Cuello
Cuello em Athletico x Bahia na Ligga Arena (Crédito: Rui Santos)

O Athletico Paranaense perdeu por 3 a 1 para o Bahia, nessa quarta-feira (dia 10), na Ligga Arena, em Curitiba, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou na 7ª colocação com 25 pontos. O time baiano está em 4º lugar, com 30 pontos.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

O próximo compromisso do Athletico será no sábado, contra o Ypiranga, na Ligga Arena, pela Copa do Brasil.

Novo técnico

O técnico uruguaio Martín Varini chegou a Curitiba na noite de segunda-feira e só assume o Furacão nesta quinta-feira. Contra o Bahia, o time foi comandado pelo auxiliar Juca Antonello. Ele assumiu como interino após a saída de Cuca e dirigiu a equipe nos últimos 5 jogos (2 vitórias e 3 derrotas).

Protestos
Já no intervalo do jogo, quando o Bahia vencia por 2 a 0, o Athletico foi ao vestiário ouvindo xingamentos, protestos e gritos de ‘vergonha’ da torcida na Arena. No fim do jogo, até os dirigentes Mario Celso Petraglia e Marcio Lara foram xingados em coro por torcedores. Para completar, o time foi chamado de ‘pipoqueiro’ e de ‘sem-vergonha’.

Jejum na Arena

O Athletico completou 4 jogos seguidos sem vencer na Ligga Arena: 2 empates (Flamengo e Corinthians) e 2 derrotas (São Paulo e Bahia). É o pior jejum do time em casa desde outubro de 2021, quando ficou 5 partidas consecutivas sem ganhar na Baixada (2 empates e 3 derrotas).

Fase na Arena
Contando os últimos 7 jogos em casa, o Furacão somou 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas.

Visitante
O Bahia encerrou um jejum fora de casa. Não venceu nas últimas 5 partidas anteriores fora de casa (3 derrotas e 2 empates).

Artilheiros do Athletico em 2024

  • 1º Mastriani 13 gols em 27 jogos
  • 2º Pablo 10 gols em 32 jogos
  • 3º Di Yorio 6 gols em 15 jogos
  • 4º Canobbio 6 gols em 24 jogos
  • 5º Fernandinho 6 gols em 29 jogos

Escalação do Athletico

O goleiro Léo Linck voltou ao time após cumprir suspensão. O ponta Cuello, recuperado de lesão, começou no banco. Juca Antonello seguiu rodando o elenco conforme o desgaste físico. Com isso, o volante Erick, o zagueiro Kaique Rocha, o meia Zapelli e o centroavante Pablo começaram no banco. O ponta Emersonn, 19 anos, seguiu como titular.

Desfalques

O lateral-esquerdo Esquivel estava suspenso por cartões amarelos. Em recuperação, ficaram de fora o meia/extremo Nikão, o volante Felipinho e o centroavante Mastriani. O goleiro Bento só retorna da seleção brasileira para o jogo de sábado, contra o Ypiranga, pela Copa do Brasil. O ponta Canobbio está com o Uruguai na Copa América.

Esquema tático
O esquema tático era o 4-2-3-1, com dois volantes (Fernandinho pela esquerda e Gabriel pela direita). A linha de três tinha Julimar (esquerda), Emersonn (direita) e Christian (centro).

ESP-4231
O 4-2-3-1 do Athletico (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Bahia
O técnico Rogério Ceni não tinha o volante uruguaio Nicolás Acevedo (lesão), o zagueiro David Duarte (gripe) e o lateral-direito Santiago Arias (seleção colombiana).

Primeiro tempo

O Bahia teve um início arrasador e envolveu o Athletico com qualidade na troca de passes e boa movimentação. O visitante abriu o placar aos 9 minutos, após longa sequência de passes que terminou com Everaldo livre na meia-lua. Ele chutou e fez 1 a 0. O mandante sentiu e se desmontou atrás. O time baiano encaixou bom contra-ataque e fez 2 a 0 aos 15, com Biel. Depois, o Furacão conseguiu incomodar em cruzamentos e boas arrancadas de Julimar e Emersonn. Foram 12 finalizações do Athletico e quatro delas com muito perigo. Ao mesmo tempo, o Bahia levou perigo em mais dois contra-ataques.

Segundo tempo

No intervalo, saiu Emersonn e entrou o centroavante Pablo. Christian ficou aberto na direita e Pablo jogou como meia ofensivo centralizado. Com isso, o 4-2-3-1 foi mantido. O Athletico tomou conta do jogo, empurrou o adversário para trás e começou a atacar com frequência. O gol do Furacão veio aos 15, em cruzamento de Fernando e cabeceio de Di Yorio: 1 a 2. Aos 20, o lateral Madson entrou no jogo. Aos 26, entraram o meia Zapelli e o ponta Cuello. O mandante seguiu pressionando, mas perdeu força no fim. Aos 32, o Bahia fez o 3º, em cobrança de falta de Luciano Juba que desviou na barreira e enganou no goleiro Léo Linck. No fim, o time ainda teve que ouvir gritos de ‘olé’ da própria torcida quando o Bahia trocava passes.

Estatísticas da partida
Nos 90 minutos, o Athletico teve 51,5% de posse de bola, 22 finalizações (9 certas) e 85% de precisão nos passes. O Bahia terminou com 7 arremates (5 certos) e 84% de precisão nos passes. Os dados são do WhoScored.

ATHLETICO 1×3 BAHIA
Athletico: Léo Linck; Leo Godoy (Madson), Thiago Heleno, Gamarra e Fernando; Gabriel (Zapelli) e Fernandinho; Julimar (Cuello), Christian e Emersonn (Pablo); Di Yorio. Técnico: Juca Antonello
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Rezende, Cauly, Jean Lucas (Caio Alexandre), Biel (Thaciano) e Carlos De Pena (Everton Ribeiro); Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni
Gols: Everaldo (9-1º), Biel (15-1º), Di Yorio (15-2º) e Luciano Juba (32-2º)
Cartões amarelos: Fernandinho, Thiago Heleno (A). Everaldo (B).
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Público: 23.307
Local: Ligga Arena, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 9 – Gol do Bahia. Boa troca de passes. Até que Jean Lucas recebe no centro e toca para Everaldo, na meia-lua. Ele chuta no ângulo.
  • 14 – Emersonn dá bom passe em profundidade. Di Yorio dispara nas costas da zaga, invade a área e chuta cruzado. O goleiro rebate.
  • 15 – Gol do Bahia. A zaga do Athletico se desmonta. Jean Lucas recebe na direita e cruza rasteiro para Biel, livre, cutucar para o gol vazio.
  • 18 – Julimar tabela com Gabriel, fica de frente para o gol e chuta no canto. O goleiro segura.
  • 21 – Bola alta. A zaga do Bahia tira mal. Emersonn pega de voleio, mas Christian desvia e tira do gol.
  • 23 – O Bahia sai jogando errado. Emersonn intercepta. Christian chuta em cima da zaga.
  • 37 – Contra-ataque. Cauly fica livre na área e chuta cruzado. Léo Linck faz boa defesa.
  • Segundo tempo
  • 12 – Pablo solta a bomba de fora da área. O goleiro espalma no ângulo.
  • 15 – Gol do Athletico. Fernandinho enfia. Fernando cruza da esquerda. Di Yorio sobe e cabeceia no chão.
  • 27 – Contra-ataque. Thaciano parte livre e encobre Léo Linck. A bola vai ao lado.
  • 32 – Gol do Bahia. Falta de média distância. Luciano Juba cobra colocado. A bola desvia nas costas de Thiago Heleno e engana Léo Linck.