Cuello e Fernando
Cuello e Fernando (Crédito: Divulgação/Gustavo Oliveira/athletico.com.br)

O centroavante Pablo, 32 anos, e o zagueiro Thiago Heleno, 36 anos, voltaram aos treinos no Athletico Paranaense nessa segunda-feira (dia 14). Os dois não enfrentaram o Botafogo, em 5 de outubro, porque estavam em recuperação. Agora, com o retorno aos treinamentos, têm grande chance de atuar nesta quinta-feira, contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Além desses ‘reforços’, o técnico Lucho González também conta com o retorno do meio-campista Christian, que cumpriu suspensão contra o Botafogo.

As baixas confirmadas são o zagueiro Kaique Rocha e o lateral-direito Madson, suspensos pelo acúmulo de três cartões amarelos.

O volante Fernandinho, 39 anos, segue em recuperação de lesão muscular e pode voltar em novembro.

Improvisações

Lucho González usou o esquema tático 5-2-3 contra o Botafogo e também em parte do duelo contra o Flamengo. Nesse formato, foi obrigado a improvisar. O principal obstáculo para o treinador é a falta de zagueiros.

CAP-523
O 5-2-3 do Athletico contra o Botafogo (Crédito: Reprodução/Cazé TV)

Contra o Botafogo, ele formou o trio de zagueiros com Gamarra (esquerda), Kaique Rocha (centro) e Madson (direita). Os laterais foram Esquivel (esquerda) e Cuello (direita).

Ou seja, além de improvisar Madson na zaga, foi obrigado a usar o ponta Cuello nessa posição defensiva.

Zagueiros

Além do trio Kaique Rocha, Gamarra e Thiago Heleno, o elenco do Athletico conta com mais dois zagueiros: Marcos Victor (22 anos) e Belezi (21 anos). Marcos chegou do Bahia em setembro e ainda não estreou. A última partida dele foi em março, pelo clube nordestino. Belezi não joga desde fevereiro, quando atuou no Campeonato Paranaense.

Outros jogadores que podem ser improvisados na zaga são os laterais Fernando e Esquivel.

Nikão e Zapelli

Nikão, 32 anos, tem começado no banco em 2024, independente dos técnicos que passaram pelo Athletico. Canhoto, o jogador fez sucesso no clube atuando como extremo, aberto pelo lado direito.

Contra o Botafogo, ele entrou já na volta do intervalo, no lugar do argentino Zapelli, 22 anos.

No esquema de Lucho, Zapelli defende aberto pelo lado direito, na mesma linha que o centroavante e que Canobbio, que joga aberto na esquerda. Com a bola, porém, o argentino tem liberdade para se movimentar pelo centro e também fazer jogadas pela ponta direita. Ou seja, funções que podem ser cumpridas por Nikão.

Provável escalação do Athletico contra o Corinthians

Caso Lucho mantenha o esquema 5-2-3, a provável escalação do Athletico é Mycael; Cuello, Thiago Heleno, Gamarra, Esquivel e Fernando; Gabriel e Erick; Nikão (Zapelli), Pablo (Mastriani) e Canobbio.

Christian

Apesar de ser chamado de volante, Christian costuma ser utilizado em posições ofensivas, como meia ofensivo centralizado ou como extremo (meia ofensivo pelo lado do campo). Com isso, o jogador pode ser uma novidade na escalação.