Athletico x Botafogo
Athletico x Botafogo (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Botafogo, nesse sábado (dia 5) à tarde, na Ligga Arena, pela 29ª rodada. Com o resultado, o Furacão ficou em 15º lugar, com 31 pontos — dois pontos e duas posições acima da zona de rebaixamento (ZR). A equipe carioca está na liderança, com 60 pontos.

Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Após o apito final, a Ligga Arena foi tomada por vaias e protestos de torcedores.

Jejuns

O time paranaense não vence em casa pelo Brasileirão desde 13 de junho, quando bateu o Criciúma por 3 a 1. De lá para cá, são 9 jogos seguidos sem vitória dentro da Ligga Arena.

No geral, o time não vence desde 28 de julho, quando aplicou 2 a 1 no Cuiabá, fora de casa. Desde então, são 9 jogos sem vencer na competição.

Já o Botafogo chegou à 11 jogos seguidos sem derrotas, contando todas as competições.

Retrospecto
A última vitória do Botafogo sobre o Furacão em Curitiba havia ocorrido em 2008. Desde então eram 14 partidas de invencibilidade, com 11 vitórias vitórias do Athletico e 3 empates.

Visitante
O Botafogo é o time com melhor pontuação fora de casa do Brasileirão (8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas).

Lucho González

Pela primeira vez, o técnico Lucho Gonzalez comandou o Athletico dentro da Ligga Arena. Desde que assumiu, ele dirigiu o time em duas partidas, ambas fora de casa – derrotas para o Racing e Flamengo.

Escalação do Athletico

As baixas no Athletico eram o meio-campista Christian, suspenso por cartões amarelos, e o lateral-esquerdo Fernando, suspenso pelo STJD pela expulsão diante do Vasco. Outros desfalques eram o volante Fernandinho, o zagueiro Thiago Heleno e o atacante Pablo, todos em recuperação.

CAP-523
O esquema 5-2-3 do Athletico contra o Botafogo (Crédito: Reprodução de vídeo/Cazé TV)

Esquema tático
Lucho González adotou o esquema tático 5-2-3, com o lateral Madson improvisado como zagueiro. O ponta Cuello jogou na lateral-direita. Sem a bola, o meia Zapelli ficou aberto pelo lado direito. Com a bola, ele tentou construir jogadores pelo centro.

Escalação do Botafogo

No Botafogo, as baixas eram Rafael, Jeffinho e Eduardo, todos em recuperação. O técnico Artur Jorge escalou os principais titulares na partida. O time usou o 4-2-3-1, com Savarino (centro), Luiz Henrique (direita) e Thiago Almada (esquerda) na linha de três.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve o Athletico atacando mais e finalizando 11 vezes. No entanto, errou demais nos momentos decisivos. O Botafogo só conseguiu arrematar em quatro lances, mas foi eficaz. Aos 14, Savarino deu belo passe em profundidade. Igor Jesus (ex-Coritiba) recebeu no espaço entre Kaique Rocha e Gamarra; e tocou na saída de Mycael: 1 a 0.

Segundo tempo

No intervalo, entraram o meia/extremo Nikão e o ponta Julimar nos lugares de Zapelli e Cuello. O Botafogo passou a encontrar mais espaços e a incomodar com frequência. O Athletico seguiu com alto volume ofensivo, mas com erros seguidos ao definir. Aos 18, entraram os meio-campistas João Cruz e Praxedes. O jogo ficou ainda mais aberto, com ataques frequentes dos dois lados. Aos 27, o Botafogo acertou a trave, em chute de fora da área de Savarino. Nos 20 minutos finais, o mandante perdeu força e não conseguiu mais levar perigo ao adversário. Aos 38, Mastriani foi substituído pelo centroavante Di Yorio. Pouco adiantou. O time carioca conseguiu segurar o placar nos minutos finais.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Athletico teve 54% de posse de bola, 24 finalizações (3 certas) e 8 faltas cometidas. O Botafogo terminou com 11 arremates (3 certos) e 21 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 0x1 BOTAFOGO
Athletico: Mycael; Madson, Kaique Rocha, Gamarra (João Cruz) e Esquivel; Gabriel (Praxedes) e Erick; Cuello (Julimar), Zapelli (Nikão) e Canobbio; Mastriani (Di Yorio). Técnico: Lucho González
Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Alexander Barbosa e Alex Telles; Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Gregore (Allan); Luiz Henrique (Matheus Martins), Savarino e Thiago Almada (Danilo Barbosa); Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico: Artur Jorge
Gol: Igor Jesus (14-1º)
Cartões amarelos: Gregore, Danilo Barbosa, Tiquinho Soares (B). Kaique Rocha e Madson (A).
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 14 – Gol do Botafogo. Savarino dá bom passe em profundidade. Igor Jesus recebe na área e chuta no canto.
  • 16 – Zapelli cruza. Mastriani cabeceia perto.
  • 24 – Mycael sai fora da área para cortar lançamento e chuta torto. A bola quase sobra para Igor Jesus e o goleiro se recupera.
  • 37 – Luiz Henrique dispara, invade a área e chuta perto, ao lado.
  • Segundo tempo
  • 5 – Igor Jesus enfia. Luiz Henrique dispara, passa por Gamarra e sai na cara do gol. Ele chuta e Mycael salva.
  • 7 – Savarino chuta da meia-lua. Mycael espalma.
  • 22 – Escanteio. Kaique Rocha cabeceia. John defende.
  • 23 – João Cruz chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
  • 26 – João Cruz enfia. Mastriani chuta da entrada da área. Jhon espalma.
  • 27 – Savarino chuta de fora da área e acerta a trave.