Capa
Mastriani se lamenta: Athletico jogou melhor que o adversário quase toda a partida, mas não conseguiu sair de campo com os três pontos (Foto: Valquir Aureliano)

Segue a sina athleticana. Na noite deste sábado (14 de setembro), jogando na Ligga Arena, mais uma vez o Furacão foi melhor que seu adversário, o Fortaleza, mas novamente não conseguiu sair de campo celebrando. O placar foi de 1 a 1, com Moisés abrindo o placar para os visitantes e Canobbio fazendo o rubro-negro chegar à igualdade. Do início ao fim, o Athletico foi superior ao adversário, mas faltou qualidade no último toque para conseguir os três pontos.

Com o placar, o time paranaense agora soma 30 pontos em 24 jogos, apenas cinco pontos a frente de Corinthians e Vitória, 17º e 18º colocados e primeiros times na zona de rebaixamento. A equipe cearense, por sua vez, tem 49 pontos e, por ora, segue em 2º lugar.

O Furacão volta a campo na próxima quinta-feira (19), às 21h30, quando recebe o Racing (da Argentina) pela partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O Leão do Pico, por sua vez, encara na terça-feira (17) o Corinthians pela mesma competição.

ESCALAÇÕES

Sem poder contar com o volante Fernandinho, o lateral Fernando, o meia Christian e o zagueiro Thiago Heleno (que ficou no banco), o técnico Martín Varini promoveu as entradas de Gamarra na zaga e João Cruz no mei de campo do Athletico. O esquema de jogo, no entanto, foi o mesmo de outras partidas recentes: 4-2-3-1 (quando o time defende) e que deriva para um 3-2-5 (quando o time ataca).

Do lado do Fortaleza, Vojvoda teve os retornos de Cardona e Kervin Andrade. Já Bruno Pacheco, Rosseto e Santos seguem no Departamento Médico (DM), enquanto Martínez, Pikachu e Brítez estiveram suspensos.

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa na Ligga Arena foi bastante movimentado. E embora o Furacão tenha jogado melhor, quem acabou saindo na frente foi o Fortaleza, logo em sua primeira jogada mais perigosa, aos 13 minutos. Na jogada, Moisés disparou com liberdade da esquerda para o meio, tabelou na entrada da área e chutou firme pro gol.

O Athletico, entretanto, não se entregou. E passou a criar um maior volume de jogadas a partir dali, com boas com boas e rápidas transições do ataque para a defesa e construção de jogo de pé em pé, desde a zaga.

O esforço dos mandantes foi recompensado na quinta boa chegada do rubroi-negro ao ataque, aos 28 minutos, quando Canobbio recebeu ótima assistência de Cuello e chutou na saída do goleiro, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o tento. 1 a 1.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa seguiu movimentada e com o Athletico mostrando mais ímpeto. Aos três minutos, quase a virada, numa saída de bola errada dos cearenses que terminou com João Cruz chutando na trave.

Aos 13 minutos, a primeira substituição de Varini, com Pablo substituindo Mastriani. Aos 26, foi vez de Julimar e Praxedes suplantarem Zapelli e Cuello – e parte da torcida athleticana reclamou muito dessas substituições, xingando o técnico da equipe. Aos 39, foi vez do atacante Di Yorio entrar no lugar do meio-campista João Cruz.

No final das contas, o Furacão sufocou toda a etapa complementar o Leão. No entanto, falhou sempre no último passe ou então parou no goleiro João Ricardo. Assim, o 1 a 1 no placar acabou persistindo.

FICHA TÉCNICA

Athletico 1 x 1 Fortaleza

Athletico: Mycael; Erick; Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Gabriel e João Cruz (Di Yorio); Cuello (Praxedes), Zapelli (Julimar) e Canobbio; Mastriani (Pablo). Técnico: Martín Varini
Fortaleza: João Ricardo; Mancuso (Tinga), Kuscevic, Cardona, Felipe Jonatan; Pedro Augusto e José Welison, Moisés (Breno Lopes), Kervin Andrade (Pochettino) e Marinho (Machuca); Renato Kayzer (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gols: Moisés (13-1º), Canobbio (28-1º)
Cartões amarelos: Kuscevic, João Ricardo (F); João Cruz, Canobbio (A)
Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)
Público: 15.402 (total)
Renda: R$ 501.450,00
Local: Ligga Arena, no sábado (14 de setembro), às 18h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

13 – Gol do Fortaleza! Moisés avança pela esquerda, corta para o meio e toca para Mancuso, que devolve pro atacante receber já limpando a marcação e chutando firme na saída do goleiro.

15 – Canobbio arrisca um chute de fora da área e leva perigo. Para fora.

17 – Bela trama entre Mastriani e Zapelli na entrada da área e a bola acaba sobrando nos pés de Canobbio, livre pela direita e de frente para o gol. Ele chuta e João Ricardo faz grande defesa, no reflexo.

18 – Na sequência da jogada anterior, Cuello coloca a bola entre as pernas do marcador, perto da linha de fundo, e toca para Zapelli, que chegava para fazer o gol na pequena área. Mas Mancuso trava na ‘hora H’ o jogador do Furacão e salva o Fortaleza.

24 – Cuello recebe pela esquerda e tenta o cruzamento. Pedro Augusto tenta interceptar e quase desvia a bola contra o próprio gol. Escanteio.

28 – Gol do Athletico! Jogada de pé em pé do Athletico, até que Cuello abre pela esquerda com Canobbio. O uruguaio dispara com liberdade, invade a área e chuta na saída do goleiro, que chega a tocar na bola, mas não evita o gol.

36 – Cobrança de falta da entrada da grande área. Kayzer vai para a batida e chuta firme, direto pro gol. A bola passa raspando o travessão.

45 – Cuello faz fila e passa por três marcadores pela esquerda. Ele invade a área com liberdade e chuta forte, cruzado. João Ricardo fecha bem o ângulo e defende.

46 – Cobrança de escanteio de Zapelli. A zaga do Fortaleza tenta afastar, fura e a sobra fica com Canobbio, que desvia levemente pro gol. João Ricardo se estica e faz mais uma grande defesa.

47 – Contra-ataque do Fortaleza. Marinho coloca na frente para Kervin, que sai na cara do gol. O atacante tenta vencer o goleiro com um toque por cobertura e manda para fora.

48 – Contra-ataque bem armado por Zapelli e Canobbio. O uruguaio avança pela esquerda e toca para o argentino, que chuta firme da entrada da área. João Ricardo faz uma defesa segura.

Segundo tempo

2 – Levantamento de João Cruz. A bola viaja até a cabeça de Mastriani, que cabeceia por cima do gol

3 – Fortaleza sai jogando errado. Zapelli recupera e toca para Mastriani, que faz o pivô e ajeita para João Cruz chegar batendo. João Ricardo espalma, a bola bate na trave e volta pro goleiro do time cearense.

9 – Cruzamento da direita de Cuello. Zapelli domina na segunda trave e já chuta forte pro gol, por cima da meta.

32 – Gamarra recebe na intermediária e arrisca um chute de longe. João Ricardo, bem posicionado, espalma. Escanteio.

44 – Breno Lopes recebe pela direita, corta o marcador e chuta firme, cruzado, da entrada da área. Mycael espalma.