Athletico empata com o Cruzeiro e não tem mais chance de chegar à Libertadores 2024

Silvio Rauth Filho
Christian, do Athletico Paranaense, enfrenta o Cruzeiro

Christian, do Athletico Paranaense, enfrenta o Cruzeiro (Crédito: Divulgação/Athletico/Gustavo Oliveira)

O Athletico Paranaense empatou em 1 a1 com o Cruzeiro, nessa quinta-feira (dia 30) à noite, no Mineirão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 8º lugar, com 53 pontos — 6 pontos abaixo do G6 (grupo dos seis primeiros, que garantem vaga na Libertadores 2024). O Cruzeiro está na 14ª posição, com 45 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Com o placar, o Athletico não tem mais chances de conquistar vaga na Libertadores 2024. Mesmo que ganhe as duas partidas restantes, pode no máximo empatar em pontos com o Bragantino (6º colocado). E, nesse caso, ficaria atrás no primeiro critério de desempate: número de vitórias. Com isso, o time paranaense vai disputar a Copa Sul-Americana em 2024.

Fases
O Athletico completou 7 partidas seguidas sem vencer (5 empates e 2 derrotas). Já o Cruzeiro soma agora 4 rodadas consecutivas sem perder (2 vitórias e 2 empates).

Artilheiro
Vitor Roque é o artilheiro do Athletico no Brasileirão (12 gols em 24 jogos) e no total da temporada 2023 (21 gols em 44 jogos).

Torcida
A partida no Mineirão teve torcida. O Cruzeiro chegou a ser punido preventivamente com portões fechados, junto com o Coritiba, por causa da briga de torcidas na Vila Capanema. No entanto, o STJD reverteu essa decisão provisória e o caso será julgado na próxima segunda-feira.

Escalação
O técnico interino do Athletico, Wesley Carvalho, tinha seis baixas para a partida: Canobbio, Esquivel, Pedro Henrique, Arturo Vidal, Fernando e Pablo. As novidades foram Matheus Felipe na zaga e Christian na ala-esquerda. Ainda sem estar 100% fisicamente, Vitor Roque começou no banco.

Esquema tático
Wesley manteve o 3-4-3. A linha de quatro tinha Fernandinho e Erick centralizados e dois alas (Cuello na direita e Christian na esquerda). O ataque era formado por Willian Bigode (centro), Vitor Bueno (direita) e Zapelli (esquerda).

O 4-3-2-1 do Cruzeiro e o 3-4-3 do Athletico (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Cruzeiro
O Cruzeiro não tinha Matheus Jussa, Wesley, Rafael Bilu e Ramiro. O time usou o 4-3-2-1, com Bruno Rodrigues (ex-Athletico e Paraná Clube) como centroavante.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve domínio do Cruzeiro, que tentou explorar a famosa fragilidade do adversário: as bolas erguidas para a área. Foram 12 cruzamentos e 12 finalizações do mandante, enquanto o visitante somou quatro cruzamentos e dois arremates. A equipe mineira perdeu chance clara aos 7, quando Artur mandou a bola no travessão, Marlon chutou no rebote e Cacá salvou em cima da linha. Bento fez quatro boas defesas para salvar o Athletico. O time paranaense pouco atacou, mas teve chance clara em falha grave de Marlon, que deixou Willian Bigode roubar a bola e sair na cara do gol. O atacante chutou e o goleiro Rafael Cabral salvou.

Mudanças no intervalo
Na volta do intervalo, entraram no Athletico o centroavante Vitor Roque e o lateral-direito Madson. Saíram Zapelli e Willian Bigode. Com isso, Christian avançou para o lado esquerdo do ataque. E Cuello foi para a ala-esquerda. O 3-4-3 foi mantido.

Segundo tempo
O segundo tempo começou com domínio do Cruzeiro e com o Athletico esboçando uma reação. Aos 13, o zagueiro Kaique Rocha entrou no lugar de Matheus Felipe. O time paranaense começou a equilibrar o jogo e abriu o placar aos 19, em lançamento de Fernandinho, ajeitada de cabeça de Erick e finalização de Vitor Roque. O mandante aumentou a pressão e conseguiu um pênalti aos 27, em falta de Erick sobre Matheus Pereira. Bruno Rodrigues cobrou no canto e Bento defendeu.

Empate no fim
Aos 37, o volante Hugo Moura entrou no lugar de Vitor Bueno. O Cruzeiro empatou em seguida, aos 38, em belo chute de fora da área de Matheus Pereira. Aos 44, o atacante Rômulo entrou no jogo.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 43% de posse de bola, 6 finalizações (3 certas), 13 faltas cometidas e 82% de precisão nos passes. O Cruzeiro somou 26 arremates (9 certos), 10 faltas cometidas e 87% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

CRUZEIRO 1×1 ATHLETICO
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Ian Luccas (Fernando Henrique), Filipe Machado (Lucas Silva) e Japa (Nikão); Matheus Pereira e Artur Gomes (Rafael Elias); Bruno Rodrigues (Robert). Técnico: Paulo Autuori
Athletico: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Matheus Felipe (Kaique Rocha); Erick, Fernandinho, Cuello e Christian (Rômulo); Vitor Bueno (Hugo Moura), Zapelli (Madson) e Willian Bigode (Vitor Roque). Técnico: Wesley Carvalho
Gols: Vitor Roque (19-2º) e Matheus Pereira (38-2º)
Cartões amarelos: Ian Luccas, Neris, William (C). Matheus Felipe, Madson, Cacá, Hugo Moura, Rômulo (A)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local: Mineirão

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Contra-ataque. Vitor Bueno invade a área e cruza para Cuello. A zaga salva na pequena área.
7 – Japa cruza da direita. Cacá fura. Livre, Artur cabeceia no travessão, pega o rebote e finaliza de cabeça de novo. Bento salva. Marlon chuta e Cacá salva em cima da linha.
8 – Falta frontal. Machado cobra no cantinho. Bento salva.
11 – Artur dispara, invade a pequena área e chuta. Bento salva.
23 – Machado chuta de longe. Bento agarra no canto.
39 – Falta perto do bico da área. Vitor Bueno cobra com um chute forte. O goleiro segura.
43 – Bento lança. Willian Bigode rouba de Marlon, sai na cara do gol e chuta. Rafael salva.

Segundo tempo
1 – Marlon invade a área e toca para Japa, na cara do gol. Ele chuta para fora.
11 – Matheus Pereira invade a área e rola para Bruno Rodrigues, que chuta. Bento defende.
19 – Gol do Athletico. Fernandinho lança para a área. Erick ajeita de cabeça para Vitor Roque completar para o gol vazio.
27 – Matheus Pereira cai na área ao ser desarmado por Erick. Pênalti. Bruno Rodrigues cobra no cantinho. Bento defende.
38 – Gol do Cruzeiro. Matheus Pereira chuta de fora da área e acerta o ângulo.