Athletico empata com o Criciúma e aumenta jejum no Brasileirão

Criciúma x Athletico: empate sem gols e jejum aumentado no Campeonato Brasileiro

Silvio Rauth Filho
Criciúma 0x0 Athletico

Criciúma 0x0 Athletico (Crédito: Divulgação/Athletico/Gustavo Oliveira)

O Athletico Paranaense empatou em 0 a 0 com o Criciúma nesse domingo (22) à noite, no estádio Heriberto Hulse, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 31 pontos, em 13º lugar. Já a equipe catarinense soma 29 pontos e figura na 15ª colocação.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Agora, o Furacão volta a jogar na quinta-feira, contra o Racing na Argentina, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Pelo Brasileirão, o próximo jogo será contra o Flamengo, no Maracanã, dia 29 (domingo).

Jejum na Série A

Contando apenas o Brasileirão, o Athletico chegou a 7 partidas seguidas sem vencer – 4 derrotas e 3 empates. Já o Criciúma soma 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas nos últimos 7 jogos.

Técnico
O técnico uruguaio Martín Varini soma 19 jogos pelo Athletico, com 9 vitórias, 4 empates e 6 derrotas.

Escalação do Athletico

As baixas eram o ponta Canobbio, suspenso por três cartões amarelos, o meia Zapelli (tornozelo), o zagueiro Gamarra (joelho) e o centroavante Pablo (joelho). Além das entradas do ponta Julimar e do meia João Cruz nos lugares de Canobbio e Zapelli, o técnico Martín Varini também fez mais quatro mudanças, todas por desgaste físico, com as saídas de Erick, Fernando, Christian e Mastriani para as entradas de Madson, Esquivel, Praxedes e Di Yorio. E o time segue sem contar com Fernandinho, lesionado, que só volta a jogar em 2025.

Esquema tático
O esquema tático usado por Varini tem como base o 4-2-3-1. Contra o Criciúma, os dois volantes eram Gabriel (esquerda) e Praxedes (direta). A linha de três era formada por João Cruz (centro), Cuello (direita) e Julimar (esquerda). O centroavante era Di Yorio. Com a bola, o time usa o 3-2-5 para atacar. Nesse domingo, Madson defendeu como lateral e atacou como volante. E Esquivel ficou atrás, ao lado dos dois zagueiros.

Escalação do Criciúma

O Criciúma de Claudio Tencati (ex-Londrina) não tinha o zagueiro Walisson Maia (ex-Coritiba), suspenso. O treinador usou o 4-2-3-1, com Allano (direita), Matheusinho (centro) e Fellipe Mateus (esquerda) na linha de três.

Primeiro tempo

O Athletico adotou uma postura mais cautelosa em comparação com os últimos jogos. Aplicou pressão alta em raros momentos e ficou em uma postura média (o chamado ‘bloco médio’) na maior parte do tempo. O Criciúma tentou ser o protagonista do jogo, mas não teve qualidade suficiente para isso. Até conseguiu empurrar o adversário para trás em certos momentos, mas pouco criou.

Foram poucos ataques expressivos na primeira etapa – três do Furacão e dois do Criciúma. O melhor momento do visitante foi aos 5, em chute de Julimar, que passou perto. O mandante quase marcou aos 29, em cruzamento rasteiro de Dudu e chute na trave de Fellipe Mateus.

Segundo tempo

No intervalo, saiu João Cruz e entrou Christian. O Criciúma voltou melhor e levou perigo em três lances nos primeiros 15 minutos. O Athletico se desmontou em campo e levou sufoco. Aos 17, saiu o ponta Julimar e entrou o lateral Fernando. Aos 27, foi a vez do volante Erick entrar no lugar de Praxedes. O mandante seguiu atacando com frequência. Aos 39, Di Yorio e Gabriel foram substituídos pelo centroavante Mastriani e pelo volante Felipinho. O jogo ficou completamente aberto nos minutos finais, com ataques frequentes dos dois lados. Aos 48, o Athletico teve grande chance com Felipinho, na cara do gol, mas Gustavo saiu bem, por baixo, e abafou o chute.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Athletico teve 37% de posse de bola, 8 finalizações (2 certas), 66% de precisão de passes e 10 faltas cometidas. O Criciúma terminou com 22 arremates (6 certos), 82% de precisão nos passes e 12 faltas cometidas. Os dados são do WhoScored.

CRICIÚMA 0x0 ATHLETICO

Criciúma: Gustavo; Dudu (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto (Jhonata Robert) e Newton (Felipe Vizeu); Allano (Arthur Caike), Matheusinho e Fellipe Mateus (Ronald); Bolasie. Técnico: Claudio Tencati
Athletico: Mycael; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Gabriel (Felipinho) e Praxedes (Erick); Cuello, João Cruz (Christian) e Julimar (Fernando); Di Yorio (Mastriani). Técnico: Martin Varini
Cartões amarelos: Bolasie, Tobias Figueiredo (C). Gabriel, Felipinho (A).
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)

PRINCIPAIS LANCES