01cap1
Athletico x Vitória. Foto: José Tramontin / Athletico.com.br

O Athletico vinha de quatro jogos seguidos sem vencer, mas encerrou o jejum neste domingo (30): derrotou o Vitória por 1 a 0, no estádio Barradão, em Salvador. A partida era válida pela 13ª rodada do Brasileirão.

Com o resultado, o Athletico foi a 22 pontos e subiu para a 5ª posição. O Vitória estacionou em 12 pontos e aparece na 15ª colocação.

JEJUM

Até o jogo deste domingo, o Athletico somava quatro partidas sem vitórias e, curiosamente, havia levado gols nos acréscimos em todos: contra Flamengo (1 a 1, na Arena), Botafogo (1 a 1, no Rio de Janeiro), Corinthians (1 a 1, na Arena) e Cruzeiro (derrota por 2 a 0, em Belo Horizonte). Nos últimos oito jogos, contando Brasileirão e Sul-Americana, o time venceu apenas uma partida (3 a 1 sobre o Criciúma).

O Vitória, por sua vez, havia trinfado em três das quatro partidas anteriores.

RECORDE

O zagueiro Thiago Heleno chegou a 353 jogos e se firmou como o segundo jogador com mais partidas pelo Athletico. Ele superou o volante Alan Bahia, que soma 352 jogos. O recordista é o ex-zagueiro Alfredo, que atuou em 462 partidas entre os anos 60 e 70.

TREINADOR

Fo o segundo jogo do interino Juca Antonello no comando da equipe. No outro, o time perdeu para o Cruzeiro por 2 a 0. Antonello substituiu Cuca, demitido um dia após o empate com o Corinthians. O nome de Fernando Diniz, que deixou o Fluminense, é bem visto no clube paranaense.

TABELA

O Athletico volta a campo nesta quarta-feira (3), Às 21h30, quando recebe o São Paulo na Ligga Arena. Depois, o time paranaense enfrenta o Atlético-GO em Goiânia, no domingo (7).

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

O Athletico não podia contar com o meia/extremo Nikão (lesão muscular), o centroavante Mastriani (desgaste muscular), o ponta Cuello (lesionado), o goleiro Bento e o ponta Canobbio (estão na Copa América e seguem como ausências). O meio-campista Alex Santana, que estaria em negociação com o Corinthians, nem viajou a Salvador. O técnico Juca Antonello resolveu colocar Gabriel como volante, em vez de Erick, no esquema 4-2-3-1. Christian e Julimar foram escalados na pontas Zapelli entrou como meia centralizado e Pablo foi como centroavante.

PRIMEIRO TEMPO

Fora de casa, o Athletico começou recuado, à espera de chances para contra-atacar. O Vitória tocava a bola e tentava erguer bolas à área, mas sem sucesso – a marcação do Furacão impedia o adversário de finalizar e até de entrar na área. Aos poucos, o time paranaense equilibrou as ações no meio-de-campo, mas produziu pouco. Em toda a etapa, houve apenas uma finalização certa: Julimar arriscou de fora da área e o goleiro do Vitória defendeu.

SEGUNDO TEMPO

Para a etapa final, o Athletico voltou com o zagueiro Gamarra e o volante Erick nos lugares de Thiago Heleno e Fernandinho – preservados por opção do treinador. O Vitória, que trocou Matheusinho e William Oliveira por Janderson e Rodrigo Andrade, voltou com mais entusiasmo e criou algumas chances de perigo no começo. Aos 17 minutos, Christian deu lugar a Emerson, que estreava na equipe profissional. A partir daí, o jogo voltou a ficar modorrento.  

Aos 35 minutos, Zé Vitor entrou no lugar de Zapelli. Pouquíssimo tempo depois, o Athletico fez 1 a 0, com Julimar, após lançamento de Kaique Rocha. Depois disso, o time paranaense recuou e passou a apostar em contra-ataques. Aos 45 minutos, Julimar deixou o campo para a entrada do argentino Di Yorio. Com receio de sofrer um gol nos acréscimos pela 5ª vez seguida, o time paranaense amarrou o jogo até o fim.

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Athletico somou 7 finalizações (3 certas), 41% de posse de bola e 3 escanteios. O Vitória obteve 16 finalizações (3 certas), 59% de posse de bola e 7 escanteios. Os números são do site Sofascore.

VITÓRIA 0 x 1 ATHLETICO

VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Willean Lepo (Cáceres), Caio Vinícius, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan, Léo Naldi e Willian Oliveira (Rodrigo Andrade); Matheusinho (Janderson), Alerrandro (Castillo) e Osvaldo (Zé Hugo). Técnico: Thiago Carpini

ATHLETICO: Léo Linck; Leo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno (Gamarra) e Esquivel; Gabriel e Fernandinho (Erick); Christian (Emersonn), Zapelli (Zé Vitor) e Julimar (Di Yorio); Pablo. Técnico: Juca Antonello

Gols: Julimar (35-2º)

Cartões amarelos: Zapelli, Léo Naldi, Zé Hugo, Pablo, Caio Vinicius,

Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)

Local: Estádio Barradão, em Salvador

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

5 – Contra-ataque do Athletico. Esquivel cruza rasteiro. A bola passa por Pablo. Leo Godoy arremata de Leo Naldi se atira à frente da bola e salva o gol
23 – Leo Godoy recebe de Pablo e cruza rasteiro para a área. Zapelli finaliza por cima do gol
30 – Matheusinho cruza da direita. A bola assusta, raspa a trave e sai
33 – Julimar arrisca de longe. Lucas Arcanjo salta e defende no canto direito
44 – Lucas Esteves arrisca de fora da área e manda por cima do gol
47 – Luan Santos bate de fora da área. A bola sai à direita

SEGUNDO TEMPO

2 – Após lançamento, Alerrando serve Lucas Esteves, que entra na área e devolve. Alerrandro finaliza em cima do goleiro
4 – Após troca de passes, Zé Hugo finaliza e Leo Linck coloca para escanteio. Após a cobrança, Wagner Leonardo cabeceia e o goleiro pega
18 – Zapelli cobra escanteio. Erick cabeceia com perigo, mas para fora
25 – Rodrigo Andrade cobra escanteio e Wagner Leonardo cabeceia para fora
34 – Erick lança. Pablo ganha de dois defensores no quique da bola e finaliza de carrinho, na saída do goleiro. A bola sai rente à trave
35 – Gol do Athletico. Kaique Rocha lança de seu campo. A zaga do Vitória falha. Julimar domina na risca da área e toca na saída do goleiro