Athletico perde para o Fluminense, afunda na ZR e amplia marcas negativas

Fluminense x Athletico: time carioca vence com gol aos 35 do 2º tempo e amplia crise no Furacão

Silvio Rauth Filho
Fluminense x Athletico

Fluminense x Athletico (Crédito: Divulgação/Lucas Merçon/Fluminense)

O Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Fluminense, nessa terça-feira (dia 22), no Maracanã. A partida era atrasada, válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o placar, a equipe carioca subiu para o 11º lugar, com 36 pontos em 30 jogos. O Furacão ficou na 18ª posição, com 31 pontos em 29 partidas – dentro da zona de rebaixamento (ZR).

Clique aqui para ver a classificação completa, no site Srgoool.

A próxima partida do Furacão será no sábado, contra o Cruzeiro, na Ligga Arena, pela 31ª rodada.

Fases

O Athletico é o lanterna do returno, com 1 vitória, 3 empates e 8 derrotas. E tem a segunda defesa mais vazada desse período, com 20 gols sofridos nessas 13 partidas. O Fluminense sofreu apenas 6 gols nos 12 jogos do returno. É a defesa menos vazada desse período.

Treinador

O Athletico ainda não venceu desde a chegada do técnico Lucho González. Com ele, foram 5 jogos e 5 derrotas: Racing (Sul-Americana), Flamengo, Botafogo, Corinthians e Fluminense.

Maior jejum da Série A

No Brasileirão 2024, o Athletico é o time há mais tempo sem vencer, entre os 20 participantes. São 11 rodadas sem ganhar. Foram 8 derrotas e 3 empates no período. A última vitória na Série A foi em 28 de julho – 2 a 1 sobre o Cuiabá.

Fernandinho

O Furacão não venceu sem o volante Fernandinho em campo no Brasileirão 2024: 11 jogos, 2 empates e 9 derrotas.

Desfalques

As baixas do Athletico eram o meio-campista Christian (muscular na coxa) e os pontas Canobbio (edema ósseo) e Julimar (suspenso). O volante Fernandinho também segue fora, em recuperação de lesão muscular.

Escalação do Athletico

O time paranaense começou com quatro mudanças em relação ao último jogo, com as entradas do lateral-direito Madson, do zagueiro Kaique Rocha, do lateral-esquerdo Fernando e do volante Felipinho nos lugares de Gamarra, Esquivel, Gabriel e Canobbio.

Esquema tático

O técnico Lucho González usou o esquema tático 5-2-3 pelo 4º jogo seguido. Madson e Fernando jogaram nas laterais. Os volantes eram Felipinho (esquerda) e Erick (direita). Na frente, Cuello (esquerda) e Nikão (direita) nas pontas, além de Pablo como centroavante.

O esquema tático 5-2-3 do Athletico contra o Fluminense (Crédito: Reprodução de vídeo/Premiere)

Fluminense

Os desfalques no Fluminense eram o zagueiro Thiago Silva (40 anos, ex-Chelsea) e o ponta colombiano Kevin Serna (26 anos, ex-Alianza Lima-Peru), lesionados. O técnico Mano Menezes usou o esquema tático 4-2-3-1, com Arias (direita), Ganso (centro) e Lima (esquerda) na linha de três.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve o Athletico recuado e conseguindo anular as principais jogadas do adversário. O Flu teve 79% de posse de bola e tocou a bola por todo o campo, mas só finalizou quatro vezes – e apenas uma vez de dentro da área. O visitante esperou erros do adversário para contra-atacar e conseguiu levar perigo em uma jogada desse tipo, aos 37 minutos, quando Cuello avançou pela esquerda e chutou perto do gol.

Segundo tempo

No segundo tempo, o jogo recomeçou com o mesmo cenário de antes. Aos 11, o Flu ficou mais ofensivo, com a saída do volante Bernal e a entrada do ponta Keno. Aos 26, as primeiras substituições de Lucho, com as entradas do atacante Emersonn (20 anos, promovido do sub-20) e do meia Zapelli nos lugares de Pablo e Cuello. Aos 29, o Athletico teve boa chance, em arrancada de Emersonn que terminou com chute cruzado e boa defesa do goleiro Fábio (44 anos, ex-União Bandeirante-PR). Aos 33, entraram o volante Gabriel e o meio-campista Praxedes.

Gol no fim

Aos 35, gol do Fluminense, em jogada pela esquerda com Keno e Diogo Barbosa, com cruzamento para Samuel Xavier cabecear e Cano completar. Aos 39, saiu Belezi e entrou o centroavante Mastriani. O Athletico não teve forças para reagir.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Athletico teve 24% de posse de bola, 6 finalizações (2 certas) e 13 faltas cometidas. O Flu terminou com 14 arremates (5 certos) e 9 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

FLUMINENSE 1×0 ATHLETICO
Fluminense
: Fábio; Samuel Xavier, Manoel (Ignácio), Thiago Santos e Diogo Barbosa; Bernal (Keno) e Martinelli; Lima (Marcelo), Ganso (Vitão) e Arias; Kauã Elias (Cano). Técnico: Mano Menezes
Athletico: Mycael; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno, Belezi (Mastriani) e Fernando; Felipinho (Gabriel) e Erick; Nikão (Praxedes), Pablo (Emersonn) e Cuello (Zapelli). Técnico: Lucho González
Gol: Cano (35-2º)
Cartões amarelos: Kaique Rocha, Fernando, Nikão, Mycael (A). Samuel Xavier, Arias (F).
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Local: Maracanã

PRINCIPAIS LANCES