Athletico e Palmeiras: Canobbio e Marcos Rocha disputam lance na Ligga Arena
Athletico e Palmeiras: Canobbio e Marcos Rocha disputam lance na Ligga Arena (Crédito: Joka Madruga)

O Athletico Paranaense perdeu por 2 a 0 para o Palmeiras, nesse domingo (dia 1º) à noite, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 29 pontos, em 12º lugar. Já a equipe paulista soma 47 pontos e figura na 3ª colocação.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

O próximo jogo do Furacão será em 11 de setembro, após a Data Fifa, contra o Vasco, na Ligga Arena, pela Copa do Brasil.

Recorde negativo

Com o placar, o Athletico chegou à 5ª derrota consecutiva na Ligga Arena pelo Brasileirão. É a pior série da história do clube na competição, criada em 1971. Já são 7 jogos seguidos sem vencer como mandante na Série A (5 derrotas e 2 empates).

O time foi muito vaiado na Ligga Arena na partida desse domingo. Desde os 8 minutos do 1º tempo, quando levou um gol do Palmeiras, parte da torcida começou a gritar ‘vergonha, vergonha’. Os protestos e xingamentos foram aumentando ao longo da partida.

Mandante
Com a má fase em casa, o Athletico é o 4º pior mandante do Brasileirão 2024, com 4 vitórias, 2 empates e 5 derrotas dentro do seu estádio.

Fim de jejum

Já o Palmeiras encerrou um jejum: não vencia como visitante há 6 jogos no Brasileirão (3 empates e 3 derrotas).

Varini
Contando todas as competições, o técnico Martín Varini soma 14 jogos no comando do Athletico, com 7 vitórias, 2 empates e 5 derrotas.

Desfalques

As baixas antigas no Athletico são o centroavante Pablo e o volante Fernandinho, com lesões musculares. O lateral-esquerdo Fernando foi expulso na última rodada e agora cumpre suspensão automática. Os novos desfalques por lesão são o goleiro Léo Linck, por conta de um trauma na cabeça, e o zagueiro Thiago Heleno, com desgaste muscular.

Escalação do Athletico

O técnico Martín Varini vinha usando os titulares nas copas e formações repletas de reservas no Brasileirão. No entanto, escalou força máxima nas três últimas partidas (duas contra o Vasco e uma contra o Palmeiras). As únicas duas mudanças em relação ao último jogo foram por lesões: saíram Léo Linck e Thiago Heleno e entraram o goleiro Mycael e o zagueiro Gamarra.

Escalação do Palmeiras

No Palmeiras, as baixas eram Bruno Rodrigues, Piquerez, Dudu, Gabriel Menino, Mayke e Vitor Reis. O zagueiro Gustavo Gómez voltou após cumprir suspensão. O esquema era o tradicional 4-2-3-1, com Felipe Anderson (esquerda), Maurício (centro) e Estêvão (direita).

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve domínio do Palmeiras, que empurrou o Athletico para trás e encontrou muitos espaços para atacar. O mandante marcava à distância, sem combatividade, e foi facilmente dominado. A equipe paulista teve quatro boas chances para marcar, que terminaram com boas defesas do goleiro Mycael, 20 anos. O novato, porém, não teve chance aos 8 minutos, quando Flaco López entrou driblando na área e rolou para Maurício, livre, completar na pequena área. O Furacão demorou para entrar o jogo, mas conseguiu levar algum perigo em três lances da dupla Canobbio-Zapelli.

Segundo tempo

No intervalo, entraram o lateral-direito Leo Godoy e o centroavante Di Yorio nos lugares de Erick e Mastriani. O Palmeiras voltou a atacar e teve facilidade para chegar ao 2º gol. Aos 12, Estêvão driblou Esquivel e chutou no ângulo. Pouco antes, Esquivel já havia falhado na saída de bola, em lance que terminou com chute de Maurício no travessão.

Mudanças no fim

Aos 15, o ponta Julimar entrou no lugar de Cuello. Aos 22, Zapelli foi substituído pelo meia João Cruz. Aos 24, o Athletico acertou a trave, em cabeceio de Gamarra, após cruzamento de Esquivel. Aos 32, Mycael fez mais uma grande defesa, evitando gol certo do Palmeiras. Aos 33, Nikão entrou no lugar de Christian. O mandante conseguiu aplicar forte pressão nos minutos finais de jogo, mas não foi bem nas finalizações.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Athletico teve 47% de posse de bola, 14 finalizações (8 certas) e 10 faltas cometidas. O Palmeiras terminou com 19 arremates (10 certos) e 9 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 0x2 PALMEIRAS
Athletico: Mycael; Erick (Leo Godoy), Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Gabriel e Christian (Nikão); Cuello (Julimar), Zapelli (João Cruz) e Canobbio; Mastriani (Di Yorio). Técnico: Martín Varini
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista (Vanderlan); Aníbal Moreno e Richard Ríos (Fabinho); Felipe Anderson, Maurício (Raphael Veiga) e Estêvão (Giay); Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira
Gols: Maurício (8-1º) e Estêvão (12-2º)
Cartões amarelos: Christian, Canobbio (A). Marcos Rocha (P).
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Público:
Local: Ligga Arena

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 2 – Felipe Anderson enfia. Maurício recebe na área e chuta cruzado. Mycael salva.
  • 3 – Marcos Rocha cruza. Livre na área, Felipe Anderson chuta cruzado. Mycael espalma. Gamarra salva.
  • 8 – Gol do Palmeiras. Flaco López invade a área, passa fácil por Esquivel e rola para Maurício, livre, completar na pequena área.
  • 10 – Canobbio tabela com Zapelli, recebe na área e chuta cruzado. Weverton espalma.
  • 14 – Caio Paulista pega rebote na área e chuta cruzado. Mycael espalma.
  • 31 – Caio Paulista dribla Erick e Gabriel, invade a área e chuta no canto. Mycael espalma.
  • 43 – Canobbio rouba a bola de Marcos Rocha e chuta da meia-lua. Weverton segura.
  • 45 – Zapelli chuta da meia-lua. Weverton espalma.
  • Segundo tempo
  • 8 – Esquivel perde a bola na defesa. Flaco López rola para Maurício, na cara do gol. Ele chuta, a bola desvia em Mycael e vai no travessão.
  • 12 – Gol do Palmeiras. Estêvão invade a área, dribla Esquivel e chuta no ângulo.
  • 16 – Canobbio chuta da meia-lua. A bola passa perto.
  • 17 – Felipe Anderson cruza. Estêvão cabeceia. Mycael faz grande defesa.
  • 24 – Esquivel cruza. Gamarra cabeceia a bola na trave.
  • 30 – Esquivel chuta de longe. Weverton espalma no ângulo.
  • 32 – Felipe Anderson cruza rasteiro. Rony chuta e Mycael salva.
  • 42 – Nikão chuta forte. Weverton rebate nos pés de Julimar, que demora para chutar e perde gol feito.