Athletico e Racing: o técnico Lucho González
O técnico Lucho González, do Athletico (Crédito: Divulgação/Athletico/Gustavo Oliveira)

O Athletico Paranaense viaja para Buenos Aires na tarde desta quarta-feira (dia 25) com 27 jogadores na delegação. O pouso do voo fretado está previsto para pouco antes das 18h, no Aeroporto de Ezeiza.

Na quinta-feira às 21h30, enfrenta o Racing, na partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana.

O jogo terá transmissão pela ESPN e pelo streaming Disney+.

Nikão

A principal novidade da delegação é o retorno do meia/extremo Nikão. O jogador foi afastado na semana passada, após desentendimento com o técnico Martín Varini. Com a demissão do treinador uruguaio, o atleta foi reintegrado ao grupo principal.

Sete novidades

Além de Nikão, seis novidades na delegação são os retornos de Canobbio, Zapelli, Pablo e Gamarra, além da presença de Marcos Victor e Zé Vitor. Para completar, o sétimo novo nome é o técnico Lucho González, que comandou os treinamentos dessa terça-feira e quarta-feira, e vai estrear no comando do Athletico nesta quinta-feira.

Retornos

O ponta Canobbio volta após cumprir suspensão por três cartões amarelos contra o Criciúma, no último domingo. O meia Zapelli (tornozelo), o zagueiro Gamarra (joelho) e o centroavante Pablo (joelho) estão recuperados.

Esquecidos

O zagueiro Marcos Victor, 22 anos, veio do Bahia há três semanas e ainda não estreou.

Outro que reaparece na delegação é o meio-campista Zé Vitor, de 24 anos, que se destacou pelo Maringá no Campeonato Paranaense. Ele chegou ao Athletico em abril e foi pouco utilizado (apenas 171 minutos em campo, ou seja, menos que duas partidas inteiras). Ele não joga há mais de 80 dias, desde 3 de julho.

Desfalque

A baixa é o volante Fernandinho, 39 anos, que sofreu lesão muscular e tem chances remotas de voltar a jogar em 2024.

  • RELACIONADOS PARA RACING x ATHLETICO
  • Goleiros:
 Léo Linck, Matheus Soares e Mycael
  • Zagueiros:
 Kaique Rocha
, Lucas Belezi, Marcos Victor, Gamarra e Thiago Heleno
  • Laterais:
 Esquivel, Fernando, Léo Godoy e Madson
  • Volantes: Erick
, Felipinho e Gabriel
  • Meiocampistas: Bruno Praxedes, Christian, João Cruz
 e Zé Vitor
  • Meia/extremo: Nikão
  • Meia: Zapelli
  • Pontas: Canobbio, Cuello e Julimar

  • Centroavantes: Di Yorio, Mastriani e Pablo

Provável escalação

A provável escalação do Athletico para enfrentar o Racing, no esquema tático 4-2-3-1, Mycael; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Gabriel e Erick; Cuello, Zapelli e Canobbio; Mastriani.

Esquema tático

Com Martín Varini, o esquema tático tinha como base o 4-2-3-1, com dois volantes (Gabriel na esquerda e Christian na direta). Na defesa, Erick era o lateral-direito. A linha de três era formada por Zapelli (centro), Cuello (direita) e Canobbio (esquerda). O centroavante era Mastriani.

Com a bola, o time usava o 3-2-5, com Erick como volante, ao lado de Gabriel. A linha de três defensiva tinha dois zagueiros e o lateral Esquivel. Os cinco do ataque eram os pontas (Canobbio e Cuello), o centroavante (Mastrini) e dois meias ofensivos (Zapelli e Christian).

Agora, com Lucho, a tendência é que o Furacão ataque de uma forma mais tradicional e conservadora.