Athletico confirma Lucho González como novo técnico e destaca coordenação de Autuori

Lucho González: argentino é o novo técnico do Athletico Paranaense após a saída de Martín Varini

Silvio Rauth Filho
Lucho González anunciado pelo Athletico Paranaense

Lucho González anunciado pelo Athletico Paranaense (Crédito: Divulgação/Athletico)

O Athletico Paranaense anunciou nessa terça-feira (dia 24) a contratação de Lucho González, 43 anos, para o cargo de técnico. Ele substitui Martín Varini, demitido na noite de segunda-feira (dia 23). Ao anunciar o novo profissional, o clube destacou que ele vai trabalhar sob a coordenação do diretor técnico Paulo Autuori.

“Lucho González começa a escrever, nesta terça-feira (24), um novo capítulo de sua vitoriosa história no Furacão. O argentino de 43 anos assume o cargo de técnico da equipe principal do Rubro-Negro. Lucho trabalhará no CAT Caju ao lado da comissão técnica permanente do Athletico e sob a coordenação do diretor técnico Paulo Autuori”, informou o clube.

Experiência de um multicampeão

“Lucho tem uma identificação incontestável com o Furacão. Como jogador, foram seis temporadas defendendo a camisa athleticana e a participação em cinco títulos: CONMEBOL Sudamericana de 2018 e 2021, Levain Cup de 2019, Copa do Brasil de 2019 e Campeonato Paranaense de 2020”, lembrou o Athletico.

“Somadas às conquistas por outros clubes da América do Sul, da Europa, do Oriente Médio e também pela Seleção Argentina, Lucho González se tornou um dos atletas argentinos mais vitoriosos da história. Antes mesmo de encerrar a carreira como atleta, defendendo o Athletico, em 2021, Lucho passou a se preparar para atuar à beira dos gramados, com licenças na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e na AFA (Asociación del Fútbol Argentino). No início de 2022, foi auxiliar técnico do Athletico. Depois, passou por Ceará, como treinador, e pelo Internacional, como auxiliar técnico”, explicou o Furacão.

Juca

Depois de deixar o Athletico, Lucho trabalhou com Juca Antonello no Ceará, em 2022. Comandou a equipe nordestina em 11 jogos, com uma vitória, cinco empates e cinco derrotas. Em 2023 e 2024, foi auxiliar no Internacional.

Juca Antonello é auxiliar da comissão técnica permanente do Athletico e vai trabalhar junto com Lucho novamente. A estreia do argentino será já na próxima partida, nesta quinta-feira, contra o Racing, na Argentina, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.

Técnicos do Athletico em 2024

O Athletico empatou com o Criciúma no último domingo, completando sete partidas seguidas sem vencer no Brasileirão. Nas copas, Varini sofreu apenas uma derrota no comando do Furacão (para o Vasco, em São Januário, pela Copa do Brasil).

Nikão

Com a saída de Varini, a tendência é que o meia/ponta Nikão volte a ser utilizado. O jogador foi afastado do elenco principal na semana passada após desentendimento com o treinador. Clique aqui para lembrar o caso.

Carreira

No Uruguai, Martín Varini foi campeão com o Defensor. Clique aqui para saber mais sobre a trajetória do treinador.