Juan Carlos Osorio, do Athletico
Juan Carlos Osorio, do Athletico (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico demitiu o técnico Juan Carlos Osorio neste domingo (3), um dia após a derrota para o Londrina (1 a 0), ocorrida neste sábado (2), no primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Paranaense. Até segunda ordem, a equipe será comandada pelo auxiliar técnico Wesley Carvalho, que havia sido o treinador no Brasileirão de 2023.

“O Athletico Paranaense informa que Juan Carlos Osorio não é mais o técnico da equipe principal. Os auxiliares técnicos John Mario Arango e Francisco Yony Londoño também não continuarão no quadro de profissionais do clube. O Athletico Paranaense agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso na continuidade de suas carreiras. Interinamente, a equipe principal será comandada por Wesley Carvalho e Juca Antonello”, disse o clube, em nota no site oficial.

No sábado, o Athletico perdeu por 1 a 0 para o Londrina, no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense, no Estádio do Café. O resultado força o time da capital precisa vencer o duelo de volta (no domingo, 10, na Arena) por dois gols para avançar as semifinais. Se ganhar por um gol, a decisão será nos pênaltis. A equipe do Interior fica com a vaga se empatar.

Curiosamente, esse jogo foi a única derrota de Osorio no comando do Athletico. Nos outros jogos, ele somou sete vitórias e quatro empates. Contudo, nos últimos quatro jogos, o time venceu apenas uma vez (3 a 1 sobre o São Joseense). Além disso, a derrota em Londrina derrubou uma invencibilidade de 29 jogos do Furacão no Campeonato Paranaense, sua maior série na história.

Osorio havia sido contratado no início deste ano. O colombiano vinha adotando um esquema 3-1-4-2, com três defensores, um volante, dois alas, dois meias-centrais, um ponta-de-lança e um centroavante. Na avaliação da diretoria, pesavam contra ele a falta de entendimento do modelo de jogo e a dificuldade de adaptação.