cap
Canobbio em ação contra o Bragantino: equipes terão confrontos em série nas próximas semanas (Foto: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense perdeu a primeira partida sob o comando de Martín Varini. No começo da noite deste domingo (21 de julho), jogando no estádio Nabi Abi Chedid, a equipe rubro-negra acabou derrotada por 1 a 0 pelo Red Bull Bragantino, gol marcado por Raul no começo do primeiro tempo. Os visitantes ainda jogaram toda a segunda etapa com um jogador a mais, após a expulsão do goleiro Cleiton no final do primeiro tempo, mas não conseguiu aproveitar a vantagem numérica para reagir no placar.

Com a derrota, o Athletico estaciona nos 25 pontos e aparece em oitavo lugar na tabela do Campeonato Brasileiro. O primeiro time no G4 da competição é o Fortaleza, que venceu hoje o Atlético-GO e tem 32 pontos. O Bragantino, por sua vez, está em nono lugar, empatado em pontos com o Furacão, mas com pior saldo de gol (+2 contra +3).

O time paranaense volta a campo na próxima quinta-feira (25), às 21h30, quando recebe o Cerro Porteño na Arena da Baixada, pela Copa Sul-Americana. Os paulistas jogam um dia antes pela mesma competição, contra o Barcelona (EQU).

PRÉVIA

O jogo de hoje foi o primeiro de três encontros entre os dois times nas próximas semanas. É que as equipes voltam a se enfrentar em breve pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

ESCALAÇÕES

VarinI teve de lidar com dois desfalques importantes no Athletico, o zagueiro Thiago Heleno e o volante Fernandinho, suspensos. Além disso, também trocou outras duas peças no setor ofensivo (Julimar e Cuello). Com isso, Gamarra, Gabriel, Canobbio e Christian entraram no time titular.

Do lado do Bragantino, as baixas eram Eduardo Sasha, Jadson e Talisson, todos em recuperação de lesão.

PRIMEIRO TEMPO

Bragantino começou pressionando forte no ataque, sufocando o Athletico. Uma estratégia que deu certo e logo produziu resultado rapidamente. Aos sete minutos, após contra-ataque puxado por Thiago Borbas, Raul apareceu bem no ataque para aproveitar a sobra de bola e chutar da entrada da área. A bola ainda desviou na zaga e matou qualquer chance de defesa do goleiro Léo Linck: 1 a 0 para o time da casa.

A partir da metade da etapa inicial, no entanto, o Athletico passa a controlar mais a posse de bola e a encontrar espaço no campo adversário. A primeira chance de gol vem aos 30 minutos, em chute de Zapelli, e Canobbio ainda conseguiu outra boa chegada, dois minutos depois.

Já nos acréscimos, um lançamento longo para o ataque botou Erick para correr, acompanhado por três marcadores. O goleiro Cleiton, no entanto, resolveu deixar a meta para disputar a bola e acabou cometendo uma falta no jogador do Athletico, fora da área. Inicialmente, mostrou cartão amarelo ao jogador do Bragantino. Mas os jogadores do Furacão reclamaram e o VAR acabou sendo acionado. O jogador do Massa Bruta, então, acabou expulso, e o meia Lincoln, camisa 10, teve de deixar o campo para a entrada do goleiro reserva, Lucão.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, duas mudanças para tornar o Athletico mais ofensico, com os atacantes Pablo e Cuello nos lugares de Erick e Léo Godoy. Aos 14, foi vez de Nikão e Mastriani substituírem Zapelli e Di Yorio.

Com um jogador a mais em campo, o Athletico conseguiu finalmente se impor e a partida virou de ataque contra a defesa. Mas acontece que o Massa Bruta teve bom desepenho defensivo, defendendo bem a própria área.

A melhor chance de empate veio aos 23 minutos, em jogada de Nikão que terminou com Mastriani cabeceando para grande defesa de Lucão. Cinco minutos depois, foi o time da casa quem esteve perto do gol, após uma falha de Léo Linck que permitiu uma finalização de Mosquera.

FICHA TÉCNICA
RB BRAGANTINO 1 X 0 ATHLETICO PARANAENSE

Bragantino: Cleiton, Nathan Mendes, Pedro Henrique, Eduardo e Luan Cândido; Raul (Matheus Fernandes), Lucas Evangelista, Juninho Capixaba (Eric Ramires) e Lincoln (Lucão); Helinho (Douglas Mendes) e Thiago Borbas (Henry Mosquera). Técnico: Pedro Caixinha
Athletico: Léo Linck, Léo Godoy (Cuello), Kaique Rocha, Mateo Gamarra e Esquivel; Erick (Pablo), Gabriel, Bruno Zapelli (Nikão), Canobbio e Christian (Julimar); Di Yorio (Mastriani). Técnico: Martín Varini
Gol: Raul (7-1º)
Cartões amarelos: Eduardo Santos, Pedro Henrique, Mosquera (B); Christian, Canobbio, Kaique Rocha, Pablo, Cuello, Gabriel (A)
Cartão vermelho: Cleiton (47-1º)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP), domingo às 18h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

3 – Lucas Evangelista recebe na entrada da área, limpar o marcador e chuta colocado. A bola passa ao lado, perto do gol.

7 – Gol do Bragantino! Thiago Borbas recebe pela esquerda e cruza. A zaga afasta, mas na sobra Raul aparece na entrada da grande área e chuta. A bola desvia na zaga e engana Léo Linck, morrendo no fundo do gol.

22 – Helinho tabela na intermediária e, ao receber de volta, já chuta firme para o gol. A bola vai em cima do goleiro, que segura o chute.

30 – Canobbio limpa a marcação pela esquerda, corta para o meio e em seguida encontra Zapelli livre em sua frente, dentro da área. O argentino chuta forte e Cleiton espalma.

32 – Mais uma boa trame entre Canobbio e Zapelli. O uruguaio recebe na linha de fundo, livre, e avança em direção ao gol. Sem ângulo, mas do lado da trave, ele tenta um toque por cima do goleiro, que abafa bem. Na sobra, a zaga afasta o perigo.

41 – Bola alçada na área do Athletico. Thiago Borbas chega para disputar a bola e Léo Linck se antecipa, mas acaba deixando a bola escapar na hora de segurá-la. O uruguaio tenta aproveitar a falha, só que o goleiro consegue se recuperar a tempo.

44 – Bola aberta com Helinho pela esquerda. O atacante se aproxima da área e chuta forte. A bola passa em frente à trave.

47 – Lançamento de Léo Godoy para Erick. Cleiton sai do gol de forma estabanada e comete a falta no jogador do Athletico fora da área. O árbitro mostra cartão amarelo, mas o VAR é acionado. Na revisão do lance, decisão do campo é revertida e o goleiro do Bragantino, expulso direto.

53 – Jogo é retomado após a expulsão com cobrança de falta. Zapelli lança a bola na área e Canobbio cabeceia, obrigando já boa defesa do goleiro Lucão.

Segundo tempo

3 – Chute de Canobbio de fora da área, bem colocado. Lucão, bem posicionado, defende.

5 – Cruzamento de Cuello. A bola passa por todo mundo e sobra com Esquivel, que chuta. Pablo aparece fechando perto da trave, mas em posição de impedimento e nem desvia na bola. O chute vai pra fora.

18 – Nikão fica com a bola pela direita, dentro da área, ajeita o corpo e chuta forte, buscando o canto mais próximo. Lucão fecha bem e espalma.

23 – Cruzamento de Nikão, Pablo desvia de cabeça e Mastriani completa pro gol com mais um cabeceio. Lucão faz a defesa no susto e na sequência a bola bate na trave.

28 – Lançamento de Cleiton para Mosquera. Léo Linck sai do gol pra recolher a bola, mas acaba furando e deixando ela passar. O jogador do Bragantino aproveita e chuta, mas acerta a trave.

34 – Pablo abre com Julimar pela esquerda. O atacante passa pelo marcador, invade a área e chuta. A rede balança, mas pelo lado de fora.

36 – Chute de Mosquera da entrada da área, rasteiro. A bola passa ao lado do gol.