WhatsApp Image 2023-10-29 at 17.14.19
Athletico x São Paulo (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico empatou em 1 a 1 com o São Paulo, nesse domingo (dia 29) à tarde, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou em 7º lugar, com 49 pontos. O time paulista está na 10ª colocação, com 39 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Em relação ao desempenho, o Athletico pouco jogou. Teve alguns momentos de bom futebol, mas foi apático e pouco criativo na maior parte do tempo. Sem a bola, foi frouxo na marcação e permitiu que o São Paulo controlasse o meio-campo e ditasse o ritmo da partida.

Série invicta
O Athletico é o mandante há mais tempo sem perder no Brasileirão, com 12 rodadas sem derrotas em casa (6 vitórias e 6 empates). Já o São Paulo segue sem vencer fora de casa e é o segundo pior visitante da competição, com 7 empates e 8 derrotas em 15 jogos longe do Morumbi.

Artilheiros
O centroavante Pablo é o vice-artilheiro do Athletico em 2023, com 16 gols em 49 jogos, atrás apenas de Vitor Roque (20 gols em 42 jogos).

Assistências
O meia Vitor Bueno é o segundo com mais assistências no Athletico em 2023, com 8, empatado com Terans e Vitor Roque. Eles estão atrás apenas de Canobbio (com 9).

Escalação
As baixas no Athletico eram um suspenso (Fernandinho) e sete lesionados (Christian, Alex Santana, Madson, Pedro Henrique, Fernando, Arturo Vidal e Vitor Roque). O esquema tático foi o 3-4-3, com Vitor Bueno (direita), Zapelli (esquerda) e Pablo (centro) no ataque. A linha de quatro do meio-campo tinha Canobbio (esquerda) e Cuello (direita) como alas, além de Erick e Hugo Moura centralizados.

CAP-343
O 3-4-3 do Athletico e o 4-2-3-1 do São Paulo (Crédito: Reprodução/Sofascore)

São Paulo
No São Paulo, os novos desfalques eram o lateral Rafinha (suspenso) e o ponta Lucas Moura (lesionados). As baixas ‘antigas’ eram Galoppo, Igor Vinícius, Marcos Paulo, Patryck, Calleri, Moreira, Arboleda e Luan.

Primeiro tempo
O jogo começou com gol do Athletico, em jogada de dupla ex-São Paulo. Aos 6 minutos, Vitor Bueno cruzou com perfeição e Pablo tocou de cabeça no canto: 1 a 0. O empate veio já aos 9 minutos, em escanteio cobrado por Rato, pane geral da zaga do Furacão e finalização de cabeça de Pablo Maia: 1 a 1. Depois disso, o mandante foi frouxo na marcação e lento com a bola. O visitante valorizou a posse e rodou bastante a bola pelo campo, mas pouco produziu. Ou seja, depois dos dois gols, quase nenhuma produção ofensiva de qualidade.

Segundo tempo
O segundo tempo começou com cenário semelhante, com pouca criatividade dos dois times e muita lentidão na troca de passes. Aos 29, o Athletico pediu o segundo amarelo para Pablo Maia, que cometeu falta por trás em Cuello. O árbitro ignorou. A primeira substituição no time paranaense só veio aos 32, com a entrada do atacante Rômulo no lugar de Zapelli. Aos 39, saiu Hugo Moura e entrou o atacante Arriagada. As mudanças não surtiram efeito e o jogo seguiu truncado até o fim.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 41% de posse de bola, 13 finalizações (5 certas), 13 faltas cometidas e 82% de precisão nos passes. O São Paulo somou 5 arremates (2 certos), 10 faltas cometidas e 84% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 1×1 SÃO PAULO
Athletico: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Cuello, Hugo Moura (Arriagada), Erick e Canobbio; Vitor Bueno, Pablo e Zapelli (Rômulo). Técnico: Wesley Carvalho
São Paulo: Rafael; Nathan, Diego Costa, Alan Franco e Welington; Pablo Maia e Alisson (Michel Araújo); Wellington Rato (Ferraresi), Luciano (James Rodríguez) e Rodrigo Nestor (Juan); Erison (David). Técnico: Dorival Júnior
Gols: Pablo (6-1º), Pablo Maia (9-1º),
Cartões amarelos: Pablo Maia, Erison, Nathan, Luciano, Rafael (SP). Hugo Moura (A).
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Público: 27.604
Local: Ligga Arena, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Gol do Athletico.
Vitor Bueno cruza da direita. Pablo cabeceia no canto.
9 – Gol do São Paulo. Escanteio. Rato cruza. Ninguém marca Pablo Maia, que sobe sozinho e cabeceia no canto.
21 – Vitor Bueno chuta de fora da área. Rafael segura.
28 – Erison invade a área e chuta cruzado. Bento espalma.
34 – Canobbio rouba do zagueiro, invade a área e, com pouco ângulo, tenta o chute. Rafael salva.

Segundo tempo
6 – Canobbio rouba do lateral, invade a área e chuta cruzado, quase sem ângulo. Rafael espalma.
16 – Erison pega rebote na meia-lua e chuta sobre o gol.
29 – Pablo Maia, que já tinha amarelo, comete falta por trás em Cuello, mas escapa do segundo cartão.