Athletico perde para o Cruzeiro no Mineirão
Cruzeiro x Athletico, no Mineirão, em Belo Horizonte (Crédito: Divulgação~/Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Athletico perdeu por 2 a 0 para o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), nessa quarta-feira (dia 26) à noite, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 19 pontos, enquanto a equipe mineira está na 5ª colocação, com 20 pontos.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

O resultado interrompeu uma série de três jogos com o mesmo roteiro. Contra Flamengo, Botafogo e Corinthians, o Athletico abriu o placar e ficou perto da vitória, mas acabou sofrendo o empate nos acréscimos.

Dessa vez, o Athletico levou um gol no início, aos 14 minutos, e lutou até o fim em busca do empate, que não veio. No fim, aos 45, sofreu mais um gol.

Na próxima rodada, o Furacão joga em Salvador contra o Vitória, domingo (30) às 18h30.

Má fase
O Furacão soma 1 vitória, 3 empates e 4 derrotas nos últimos 8 jogos – contando todas as competições. Os resultados e a tensão interna no clube provocaram a saída do técnico Cuca na última segunda-feira.

Já o Cruzeiro vive uma fase de recuperação. Nos últimos 11 jogos, foram 8 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Desfalques no Athletico

Comandado pelo interino Juca Antonello, o Athletico tinha o retorno do atacante Pablo, que cumpriu suspensão na rodada e iniciou no banco. O novo desfalques era o ponta Cuello, com dores no joelho. O goleiro Bento e o ponta Canobbio seguem na Copa América. O volante Felipinho se recupera de uma virose.

Escalação do Athletico

As únicas alterações em relação ao último jogo foram o ponta Julimar no lugar de Cuello e o lateral Leo Godoy na vaga de Madson.

Esquema tático
Juca Antonello manteve o tradicional 4-2-3-1, com dois volantes (Fernandinho e Erick. A linha de três tinha dois extremos (Nikão na direita e Cuello na esquerda) e um meia ofensivo centralizado (Christian).

Escalação do Cruzeiro

O time mineiro não tinha o lateral-esquerdo Marlon, suspenso. Outras baixas eram o centroavante argentino Dinenno e o atacante Rafa Silva (32 anos, ex-Coritiba). O volante Cifuentes está na Copa América.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve domínio do Cruzeiro, que contou com atuação inspirada do lateral William e com muita mobilidade no ataque, com boas tabelas entre Matheus Pereira, Gabriel Veron e Arthur Gomes. A marcação do Athletico era frouxa e permitiu chance clara já aos 13, mas Leo Linck salvou. Aos 14, o gol do mandante, após passe de William, pivô de Matheus Pereira e chute de Gabriel Veron. O Furacão só conseguiu levar perigo em arrancadas de Julimar, enquanto a equipe mineira seguiu atacando. Foram 12 finalizações do mandante e 4 do visitante na primeira etapa.

Segundo tempo
No intervalo, Leo Godoy saiu para a entrada do lateral Madson. O Cruzeiro reduziu o ritmo do jogo e passou a administrar a vantagem. O Athletico começou a encontrar espaços e equilibrou a partida, mas sem conseguir chances claras de gol. Aos 17, saíram Erick e Nikão para as entradas dos meias João Cruz e Zé Vitor. Aos 33, saiu Julimar e entrou o meia Zapelli. O Furacão partiu com tudo para o ataque nos minutos finais e obrigou o Cruzeiro a sofrer. O empate quase veio em cabeceio de Kaique Rocha e, depois, em chute de Pablo. No fim, aos 45, em contra-ataque, Vitinho fez 2 a 0 para o time mineiro.

Estatísticas da partida

Nos 90 minutos, o Athletico teve 51% de posse de bola, 14 finalizações (3 certas) e 85% de precisão nos passes. O Cruzeiro terminou com 21 arremates (7 certos) e 85% de precisão nos passes. Os dados são do WhoScored.

CRUZEIRO 2×0 ATHLETICO
Cruzeiro: Anderson; William, João Marcelo, Zé Ivaldo e Kaiki (Villalba); Lucas Silva, Lucas Romero (Filipe Machado) e Ramiro (Barreal); Gabriel Veron (Vitinho) e Arthur Gomes (Robert); Matheus Pereira. Técnico: Fernando Seabra.
Athletico: Leo Linck; Leo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Erick (João Cruz); Nikão (Zé Vitor), Christian e Julimar (Zapelli); Mastriani (Pablo). Técnico: Cuca
Gol: Gabriel Veron (14-1º) e Vitinho (45-2º)
Cartão amarelo: Thiago Heleno e Fernandinho (A). Vitinho (C).
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Público: 26.465
Local: Mineirão

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 13 – Godoy e Kaique Rocha se atrapalham. A bola sobra limpa para Gabriel Veron, na cara do gol. Ele chute e Leo Linck faz grande defesa.
  • 14 – Gol do Cruzeiro. William dá bom passe para o pivô Matheus Pereira, que dá um toquinho. Gabriel Veron recebe nas costas de Kaique Rocha e chuta no canto.
  • 20 – William chuta de fora da área. Leo Linck espalma.
  • 22 – Fernandinho rouba no ataque e aciona Nikão, na área. Ele finta um e chuta para fora.
  • 25 – Leo Linck lança. Julimar dispara e chuta cruzado, ao lado.
  • 36 – Kaiki chuta de fora da área. A bola passa perto.
  • Segundo tempo
  • 7 – Escanteio para o Cruzeiro. O Athletico corta e arma contra-ataque de dois contra um. Christian demora para definir e é desarmado.
  • 11 – Christian chuta de fora da área. O goleiro segura, no centro.
  • 12 – Escanteio. Kaique Rocha cabeceia perto, sobre o gol.
  • 20 – Arthur Gomes marca o gol em completo impedimento.
  • 39 – Pablo chuta da entrada da área. A bola passa perto.
  • 41 – Escanteio. Kaique Rocha cabeceia no alto. Anderson espalma.
  • 45 – Gol do Cruzeiro. Contra-ataque. Vitinho recebe na área e chuta duas vezes para marcar.