Martín Varini.

Desempenho no Brasileirão

O melhor desempenho de Praxedes no Brasileirão foi em 2023, no Vasco, quando atingiu nota média 6,64 no ranking WhoScored. Ele fez um gol e deu duas assistências em 21 jogos (18 como titular). Jogando mais recuado, destacou-se nos desarmes, com média de 1,6 por partida. E teve baixa média de passes decisivos (0,4) e finalizações (1,1).

Desempenho de Praxedes na história do Brasileirão

Desempenho de Alex Santana na história do Brasileirão

Desempenho de Christian na história do Brasileirão

Esquema tático de Martín Varini

O técnico Martín Varini vem usando o 4-2-3-1 como base para defender e para as transições. Sem a bola, Christian é um volante, ao lado de Fernandinho. Com a bola, o time joga no 3-2-5, com dois zagueiros e um lateral recuado, fazendo a saída de bola com três jogadores atrás. No meio-campo, Fernandinho e Erick jogam centralizados, como armadores. O restante forma uma linha de cinco no ataque. Christian e Zapelli participam dessa linha, junto com os pontas e o centroavante, mas também têm liberdade de movimentação para criar.

A tendência é que Praxedes dispute posição com Christian, defendendo como volante e atacando como um meia ofensivo centralizado.

O 3-2-5 usado por Varini para atacar (Crédito: Reprodução/sharemytactics.com)
O 4-2-3-1 usado por Varini nas fases sem a bola (Crédito: Reprodução/sharemytactics.com)

Expectativas de Praxedes

“Estou muito contente e feliz por vestir esta camisa. Por fazer parte deste clube e da grandeza que ele é. As expectativas sempre são as melhores. Jogar, conquistar títulos e deixar meu legado aqui dentro. Estou muito motivado e quero estrear o mais rápido possível”, afirma o novo atleta do Furacão.

Trajetória de Praxedes

Bruno Conceição Praxedes chega por empréstimo junto ao Red Bull Bragantino. Desde julho de 2023, ele defendia o Vasco da Gama, também por empréstimo.

No início de sua formação, Praxedes defendeu o Vasco da Gama e o Fluminense. Ainda com 16 anos, foi contratado pelo Internacional. Em 2020, participou da conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo clube gaúcho.

Na mesma temporada, chegou à equipe principal do Inter. Em 2021, foi contratado em definitivo pelo Red Bull Bragantino.

Praxedes foi a compra mais cara da história do Red Bull Bragantino, por R$ 37 milhões, e estava emprestado ao Vasco.

No clube carioca, Praxedes entrou em seis rodadas do Brasileirão 2024 – três como titular e três como substituto. Sua última atuação foi em 21 de julho, quando ficou 45 minutos em campo na derrota do Vasco para o Atlético-MG.

Praxedes e a camisa da sorte

Bruno Praxedes diz que está preparado para repetir, com a camisa do Furacão, os melhores momentos de sua carreira.

“Podem esperar muita entrega, determinação e vontade de vencer. Espero deixar os torcedores felizes e ser muito feliz aqui dentro também. Confio plenamente no meu potencial e sei que aqui vou demonstrar o meu valor”, garantiu.

A chegada ao clube já foi acompanhada de um bom presságio.

“Quando cheguei, disseram que a camisa 8 estava livre. E daí eu me lembrei da Copinha, quando eu vesti a 8 e fui campeão. Para mim foi muito importante, porque foi um pouco antes de eu subir para o profissional. Foi uma boa memória e tive a certeza de que vai dar coisa boa. Será meu número da sorte”, diz.