Athletico perde de goleada para o Corinthians e entra na zona de rebaixamento

Corinthians x Athletico: time paranaense leva cinco gols e aumenta jejuns. Lucho González muda o time

Silvio Rauth Filho
Erick em Corinthians x Athletico

Erick em Corinthians x Athletico (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense perdeu por 5 a 2 para o Corinthians, nesta quinta-feira (dia 17) à noite, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão caiu do 15º para o 17º lugar, com 31 pontos, e entrou na zona de rebaixamento (ZR). A equipe paulista subiu da 18ª para a 16ª posição, agora com 32 pontos, e deixou a ZR.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Na próxima terça-feira, o Athletico volta a campo para enfrentar o Fluminense, no Rio de Janeiro, em partida adiada da 17ª rodada.

Treinador

Esse foi o 4º jogo do técnico Lucho González no comando do Athletico. Ele soma 4 derrotas.

Jejum na Série A

Contando apenas o Brasileirão, o Athletico é o time há mais tempo sem vencer, entre os 20 participantes: 10 rodadas. Foram 7 derrotas e 3 empates no período. A última vitória na Série A foi em 28 de julho – 2 a 1 sobre o Cuiabá.

Retrospecto

O Athletico não vence como visitante o Corinthians desde 2009. A última vitória foi por 3 a 1, no Pacaembu. Desde então, foram 7 vitórias do time paulista e 7 empates nos duelos em São Paulo. Desde a construção da Neo Química Arena, em 2014, foram 5 vitórias do Corinthians nesse confronto e mais 5 empates.

Sem Fernandinho

O Furacão não venceu sem Fernandinho em campo no Brasileirão 2024. Foram 10 jogos, 2 empates e 8 derrotas quando o volante de 39 anos não esteve em campo.

GOLS E ASSISTÊNCIAS

Fase do Corinthians

Contando todas as competições, o Corinthians vive uma fase de recuperação, com 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas nas últimas 10 partidas.

Mandante
No Brasileirão, o Corinthians só sofreu uma derrota como mandante – foi para o Botafogo, na 7ª rodada, em 1º de junho.

Escalação do Athletico

As baixas no Athletico eram o meio-campista Christian e o volante Fernandinho, com lesões musculares. Por suspensão, ficaram de fora o zagueiro Kaique Rocha e o lateral-direito Madson, que jogou de zagueiro na última rodada. Lucho González decidiu escalar o zagueiro Belezi, 21 anos, ex-Corinthians, que não atuava desde fevereiro. Outras novidades foram o centroavante Pablo e o meia/extremo Nikão como titulares.

Esquema tático
Lucho González manteve o esquema tático 5-2-3, com Cuello na lateral-direita. Os volantes eram Gabriel e Erick. Na frente, Nikão na direita, Canobbio na esquerda e Pablo como centroavante. Com a bola, Nikão tinha bastante liberdade de movimentação.

Escalação do Corinthians

As baixas no Corinthians eram Palacios e Maycon, em recuperação. O zagueiro André Ramalho, o lateral Fagner e o atacante Romero voltaram após suspensão. Só André foi titular. O time paulista usou o 4-1-3-2, com o venezuelano Martínez como único volante. A linha de três tinha Garro (centro), Bidon (esquerda) e Carrillo (direita).

Primeiro tempo

O jogo começou com gol do Corinthians. Aos 4 minutos, após escanteio curto, Garro rolou para Matheuzinho, que chutou de fora da área e acertou o ângulo. O Athletico reclamou de falta em Canobbio no lance. A arbitragem ignorou. Aos 16, mais um gol do mandante. Garro cobrou escanteio, Carrillo desviou, Mycael espalmou e Cacá (ex-Athletico) aproveitou o rebote: 2 a 0.

Lesão no início e reação

Já aos 15, Canobbio saiu lesionado. Entrou o ponta Julimar. O Athletico apostou em bolas altas para a área e chegou ao gol dessa forma, aos 29, em cruzamento de Esquivel e cabeceio de Nikão, no cantinho: 2 a 1. Aos 39, veio o empate. Erick disparou, tabelou com Nikão, recebeu na área e fuzilou o goleiro: 2 a 2.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com gol. Já aos 9 minutos, o holandês Memphis Depay cobrou falta no ângulo e fez um golaço: 3 a 2. O Athletico sentiu o golpe e se desorganizou. Aos 20, Yuri Alberto cruzou rasteiro, Gamarra tirou mal e Garro ficou livre para chutar: 4 a 2.

Mudanças e goleada

Aos 21 do 2º, Lucho colocou os meio-campistas Zapelli e João Cruz nos lugares de Nikão e Gabriel. Pouco adiantou e o mandante seguiu melhor. O 5º gol do Corinthians veio aos 32, em bela jogada coletiva: Garro para Talles Magno para Yuri Alberto finalizar: 5 a 2. Aos 35, entraram os centroavantes Mastriani e Di Yorio, mas já era tarde.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Athletico teve 39% de posse de bola, 22 finalizações (6 certas) e 7 faltas cometidas. O Corinthians terminou com 14 arremates (8 certos) e 9 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

CORINTHIANS 5×2 ATHLETICO
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; José Martínez (Charles); Carrillo (Igor Coronado), Rodrigo Garro (Raniele) e Breno Bidon (Romero); Memphis Depay (Talles Magno) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz
Athletico: Mycael; Cuello, Belezi (Mastriani), Thiago Heleno, Gamarra e Esquivel; Gabriel (João Cruz) e Erick; Nikão (Zapelli), Pablo (Di Yorio) e Canobbio (Julimar). Técnico: Lucho González
Gols: Matheuzinho (4-1º), Cacá (16-1º), Nikão (29-1º), Erick (39-1º), Depay (9-2º), Garro (20-2º) e Yuri Alberto (32-2º)
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Julimar, Belezi (A). Depay, Martínez, Yuri Alberto (C).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Público: 44.399 total
Local: Neo Química Arena, em São Paulo

PRINCIPAIS LANCES