Athletico de Nikão venceu o Botafogo e lidera o Brasileirão
Nikão, do Athletico, enfrenta o Botafogo (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense esteve perto de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Nessa quarta-feira (dia 19) à noite, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, vencia por 1 a 0 o Botafogo até os 51 minutos do segundo tempo. Aos 52, porém, sofreu um gol em jogada de escanteio e acabou empatando em 1 a 1 com o time carioca, que manteve a liderança da competição, com 20 pontos. Após a partida pela 10ª rodada, o Furacão ficou em 3º lugar, com 18 pontos, empatado com Bahia e Flamengo (dois times dois times que se enfrentam nesta quinta-feira no Maracanã).

Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O jogo dessa quarta-feira praticamente repete o drama vivido pelo Athletico no domingo, quando vencia o então líder Flamengo até os minutos finais – e acabou empatando.

Na próxima rodada, o Athletico enfrenta o Corinthians, domingo (dia 23) às 16 horas, na Ligga Arena.

Fases
Líder do Brasileirão, o Botafogo vinha de 3 vitórias seguidas e chegou agora a 9 jogos seguidos sem perder. O Athletico soma agora 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas nos últimos 6 jogos.

Novo artilheiro
O centroavante Mastriani é o artilheiro do Athletico em 2024, agora com 13 gols em 25 jogos, à frente de Pablo (10 gols em 27 partidas).

Cuca estava suspenso

Expulsos contra o Flamengo, o técnico Cuca e o auxiliar Cuquinha estava suspensos contra o Botafogo. Os jogadores foram orientados do banco de reservas pelo auxiliar Juca Antonello.

Esquema tático
Antes, o treinador vinha usando o esquema tático 4-2-3-1 como base. Dessa vez, adotou o 5-4-1, com Léo Godoy e Cuello nas laterais. E com Esquivel como zagueiro. A linha de quatro tinha Fernandinho (centro), Erick (centro), Nikão (direita) e Christian (esquerda).

Baixas
Os desfalques no Athletico eram o volante Felipinho, devido a um problema de sáude, além do goleiro Mycael, suspenso. Outras baixas eram o goleiro Bento (seleção brasileira) e o ponta Canobbio (seleção uruguaia), ambos na Copa América.

Escalação do Botafogo

O Botafogo não tinha o lateral-direito Rafael (33 anos, ex-Manchester United-ING), o ponta Jeffinho (24 anos, ex-Lyon-FRA), o atacante Matheus Nascimento (20 anos) e o zagueiro Pablo (32 anos, ex-Flamengo), todos em recuperação. O ponta venezuelano Savarino está na Copa América. O centroavante Tiquinho Soares era outra baixa do time, devido a questões particulares.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve o Athletico com forte marcação no meio-campo e com uma linha de cinco atrás bem postada. O Botafogo não teve espaços e praticamente não atacou. Se o 5-4-1 pode sugerir uma tática ultradefensiva, a realidade da primeira etapa foi outra. Com a bola, Godoy e Cuello atacavam ao mesmo tempo. Nikão e Christian tinham muita liberdade ofensiva pelo centro e pelas pontas. Com essa movimentação, o Furacão criou as melhores jogadas e levou perigo em três momentos.

Segundo tempo
O segundo tempo começou com gol. Já aos 7, Cuello cruzou na medida e Mastriani tocou no canto: Athletico 1×0. O Botafogo partiu desesperado para o ataque e ficou vulnerável aos contra-ataques. O Furacão aplicou três contragolpes perigosos, mas acabou errando nos momentos decisivos. Depois, aos 26, Cuello foi substituído pelo ponta Julimar. Aos 35, o Furacão quase fez o 2º, em boa jogada de Julimar e finalização de Christian – John defendeu. Em seguida, aos 36, entraram o centroavante Pablo e o zagueiro Gamarra. Aos 44, entraram o meia Zé Vitor e o volante Alex Santana.

O time carioca ficou ainda mais ofensivo no fim e conseguiu o empate aos 52, em escanteio cobrado por Diego Hernández e finalizado pelo angolano Bastos, que era marcado por Alex Santana. Foi a única finalização certa do Botafogo em toda partida.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Athletico teve 38,6% de posse de bola, 16 finalizações (6 certas) e 84% de precisão nos passes. O Botafogo terminou com 8 arremates (1 certo) e 87% de precisão nos passes. Os dados são do WhoScored.

BOTAFOGO 1×1 ATHLETICO

Botafogo: John; Damián Suárez (Yarlen), Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Marlon Freitas (Diego Hernández) e Danilo Barbosa (Luiz Henrique); Tchê Tchê, Óscar Romero (Fabiano) e Eduardo (Gregore); Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge
Athletico: Léo Linck; Léo Godoy, Thiago Heleno, Kaique Rocha, Esquivel (Gamarra) e Cuello (Julimar); Erick, Fernandinho, Nikão (Zé Vitor) e Christian (Alex Santana); Mastriani (Pablo). Técnico: Juca Antonello
Gols: Mastriani (7-2º) e Bastos (52-2º)
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Erick, Christian, Esquivel, Pablo (A).
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Público: 17.047 pagantes
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 26 – Fernandinho vê o goleiro adiantado e chuta por cobertura, do círculo central. John corre desesperado, se recupera e defende.
  • 36 – Depois de escanteio e pressão do Athletico, a bola sobra para Cuello, que cruza. Thiago Heleno se atira e chuta ao lado.
  • 37 – Nikão tabela com Christian, recebe na área e chuta para longe.
  • 46 – Fernandinho lança. Thiago Heleno cabeceia perto, ao lado.
  • Segundo tempo
  • 7 – Gol do Athletico. Cuello cruza do bico da área. Mastriani ganha do zagueiro e chuta no canto.
  • 11 – Léo Linck lança. Cuello recebe nas costas da zaga, avança e chuta. John sai bem e abafa o chute.
  • 15 – Cruzamento da direita. Livre na cara do gol, Cuiabano chuta para fora.
  • 20 – Nikão coloca nas costas da defesa. Christian dispara, mas é desarmado na meia-lua por Bastos.
  • 25 – Fernandinho rouba a bola no ataque e tenta encobrir o goleiro. A bola passa perto, ao lado.
  • 35 – Julimar dispara na ponta e cruza rasteiro. Na cara do gol, Christian chuta no alto. John espalma para escanteio.
  • 52 – Gol do Botafogo. Escanteio. Diego Hernández cobra para o meio da área. Bastos ganha pelo alto e marca de cabeça.