Hugo Moura comemora em Vasco 2x1 Athletico
Hugo Moura comemora em Vasco 2×1 Athletico (Crédito: Divulgação/Vasco/Matheus Lima)

O Athletico Paranaense perdeu por 2 a 1 para o Vasco, nessa quinta-feira (dia 29) à noite, em São Januário, no Rio de Janeiro, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A segunda e decisiva partida está marcada para 11 de setembro (quarta-feira), às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba.

No segundo jogo, o Furacão precisa ganhar por dois gols de diferença para se classificar. Se vencer por um gol, a decisão será nos pênaltis. O Vasco joga por um empate. Quem avançar, pega na semifinal o vencedor de Atlético-MG x São Paulo.

Lei do Ex

O gol da vitória do Vasco saiu aos 47 minutos do segundo tempo, marcado de cabeça pelo volante Hugo Moura, que defendeu o Athletico de 2022 a 2024. Mais uma vez, a ‘Lei do Ex’ voltou a funcionar.

Clima tenso

O jogo era precedido por um clima tenso. Os dois times se enfrentaram na última segunda-feira, pelo Brasileirão, também em São Januário, em partida que terminou em pancadaria entre jogadores. No dia seguinte, trocas de acusações entre as diretorias. Dessa vez, porém, nenhum incidente mais grave nos 90 minutos.

Série invicta
Contando todas as competições, o Vasco não perde há 7 partidas, com 4 vitórias e 3 empates.

Fim da série invicta em Copas

O técnico Martín Varini defendia uma longa invencibilidade em copas. Desde que assumiu o Athletico, tinha 7 partidas desse tipo, com 6 vitórias e 1 empate. Antes, no comando do Defensor, o treinador foi campeão da Copa do Uruguai 2024, eliminando Cerrito, Plaza Colonia, Danubio e River Plate. Na final, vitória sobre o Torque.

Varini
Contando todas as competições, Varini soma 14 jogos no comando do Athletico, com 7 vitórias, 2 empates e 5 derrotas.

Artilheiros do Athletico em 2024

  • 1º Mastriani 16 gols em 37 jogos
  • 2º Pablo 10 gols em 38 jogos
  • 3º Di Yorio 9 em 28
  • 4º Canobbio 8 em 37
  • 5º Fernandinho 8 em 39
  • 6º Christian 6 em 42
  • 7º Julimar 6 em 45
  • 8º Zapelli 4 em 45
  • 9º Erick 4 em 47
  • Mais assistências pelo Athletico em 2024
  • 1º Cuello 9 em 43 jogos
  • 2º Zapelli 9 em 45 jogos
  • 3º Esquivel 7 em 36 jogos
  • 3º Fernandinho 6 em 39 jogos
  • 5º Mastriani 5 em 37 jogos
  • 6º Canobbio 4 em 37 jogos

Desfalques

As baixas no Athletico eram o volante Fernandinho e o centroavante Pablo, com lesões musculares. Os meias Praxedes e Zé Vitor, que já atuaram por outros clubes na edição 2024 da Copa, ficaram de fora por causa do regulamento.

Escalação do Athletico

O técnico Martín Varini fez duas mudanças em relação ao jogo de segunda-feira: as entradas do meia Zapelli e do ponta Cuello nos lugares do meia João Cruz e do ponta Nikão. Zapelli estava suspenso na partida anterior, pelo Brasileirão.

Esquema tático do Athletico: o 4-2-3-1 para defender e o 3-2-5 para atacar
O 4-2-3-1 para defender e o 3-2-5 para atacar (Crédito: Reprodução/Sharemytactics)

Esquema tático
Desde que chegou ao Athletico, Varini vem usando o formato 3-2-5 para atacar e o 4-2-3-1 para defender e para transições. Contra o Vasco, quando o time tinha a bola, o lateral-esquerdo Esquivel ficou recuado e fez a saída de bola ao lado dos zagueiros. Gabriel e Erick atuaram centralizados no meio-campo, como armadores. O restante do time formou uma linha ofensiva de cinco para empurrar o adversário para trás.

Sem a bola, o formato foi o 4-2-3-1, com dois volantes: Gabriel e Christian. A linha de três foi formada por Cuello (direita), Zapelli (centro) e Canobbio (esquerda). E Erick ficou na lateral-direita. Ou seja, Erick defendia como lateral e, com a bola, virava volante.

Escalação do Vasco

No Vasco, as baixas do técnico Rafael Paiva eram o lateral-direito Paulo Henrique, suspenso, além de outros três lesionados: os pontas David e Adson e o meia Philippe Coutinho. O treinador manteve o 4-2-3-1, com Rayan (direita), Payet (centro) e Rodríguez (esquerda) na linha de três.

Primeiro tempo

O jogo começou com o Athletico melhor, envolvendo o adversário com passes inteligentes de Zapelli e boas arracadas de Canobbio. Aos 9, a primeira boa chance desperdiçada, em cruzamento rasteiro de Canobbio que Cuello quase alcançou. O Vasco não conseguiu sair de trás no início e levou o gol aos 31, em belo cruzamento de Canobbio, ajeitada de cabeça de Mastriani e chute forte de Christian, na cara do gol: Furacão 1 a 0. A partir daí, o time paranaense recuou e tentou explorar contra-ataques. No entanto, não conseguiu e levou pressão da equipe da casa. Aos 41, o único ataque perigoso do Vasco, em lançamento de Payet e chuta cruzado de Lucas Piton.

Arbitragem
Logo a 3 minutos de campo, Hugo Moura, do Vasco, cometeu falta violenta em Esquivel. Lance para cartão vermelho. O árbitro ignorou.

Segundo tempo

No início do segundo tempo, o Athletico voltou ofensivo e empurrou o Vasco para trás. Aos 2, Mastriani perdeu boa chance, após roubada de bola de Gabriel. Aos 17, a primeira substituição do Furacão, com a entrada do meia João Cruz no lugar de Christian. O jogo ficou amarrado, quase sem ataques dos dois lados. Aos 31, entraram no jogo o ponta Nikão e o centroavante Di Yorio. O Vasco passou a pressionar com bolas altas e conseguiu a virada dessa forma. Aos 34, Sforza lançou para a área, Rayan ajeitou e Puma chutou no ângulo: 1 a 1. Aos 47, em escanteio, Lucas Piton cruzou, João Victor desviou e Hugo Moura tocou de cabeça: 2 a 1.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Athletico teve 40% de posse de bola, 4 finalizações (1 certas) e 20 faltas cometidas. O Vasco terminou com 11 arremates (3 certos) e 16 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

VASCO 2×1 ATHLETICO
Vasco: Léo Jardim; Puma, Maicon, João Victor e Lucas Piton; Hugo Moura e Mateus Carvalho (Leandrinho); Rayan, Payet (Jean David) e Emerson Rodríguez (Sforza); Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Athletico: Léo Linck; Erick, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Gabriel e Christian (João Cruz); Cuello (Nikão), Zapelli (Felipinho) e Canobbio; Mastriani (Di Yorio). Técnico: Martín Varini
Gols: Christian (31-1º), Puma (34-2º) e Hugo Moura (47-2º)
Expulsão: Di Yorio (52-2º) e João Victor (52-2º)
Cartões amarelos: Vegetti, João Victor (V). Thiago Heleno, Christian, Canobbio (A).
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 6 – Cuello cruza. Christian cabeceia perto, ao lado.
  • 9 – Canobbio cruza rasteiro. Cuello não alcança.
  • 14 – Contra-ataque. Payet chuta da meia-lua. A bola vai ao lado.
  • 31 – Gol do Athletico. Canobbio cruza. Mastriani ajeita de cabeça e Christian, na cara do gol, fuzila o goleiro.
  • 41 – Payet lança. Lucas Piton recebe quase na pequena área e chuta cruzado. A bola vai ao lado.
  • Segundo tempo
  • 2 – Gabriel rouba a bola no ataque e aciona Mastriani, que chuta da entrada da área. A bola vai ao lado.
  • 23 – Cuello cruza. Zapelli cabeceia perto, sobre o gol.
  • 32 – Hugo Moura cruza. Puma chuta perto, ao lado.
  • 34 – Gol do Vasco. Sforza lança. Na área, Rayan ajeita com o peito para Puma chutar no ângulo.
  • 47 – Gol do Vasco. Escanteio. Lucas Piton cruza, João Victor desvia e Hugo Moura finaliza de cabeça.